De fato, ficar sem atualizar não dá... o negócio é provar outros sabores, kubuntu ou xubuntu.
Não dá pra negar pra negar que o Unity melhorou, mas outras coisas estão impossíveis.
Não consegui instalar o Adobe via central de programas, não localizei o programa lá... baixei da net e instalei.
Não consigo personalizar. Não instala de jeito nenhum o emerald, já tentei adicionar o repositório via terminal conforme fiz no Ubuntu anterior e nada.
Tentei trocar os ícones e temas (baixados do gnome arts), contudo o gerenciador de aparência não me dá opção de adiciona-los como antes. Gosto do ubuntu, mas a aparência original dele não me agrada, gosto de personalizar.
Não vou dizer que está ruim, por que de fato não está, contudo devo mudar. Esse Ubuntu não é o meu SO.
Se você se refere ao
acrobat reader ele pode sim ser instalado pelo central de programas, basta que antes você habilite o repositório
parceiro (
partner) que por padrão vem desabilitado. Use o canais de softwares para ativá-lo, depois pelo terminal digite
sudo apt-get update e depois instale quer pelo central, quer pelo apt-get.
Todos tem que entender, atualizar é complicado neste caso, pois no Ubuntu 11.04 e anteriores, usa-se o gnome2 e a partir do ubuntu 11.10 usa-se o gnome3. Alguns softwares foram trocados, por exemplo, o
evolution pelo
thunderbird, então tem que ter bom senso e pensar que ao menos desta vez uma instalação limpa pode se fazer necessário para se ter menos problemas.
Vai demorar um pouco para o gnome3 ter as mesmas funcionalidades ou até melhor que se tinha no gnome2, lembrem-se que ele é novo (em processo de construção ainda), coisas simples ainda estão em falta, como um protetor de tela, adicionar usuários a grupos graficamente, etc. Vejam o caso do kde4 como foi.