Autor Tópico: compartilhamento usando samba? [resolvido]  (Lida 2554 vezes)

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
compartilhamento usando samba? [resolvido]
« Online: 08 de Maio de 2011, 11:36 »
bom dia galera, seguinte estou com 1 probleminha chato, porem preciso resolver.


vou simplificar para que voces entendam...no meu caso utilizo 15 usuarios..mas vou simplificar com 2 que ja da para mostrar meu problema.

---- usuarios
usuario: joao -grupo: administrativo, comercial, publico
usuario: maria -grupo: comercial, publico

----pastas
administrativo------somente usuario do grupo (administrativo) tem acesso TOTAL
comercial-----------somente os usuarios (comercial e administrativo) tem acesso TOTAL.
publico ------------todos os usuarios do grupo (publico) tem acesso TOTAL

-----permissoes
administrativo (chmod 0770)
comercial (chmod 0770)
publico (chmod 0777)
-
administrativo (chown 999:administrativo)
comercial (chown 999:comercial)
publico (chown 999:publico)


até ai tudo blza.... o usuario joao consegue criar alterar e deletar qualquer arquivo dentro das 3 pastas.
o usuario maria consegue entrar apenas nas pastas comercial e publico e editar deletar e alterar qualquer arquivo nessas 2 pastas.


O problema => o usuario "joao" ao criar um arquivo.txt dentro de comercial com um texto dentro ex: "receita de bolo"
=> o usuario "maria" consegue renomear, deletar e abrir o arquivo...porem o usuario maria nao consegue adicionar mais texto e CTRL+S por que da permissao negada.


A pergunta que nao quer calar => Por que ???????????
« Última modificação: 09 de Maio de 2011, 01:45 por _ubuntu_ »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: compartilhamento usando samba?
« Resposta #1 Online: 08 de Maio de 2011, 12:03 »
Pra renomear ou apagar um arquivo, vc precisa de permissão de escrita no diretório onde o arquivo está.

Pra adicionar mais texto, você precisa de permissão de escrita no arquivo.

Com certeza o arquivo está sendo criado com permissão 644 (rwxr--r--). Pra mudar isso, use a diretiva "force security mode 220" nesse compartilhamento.

Esse parâmetro obriga os bits de permissão de escrita (2) ficarem setados tanto para o usuário quanto para o grupo, mas não para outros usuários.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: compartilhamento usando samba?
« Resposta #2 Online: 09 de Maio de 2011, 01:45 »
Pra renomear ou apagar um arquivo, vc precisa de permissão de escrita no diretório onde o arquivo está.

Pra adicionar mais texto, você precisa de permissão de escrita no arquivo.

Com certeza o arquivo está sendo criado com permissão 644 (rwxr--r--). Pra mudar isso, use a diretiva "force security mode 220" nesse compartilhamento.

Esse parâmetro obriga os bits de permissão de escrita (2) ficarem setados tanto para o usuário quanto para o grupo, mas não para outros usuários.

zekkerj nao tentei isso ainda nao... mas acabei de resolver o problema... porem nao sei a soluçao que resolveu..pois tentei 2 formas...mas só fui testar depois de fiz 2 coisas...

no samba 'smb.conf'
create mask= 0777
directory mask = 0777
 
e usei tbm o umask
como 000 para as pastas...e resolveu tudo :D

obrigado mesmo assim..