Autor Tópico: Há uma maneira de vamos dizer "remasterizar" o Grub.  (Lida 2330 vezes)

Offline rruella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.097
    • Ver perfil
Há uma maneira de vamos dizer "remasterizar" o Grub.
« Online: 17 de Julho de 2010, 09:29 »
estive tentando instalar o burg no meu pc. com acerto e enganos tive que instalar e reinstalar varias vezes. pois ocasionava problemas no grub.
foi quando pensei e se houvesse  uma hipótese de por exemplo remasterizar o grub? colocaria ele num pen e ai...
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Há uma maneira de vamos dizer "remasterizar" o Grub.
« Resposta #1 Online: 17 de Julho de 2010, 09:50 »
Ola,

Não entendi o "remasterizar"

Se:

Quer alterar o codigo-fonte, pode
Quer personalizar, pode
Quer instalar num pendrive para dar boot por ele e acessar a maquina, usando o pendrive como uma chave, pode
Quer trocar o grub pelo Lilo, pode
Não quer usar nenhum deles e criar o seu proprio, pode

Basta ter o conhecimento necessário para fazer o que quiser com GNU/Linux.

Para mim o Lilo é muito mais fácil, pois domino mais, trabalho com ele a muito mais tempo, tal como o Grub1, como o Grub2 ainda é recente, ainda estou aprendendo.

[],s

Offline rruella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.097
    • Ver perfil
Re: Há uma maneira de vamos dizer "remasterizar" o Grub. (Resolvido)
« Resposta #2 Online: 17 de Julho de 2010, 17:38 »
Ola,

Não entendi o "remasterizar"

Se:

Quer alterar o codigo-fonte, pode
Quer personalizar, pode
Quer instalar num pendrive para dar boot por ele e acessar a maquina, usando o pendrive como uma chave, pode
Quer trocar o grub pelo Lilo, pode
Não quer usar nenhum deles e criar o seu proprio, pode

Basta ter o conhecimento necessário para fazer o que quiser com GNU/Linux.

Para mim o Lilo é muito mais fácil, pois domino mais, trabalho com ele a muito mais tempo, tal como o Grub1, como o Grub2 ainda é recente, ainda estou aprendendo.

[],s


Olá Tota,

como você citou acima, e eu acho que entendeu bem o que eu quero. agora é assim tenho meu hd desta forma:

http://yfrog.com/j5fotografia1p

acha que é possível eu guardar o grub num pen e depois poder recuperar em caso semelhante ao que aconteceu quando nas minhas andanças pelo burg?
a respeito do lilo então acha que seria melhor? posso instala-lo pelo synaptic, não é?
« Última modificação: 18 de Julho de 2010, 07:32 por rruella »
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Há uma maneira de vamos dizer "remasterizar" o Grub.
« Resposta #3 Online: 17 de Julho de 2010, 18:19 »
Então se deseja guardar uma copia de seu grub, basta copiar a pasta /boot/grub de seu hd para o pen

Se algo der errado, entre com o live cd e substitua a pasta ( tudo sempre como root )

O LiLo não é nem pior nem melhor, é apenas outro loader. Também tem seus prós e contras. Mas se deseja personalizar a tela de inicialização, com o LiLo é mais fácil, você pega uma imagem png, e zipa ela para o lilo dar o boot, inclusive com janelas para os processos em carregamento.

quem fazia isto bem, era o Kurumin

lembre que se vai trocar o grub2 pelo 1 ou pelo LiLo, tem que fazer nas duas distros que tem instaladas.( me pareceu o fedora )

Não misture loaders pois dá problemas. Pode ser esta sua dificuldade.

[],s

Offline rruella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.097
    • Ver perfil
Re: Há uma maneira de vamos dizer "remasterizar" o Grub.
« Resposta #4 Online: 06 de Julho de 2011, 09:15 »
Tota desculpa eu estar desenterrando defunto mas sua dica abaixo continua a mesma? depois de várias mudanças no grub?


Então se deseja guardar uma copia de seu grub, basta copiar a pasta /boot/grub de seu hd para o pen

Se algo der errado, entre com o live cd e substitua a pasta ( tudo sempre como root )

O LiLo não é nem pior nem melhor, é apenas outro loader. Também tem seus prós e contras. Mas se deseja personalizar a tela de inicialização, com o LiLo é mais fácil, você pega uma imagem png, e zipa ela para o lilo dar o boot, inclusive com janelas para os processos em carregamento.

quem fazia isto bem, era o Kurumin

lembre que se vai trocar o grub2 pelo 1 ou pelo LiLo, tem que fazer nas duas distros que tem instaladas.( me pareceu o fedora )

Não misture loaders pois dá problemas. Pode ser esta sua dificuldade.

[],s
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

Offline pigdin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 723
  • Terra - Brasill - SP-Capital
    • Ver perfil
Re: Há uma maneira de vamos dizer "remasterizar" o Grub.
« Resposta #5 Online: 06 de Julho de 2011, 09:50 »
rruella,
desculpe me meter como você citou o burg; se você tem ele instalado não precisa instalar e reinstalar, após alguma atualização do grub, basta:

Código: [Selecionar]
sudo burg-install "(hd0)"
E o burg será recuperado.

Se você instalou o bodhi linux ele deve ter mexido no grub, comigo também aconteceu, aí o comando acima não funciona.

[]s.
Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin

Offline rruella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.097
    • Ver perfil
Re: Há uma maneira de vamos dizer "remasterizar" o Grub.
« Resposta #6 Online: 06 de Julho de 2011, 10:44 »
meu muito obrigado amigo pigdin

mas o que eu quero é resguarar o grub pois gosto muito de instalar distros para uma avaliação.  pois considero-as instaladas com mais recursos os quais não tenho numa maquina virtual.
com isso estou sempre encrencado, e tendo um back up do grub poss, ou penso as vezes que resolveria.
uma vez instalei o pclinux por exemplo, e esta distro tem um grub mais antigo como sou um simples usuario e curioso não tive outro recurso se não formatar e reinstalar tudo. ao passo que se tivesse o tal back poderia matar a partição e depois com o cd do super grub entrar o ubuntu e aplicar a dica do Tota.

já agora tenho um livecd do super grub. e tenho duas distros .deb a do ubuntu e o bodhi linux e toda vez que uso o livecd entra no bodhi e não a do ubuntu porque? teria uma forma de eu ter opção neste caso a do ubuntu?

outra coisa com as mais constantes mudanças nas versões do grub as vezes recuperar o grub é mais fácial do do recuperar o burg.



rruella,
desculpe me meter como você citou o burg; se você tem ele instalado não precisa instalar e reinstalar, após alguma atualização do grub, basta:

Código: [Selecionar]
sudo burg-install "(hd0)"
E o burg será recuperado.

Se você instalou o bodhi linux ele deve ter mexido no grub, comigo também aconteceu, aí o comando acima não funciona.

[]s.
« Última modificação: 06 de Julho de 2011, 10:46 por rruella »
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

Offline pigdin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 723
  • Terra - Brasill - SP-Capital
    • Ver perfil
Re: Há uma maneira de vamos dizer "remasterizar" o Grub.
« Resposta #7 Online: 06 de Julho de 2011, 11:28 »
Uma opção seria quando instalar uma distro para teste, não instalar o grub dela e adicionar a entrada no grub ou burg já instalados anteriormente.

[]s.

Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin

Offline rruella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.097
    • Ver perfil
Re: Há uma maneira de vamos dizer "remasterizar" o Grub.
« Resposta #8 Online: 06 de Julho de 2011, 14:38 »
se arranjar um tempinho, colega poderia ismiusar isso para min?
não é preciso ser agora, obrigado
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

Offline pigdin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 723
  • Terra - Brasill - SP-Capital
    • Ver perfil
Re: Há uma maneira de vamos dizer "remasterizar" o Grub.
« Resposta #9 Online: 06 de Julho de 2011, 15:51 »
A pessoa mais indicada é o Pintinho no tópico:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,58947.0.html

Nessa parte:

I- Determinar os locais onde se encontram instalados os sistemas :
   Exemplos : Ubuntu 10.04 = (hd0,3) - /dev/sda3
                   Windows 7 = (hd0,1) - /dev/sda1
                   Ubuntu 9.10 = (hd0,6) - /dev/sda6
   Para encontrar esses locais usar o Terminal (sudo fdisk -l) ou abrir o arquivo /boot/grub/grub.cfg (Locais > Computador > Sistema de arquivos).

II- Editar o arquivo /etc/grub.d/40_custom 
Código:

sudo gedit /etc/grub.d/40_custom


#!/bin/sh
echo "Adding 40_custom menu entries." >&2
exec tail -n +3 $0
# This file provides an easy way to add custom menu entries.  Simply type the
# menu entries you want to add after this comment.  Be careful not to change
# the 'exec tail' line above.

Depois de menuentry o que vier entre aspas será o título ( nos exemplos abaixo : "Ubuntu 10.04", "Windows 7" e "Ubuntu 9.10").
Se quiser manter o Recovery mode para o Linux instalado adicionar outra entrada igual a primeira com ro single em vez de ro quiet splash.

#Entrada para o Ubuntu 10.04 em /dev/sda3

menuentry "Ubuntu 10.04" {
    set root=(hd0,3)
        linux /vmlinuz root=/dev/sda3 ro quiet splash
        initrd /initrd.img
}

essa também é uma boa dica:
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Personalizando-o-Grub-2
Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Há uma maneira de vamos dizer "remasterizar" o Grub.
« Resposta #10 Online: 07 de Julho de 2011, 00:56 »
Olá rruella,


Talvez eu não tenha compreendido bem a questão, porém não estou vendo onde possa dar problema no grub-2 ao instalar uma outra distribuição.

A única questão importante ao instalar uma outra distribuição é determinar que ela instale seu próprio bootloader na sua própria partição e não regravando a MBR, apenas isso.

Evidentemente que ao instalar uma outra distro, que vamos chamar de secundária, em contraposição àquela principal que controla a MBR, é depois da instalação entrar na distro principal e executar o update-grub para ter o menu do grub atualizado, só isso basta.

O único problema que pode haver com o grub-2 é uma instalação posterior de Windows, o que também se pode facilmente contornar caso se tenha duas unidades de disco no equipamento, por exemplo deixando o Win em sda e a distro principal (a que controla a MBR) em sdb, fazendo o set no BIOS para sdb, jamais isso dará problema, mesmo que se reinstale o Windows a qualquer tempo.

Obviamente que também se pode, querendo, por excesso de zelo, com extrema facilidade, fazer backup da(s) MBR(s) usando dd.

[]'s
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline rruella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.097
    • Ver perfil
Re: Há uma maneira de vamos dizer "remasterizar" o Grub.
« Resposta #11 Online: 07 de Julho de 2011, 04:35 »
este pessoal aqui do fórum é o máximo.
muito obrigado pelo vasto material, prometo que ao chegar em casa vou a lição.
muito obrigado, e como se diz aqui em Portugal "paneleragens a parte claro" viva o amigo pintinho". e os outros também
abraços, até breve
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

Offline rruella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.097
    • Ver perfil
Re: Há uma maneira de vamos dizer "remasterizar" o Grub.
« Resposta #12 Online: 13 de Julho de 2011, 13:44 »
estive com um tempo ontem e andei lendo sobre o assunto. e até passei por uma experiência.
o colega menciona aqui que não vê como posso ter problema no grub2. acontece que vamos dizer pelo meu pouco saber, apesar de ser usuário a um bom tempo, isso me ocorre sempre. por que?
 1- O primeiro motivo é porque estou sempre testando uma e outra distro no hd.
 2- Depois porque uma é ext3 e outra é ext4
 3- Depois porque uma usa legacy e a outra grub2, e eles não se entendem.

certo é que ontem fiz uma asneira, tenho certeza devido ao resultado.
eu tinha o bodhi linux em uma partição, e como estava com problemas com o network-manager, os quais não conseguia resolver.
ora o que fiz apaguei a partição dele com o gparted. pronto por azar acho que tinha o boot nele. porque reiniciei o pc e já não me apareceu o grub.
bom qual foi minha solução reinstalei o bodhi na mesma partição que estava, e não tinha apagado a /home dele e reboot  vez.
pimba o grub que me aparece foi o do bodhi sem as outras opções, Ubuntu fedora e rwuin.

diante disto tentei boot com o cd do super-grub (tenho ele como meu melhor amigo) .
não sei bem porque mas o super-grub quando tenho o Ubuntu e o lucid no mesmo disco ele opta por entrar com o bodhi.
bom deixei o super-grub de lado e pensei vou tentar dar o boot com o cd do natty e quando entrar o Ubuntu outra faço aquilo que o Tota  disse pois havia feito uma copia das pastas do /boot/grub e boot/burg. mas isso deveria ser como root. só que me deparei com mais uma dificuldade que não consegui ultrapassar. com o cd natty em boot não consigo por o Ubuntu como root e assim não pude por em pratica a dica do Tota.

ora então solução no bodhi já instalado consegui passar o conteúdo da pasta /boot/grub e eureka. tenho tudo sobre controle outra vez.
com exceção da net no bodhi.

resumindo e concluindo consigo ver que ainda preciso aprender muito. e que em se falando do grub2 nas instalações mais ainda.
é que o colega também menciona "A única questão importante ao instalar uma outra distribuição é determinar que ela instale seu próprio bootloader na sua própria partição e não regravando a MBR, apenas isso."
ao instalar o bodhi por exemplo noto que quando chega nesta fase e vou a opção avançadas posso escolher outra partição que não seja sda mas logo abaixo pede uma coisa que proxy, ou coisa assim e ai me travo.
na instalação do Ubuntu esta nem se quer tenho tais opções, ou tem e não sei como ir até elas.

peço desculpas pelo tamanho da mensagem mas... e se estiver fora de um padrão, por favor o moderador faça o que for preciso.
obrigado pela atenção




Olá rruella,


Talvez eu não tenha compreendido bem a questão, porém não estou vendo onde possa dar problema no grub-2 ao instalar uma outra distribuição.

A única questão importante ao instalar uma outra distribuição é determinar que ela instale seu próprio bootloader na sua própria partição e não regravando a MBR, apenas isso.

Evidentemente que ao instalar uma outra distro, que vamos chamar de secundária, em contraposição àquela principal que controla a MBR, é depois da instalação entrar na distro principal e executar o update-grub para ter o menu do grub atualizado, só isso basta.

O único problema que pode haver com o grub-2 é uma instalação posterior de Windows, o que também se pode facilmente contornar caso se tenha duas unidades de disco no equipamento, por exemplo deixando o Win em sda e a distro principal (a que controla a MBR) em sdb, fazendo o set no BIOS para sdb, jamais isso dará problema, mesmo que se reinstale o Windows a qualquer tempo.

Obviamente que também se pode, querendo, por excesso de zelo, com extrema facilidade, fazer backup da(s) MBR(s) usando dd.

[]'s

Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M