Autor Tópico: [Resolvido] Boot Ubuntu11 e Windows 7 pelo grub dando erro no Windows  (Lida 2611 vezes)

Offline Romulopl

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Olá,

Eu tinha o Windows 7 instalado no notebook e resolvi instalar o Ubuntu 11.

Usei o particionador do próprio windows 7 para reduzir uma unidade e deixei 100gb livres não formatados para o Ubuntu e swap.

Na Instalação do Ubuntu escolhi "Outro - Instalar Ubuntu em espaço livre", e criei as unidades swap e de arquivos pela instalação mesmo, mas escolhi para unidade de boot a unidade 5 (a unidade 5 era a de arquivos do ubuntu e a 6 era swap), pois imaginei que se eu colocasse na unidade 1 ela poderia dar algum tilt com o boot do windows. Após a Instalação não era apresentada a opção de boot pro ubuntu, somente eram mostradas as duas intalações de Windows 7 que eu tenho no note.

Então eu decidí reinstalar o ubuntu, na parte de escolha de partições eu apaguei as partições onde havia instalado o Ubuntu e recriei-as, mas dessa vez eu escolhi para instalação do boot a unidade 1 (que era a do loader do windows). Ficou então Unidade 5 para arquivos, a 6 para swap e a 1 como boot.

Agora o boot é pelo grub, e lá aparece a opção Windows 7 Loader, porém ao selecioná-la o grub volta ao início e mostra novamente o menu, como se o boot do windows fosse o próprio grub e nunca passa disso.

O Maior problema é que eu tenho vários arquivos e configurações um pouco chatinhas no Windows para fazer e gostaria de recuperar o boot dele, não pretendo desinstalar e reinstalar o windows, tenho o Cd de Instalação do Windows 7 em mão, o mesmo utilizado para instalar a versão que uso.

Como instalei o Ubuntu agora, há menos de 10 horas, prefiro ter que reinstalar ele do que fazer backup, reinstalar e reconfigurar os detalhes do Windows.

Bem, após o texto fica a questão: Alguém tem algum palpite sobre o que eu posso fazer para resolver o problema do boot?

Já lí sobre executar a reparação do DvD do windows, porém como vou executar ele pelo Ubuntu? Eu não consigo inicializar o Windows de forma alguma.

Já tentei o método do bootinfoscript ( http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=67193.0 ) e também não resolveu.

Acredito que seria possível pela recuperação do DvD do windows, mas como vou executar ela pelo Ubuntu? Ou se alguém tiver uma outra idéia, todos os palpites serão muito bem vindos.

Obrigado. ;D

« Última modificação: 12 de Maio de 2011, 10:28 por Romulopl »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Boot Ubuntu11 e Windows 7 pelo grub dando erro no Windows
« Resposta #1 Online: 12 de Maio de 2011, 09:31 »
Ola

O mais prático é dar o boot pelo dvd do windows.

Geralmente teclando <F8> no boot voce pode escolher o cd rom para inicializar.

Depois do boot pelo cd do windows,  escolha reparar nas opções do windows.

Após o windows funcional, voce pode recuperar o Grub do Ubuntu sem instalar/ reinstalar nada.

[]'s

Offline Romulopl

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Boot Ubuntu11 e Windows 7 pelo grub dando erro no Windows
« Resposta #2 Online: 12 de Maio de 2011, 09:45 »
O meu CD do Windows quando da boot não me da a opção de reparação, eu até imaginei que essa opção aparecesse somente ao acessar o setup do CD já com algum sistema iniciado.

Eu dou o Boot por ele, ele só pergunta em qual unidade instalar e começa a copiar os arquivos, então para evitar a perda da instalação que tenho agora eu aborto.

Ainda assim vou tentar esperar um pouco mais para ver se a opção de reparar aparece, dando certo ou errado eu volto aqui e edito.

Já volto.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Boot Ubuntu11 e Windows 7 pelo grub dando erro no Windows
« Resposta #3 Online: 12 de Maio de 2011, 09:50 »
Ola

Arrume outro cd do vista, pode ser que o seu seja OEM ( do fabricante da maquina ) e seja apenas um cd de restauração do sistema, não um cd "Retail" que te dá esta opção.

[]'s

Offline Romulopl

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Boot Ubuntu11 e Windows 7 pelo grub dando erro no Windows
« Resposta #4 Online: 12 de Maio de 2011, 10:10 »
É. Acabou que percebi onde eu estava errando.

Na hora de escolher a unidade (Ou partição...) para recuperar o boot seguindo o tutorial que citei no post ( http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,67193.0.html ), estava escolhendo as unidades de arquivos de Windows (a unidade 2 e 3) e não a unidade do boot do Windows (Unidade 1).

Após escolher a unidade certa a opção de dar Backup no Boot apareceu e o boot voltou ao de antes do grub.

Agora estou com outro problema, nos inícios de instalações do Windows que rodei para ver se aparecia a opção de recuperação algo bugou a minha instalação atual.. Mas isso já é outro problema e acho que da pra resolver fácil.

Obrigado ao Tota e a todos que mantem a comunidade Ubuntu tão ativa.