Autor Tópico: Instalação de programas de forma automática  (Lida 3863 vezes)

Offline ricardorrm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 161
    • Ver perfil
Instalação de programas de forma automática
« Online: 17 de Julho de 2006, 15:06 »
Rapaz, ontem eu estava procurando no fórum sobre o Listen, e consegui o endereço do mesmo. No site do dito cujo, na seção de download, lá estava o arquivo para download. Cliquei no bicho já me preparando para encarar um tanto de dependências que eu teria que instalar na mão. Mas qual não foi a minha surpresa que no Firefox abriu uma janela perguntando se eu queria executar o gerenciador de instalação ou salvar no disco. Claro que pedi para instalar, pois era isso que eu queria. O tal do gerenciador fez o download do programa e das dependências do repositório do Ubuntu, instalou o Listen e já estou usando-o. Impressionante. Algo como o click'n'run do Linspire (ou freespire). Valeu! Fica a dica: se você encontrar o programa já para o dapper, ou debian, clique nele e espere a instalação. Mais fácil que isso é impossível (eu acho)!
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Instalação de programas de forma automática
« Resposta #1 Online: 17 de Julho de 2006, 16:46 »
ricardorrm,
o Dapper traz o gdebi que é o programa que permite instalar os pacotes .deb com uma apresentação gráfica.
O GDebi tambem analisa as dependencias e instala tal e qual fosse instalado via gestor de pacotes (desde que as dependencias estejam nos repositórios.
Por isso isto é uma funcionalidade que você deverá ter sempre que tentar instalar directamente a partir de um .deb que seja preparado para o Ubuntu Dapper.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline ricardorrm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 161
    • Ver perfil
Re: Instalação de programas de forma automática
« Resposta #2 Online: 17 de Julho de 2006, 17:47 »
ricardorrm,
o Dapper traz o gdebi que é o programa que permite instalar os pacotes .deb com uma apresentação gráfica.
O GDebi tambem analisa as dependencias e instala tal e qual fosse instalado via gestor de pacotes (desde que as dependencias estejam nos repositórios.
Por isso isto é uma funcionalidade que você deverá ter sempre que tentar instalar directamente a partir de um .deb que seja preparado para o Ubuntu Dapper.

Pois é. O Mandriva tem algo semelhante, e que eu sentia falta no Debian. O gurpmi também é uma interface gráfica, que faz a mesma coisa. Não que para mim a interface gráfica seja indispensável, mas contar com uma ferramenta do tipo é uma mão na roda para usuário iniciante, por exemplo. Sem recorrer ao modo texto, sem se preocupar com dependências ou coisas do genêro. Excelente iniciativa!
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós