Descobri uma solução muito prática. Talvez seja útil para quem vier a ter o mesmo problema. Estou usando o Kubuntu 11.04.
Tive que mesclar algumas informações encontradas em vários sites.
O problema que eu tive parece estar relacionado ao fato de o meu kubuntu ser 64 bits, mas não tenho certeza.
Quando instalamos o libreoffice diretamente do site, sem usar os repositórios, a pasta do programa fica localizada em:
/opt/libreoffice
Dentro dessa pasta existem os seguintes arquivos, responsáveis pelo problema:
libstdc++.so.6 e libcairo.so.2
O endereço completo dos dois arquivos são os seguintes:
/opt/libreoffice/basis3.3/program/libcairo.so.2
/opt/libreoffice/ure/lib/libstdc++.so.6
Em alguns sites, a correção do problema consistia em apenas apagar ou renomear estes arquivos. Preferi somente renomear os dois para o seguinte (como root):
libstdc++.so.6 renomeado para libstdc++.so.6orig
libcairo.so.2 renomeado para libcairo.so.2orig
O problema é que aqui no meu computador a solução não funciona, pois o libreoffice abria, mas ao focar qualquer controle com o mouse ele fechava imediatamente.
Em outro site descobri que faltava criar um link simbólico para a biblioteca libcairo do sistema, localizada em /usr/lib.
Cuidado: esse é um arquivo de sistema e não deve ser apagado.
A dois arquivos importantes: o arquivo chamado libcairo.so.2 na verdade é um link simbólico. Simplesmente copiei esse arquivo (como root) para a pasta
/opt/libreoffice/basis3.3/program/
.
Devemos agora modificar o link para que ele aponte para o verdadeiro aruivo libcairo.so.2. Para isso, clique no arquivo copiado com o botão direito e escolha 'propriedades'.
Você verá uma caixa de texto indicando que o link aponta para libcairo.so.2.11000.2. Mas esse é um link relativo, assim, como copiamos o arquivo, ele vai procurar o arquivo na pasta atual, e não na pasta /usr/lib. Assim, modifique o link para que fique assim:
/usr/lib/libcairo.so.2.11000.2
Pronto. Aqui eu abri o libreoffice e o tema oxygen-gtk funcionou normalmente, integrado com o restando do sistema.
Testei o processo na versão beta 5 do libreoffice e funcionou normalmente.
Obrigado a todos.