Autor Tópico: :: Apresentação e dúvidas  (Lida 1875 vezes)

Offline deki

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
:: Apresentação e dúvidas
« Online: 19 de Maio de 2011, 22:21 »
Boa noite pessoal,

Estou iniciando nesse novo mundo do Ubuntu/Linux. E aqui no forum e no wiki tenho aprendido muita coisa com topics antigos e bem respondidos, matando assim as dúvidas que tenho hoje, com as dúvidas que alguém já teve no passado.

A grande maior parte do meu tempo foi com o Windows, um pouquinho de Mac e estou iniciando agora no Ubuntu mas ainda com o primeiro HD com Windows, pois ainda sou muito dependente dele em algumas coisas. Principalmente em softwares gráficos e seu desempenho bom e com mais suporte para versões Windows. E também alguns jogos para a diversão. Mas ví que muita coisa vou poder usar via Wine.
Bom, de qualquer forma ainda não me sinto seguro para usar somente Ubuntu, apesar de ser esta a intenção para o futuro.

Por que não continuar com o Windows então?
- Bom, apesar de achar que o 7 melhorou bastante, ainda sempre tem erros, bugs e muitas complicações. Rodeios que não quero mais ter que passar.
- Outro e principal motivo é que comecei a mexer com servidores, e tentar simular um terminal via gitbash no windows não tem me agradado nada.

Com certeza ainda vou ter muitas dúvidas nesse período de transição, por isso criei esse topic, para ir postando elas conforme forem aparecendo.

Bom a primeira dúvida é o seguinte, fiz uma nova instalação e gostaria de saber se fiz certo:

Partição Swap - 3gb      Lógica/Início
Partição /home - 50gb   Lógica/Fim
Partição / - 30gb            Primária/ext4

Instalei em um segundo HD de 160gb. Queria saber onde fica o espaço que "sobrou"? Posso mudar essas configurações?



Offline deki

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: :: Apresentação e dúvidas
« Resposta #1 Online: 19 de Maio de 2011, 23:18 »
Segunda dúvida:

Quando tinha instalado o Ubuntu via Wubi, dando boot pelo HD do Windows, ele aparecia a tela preta em que eu podia selecionar o OS.

Agora instalado normalmente no segundo HD quando dou o boot pelo HD do Windows, ele entra direto no Windows.
Se dou boot pelo HD do Ubuntu, ele aparece a tela roxa com as opções, acho que é o grub?

Tem como voltar ao modo antigo? (Boot pelo HD do Windows com tela preta e opção de escolha)

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: :: Apresentação e dúvidas
« Resposta #2 Online: 20 de Maio de 2011, 00:00 »
Segunda dúvida:

Quando tinha instalado o Ubuntu via Wubi, dando boot pelo HD do Windows, ele aparecia a tela preta em que eu podia selecionar o OS.

Agora instalado normalmente no segundo HD quando dou o boot pelo HD do Windows, ele entra direto no Windows.
Se dou boot pelo HD do Ubuntu, ele aparece a tela roxa com as opções, acho que é o grub?

Tem como voltar ao modo antigo? (Boot pelo HD do Windows com tela preta e opção de escolha)
Para ter o menu de escolha você deve bootar pelo HD do Ubuntu, o Windows não dispõe de nenhum tipo de menu desse. Caso o Windows não apareça no menu(se você instalou o Ubuntu com o HD do windows desconectado por exemplo, não vai aparecer) basta você adiciona-lo, existem ferramentas e tutorias na net sobre como fazer isso, basta pesquisar por GRUB.

Offline deki

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: :: Apresentação e dúvidas
« Resposta #3 Online: 20 de Maio de 2011, 12:47 »
Segunda dúvida:

Quando tinha instalado o Ubuntu via Wubi, dando boot pelo HD do Windows, ele aparecia a tela preta em que eu podia selecionar o OS.

Agora instalado normalmente no segundo HD quando dou o boot pelo HD do Windows, ele entra direto no Windows.
Se dou boot pelo HD do Ubuntu, ele aparece a tela roxa com as opções, acho que é o grub?

Tem como voltar ao modo antigo? (Boot pelo HD do Windows com tela preta e opção de escolha)
Para ter o menu de escolha você deve bootar pelo HD do Ubuntu, o Windows não dispõe de nenhum tipo de menu desse. Caso o Windows não apareça no menu(se você instalou o Ubuntu com o HD do windows desconectado por exemplo, não vai aparecer) basta você adiciona-lo, existem ferramentas e tutorias na net sobre como fazer isso, basta pesquisar por GRUB.


Sim, eu percebi que vou ter que bootar pelo HD do Ubuntu mesmo. É que eu pensei que dava para deixar como quando a instalação é feita via Wubi, que dando boot pelo HD do Windows, aparecia as opções na tela preta ao invés do Grub roxo.

Agora sobre a primeira dúvida, no primeiro post, ainda não consegui encontrar como configuro ou vejo o espaço livre que "sobrou".

Offline deki

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: :: Apresentação e dúvidas
« Resposta #4 Online: 20 de Maio de 2011, 14:09 »
Achei algo interessante para quem tem o Ubuntu no segundo HD e quer continuar com a BIOS configurada para dar boot no primeiro HD com Windows, que é exatamente o meu caso.

http://www.linux.com/archive/articles/113945

Chegando em casa vou testar.

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: :: Apresentação e dúvidas
« Resposta #5 Online: 20 de Maio de 2011, 14:51 »
Achei algo interessante para quem tem o Ubuntu no segundo HD e quer continuar com a BIOS configurada para dar boot no primeiro HD com Windows, que é exatamente o meu caso.

http://www.linux.com/archive/articles/113945

Chegando em casa vou testar.
Não sabia que isso era possível, mas qual a utilidade de dar boot pelo HD do windows?

Offline deki

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: :: Apresentação e dúvidas
« Resposta #6 Online: 20 de Maio de 2011, 14:54 »
Bom é mais uma cisma mesmo. Porque como estou ainda nessa fase de transição, o Windows está no HD master/primário e o Ubuntu no HD IDE slave/secundário, e eu gosto de fazer o boot sempre pelo primário.