Autor Tópico: [Resolvido] Boot do Windows sumiu ao instalar o Ubuntu 11.04  (Lida 13279 vezes)

Offline gustavomarttos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
[Resolvido] Boot do Windows sumiu ao instalar o Ubuntu 11.04
« Online: 20 de Maio de 2011, 19:24 »
Pessoal, sou novo na área de Linux. Para ser sincero, começei hoje.

Tentarei explicar o mais detalhado possível e agradeço desde já quem ajudar.
Seguinte, tenho o Windows 7 Home Premium instalado em meu notebook Intelbras 4GB RAM 320GB HD. Decidi instalar o Ubuntu 11.04 e particionei meu HD.

Ao instalar, escolhi "Instalar ao lado do Windows..." ou algo parecido, e escolhi a repartição de 100GB que deixei livre pro Ubuntu.
Instalou normalmente, achando que apareceria no boot as opções de qual SO escolher... Não mostrou, ele carrega automaticamente o Ubuntu.

PS: Eu consigo acessar todos os arquivos que estão em meu Windows pelo Ubuntu.

Valeu..
« Última modificação: 25 de Maio de 2011, 21:12 por gustavomarttos »

Offline JoseMelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 327
    • Ver perfil
Re: Boot do Windows sumiu ao instalar o Ubuntu 11.04
« Resposta #1 Online: 20 de Maio de 2011, 20:59 »
Digite no terminal: sudo update-grub, reinicie o computador e veja se o problema persiste.

Offline gustavomarttos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Boot do Windows sumiu ao instalar o Ubuntu 11.04
« Resposta #2 Online: 20 de Maio de 2011, 21:18 »
JoseMelo, testei e tudo mais, porém nada...

Terei que formatar meu computador?

Offline JoseMelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 327
    • Ver perfil

Offline gustavomarttos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Boot do Windows sumiu ao instalar o Ubuntu 11.04
« Resposta #4 Online: 21 de Maio de 2011, 10:39 »
JoseMelo agradeço pela ajuda, porém não consegui. O arquivo esta lá conforme disse no artigo, mas não mostra o menu.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Boot do Windows sumiu ao instalar o Ubuntu 11.04
« Resposta #5 Online: 21 de Maio de 2011, 11:03 »
ola

voce pode:

1) Ao dar o boot, pressionar as duas teclas <shift> para acessar o menu do Grub.
Verifique se o windows esta lá.

2) Usar um cd do Windows, bootar por ele e restaurar a MBR. ( Agora é o Ubuntu que vai sumir )
Com o windows rodadando normalmente, desligue, dê um boot com o cd do Ubuntu e reintale o grub.

[]'s

clodoaldops

  • Visitante
Re: Boot do Windows sumiu ao instalar o Ubuntu 11.04
« Resposta #6 Online: 21 de Maio de 2011, 15:18 »
Não se eskeça de fazer limpeza e desfragmentação disco do windows antes de redimensionar as partições pq corre risco de corromper algo é aí bye-bye win2.
Já aconteceu comigo umas 2 vezes por me eskecer disso!

Offline gustavomarttos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Boot do Windows sumiu ao instalar o Ubuntu 11.04
« Resposta #7 Online: 21 de Maio de 2011, 19:43 »
ola

voce pode:

1) Ao dar o boot, pressionar as duas teclas <shift> para acessar o menu do Grub.
Verifique se o windows esta lá.

2) Usar um cd do Windows, bootar por ele e restaurar a MBR. ( Agora é o Ubuntu que vai sumir )
Com o windows rodadando normalmente, desligue, dê um boot com o cd do Ubuntu e reintale o grub.

[]'s




Amigo Tota, o item funcionou sim, pressione as duas teclas SHIFT e apareceu o nome "Windows", mas ao selecionar. Apareceu esta mensagem:

"Falta o BOOTMBR.
Por favor, pressione CTRL+ALT+DEL"

Então quer dizer que meu Windows foi saco?

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Boot do Windows sumiu ao instalar o Ubuntu 11.04
« Resposta #8 Online: 21 de Maio de 2011, 19:57 »
o windows tem o boot na mbr e na própria partição dele e quando você instala o ubuntu ele sobrescreve o da mbr, mas lê o da partição do windows e por isso ele acrescenta uma entrada no grub para ele, pelo que vejo o seu problema é o boot que fica na partição do windows que deve estar corrompido e por isso a atualização do grub não detecta seu windows, então procure pelo google como recuperar o arquivo boot (não sei se é boot.ini) do windows e veja se dá para fazer essa recuperação pelo ubuntu na partição windows, tipo assim copiar esse boot.ini de algum outro windows e colocar no mesmo lugar do seu, algo assim, mas procure pelo google.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline gustavomarttos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Boot do Windows sumiu ao instalar o Ubuntu 11.04
« Resposta #9 Online: 21 de Maio de 2011, 21:01 »
o windows tem o boot na mbr e na própria partição dele e quando você instala o ubuntu ele sobrescreve o da mbr, mas lê o da partição do windows e por isso ele acrescenta uma entrada no grub para ele, pelo que vejo o seu problema é o boot que fica na partição do windows que deve estar corrompido e por isso a atualização do grub não detecta seu windows, então procure pelo google como recuperar o arquivo boot (não sei se é boot.ini) do windows e veja se dá para fazer essa recuperação pelo ubuntu na partição windows, tipo assim copiar esse boot.ini de algum outro windows e colocar no mesmo lugar do seu, algo assim, mas procure pelo google.

"Linuser104", realmente precisaria colocar o DVD do W7 novamente e recuperar a MBR, contudo isso fará o meu Ubuntu 11.04 sair da MBR (fiz com que o GRUB ficasse na MBR, ou seja, o dualboot), afinal a MBR é o primeiro arquivo da instalação e fica no primeiro setor do HD, independente da partição.

Após voltar com meu W7, terei que bootar o Ubuntu novamente e instalar tudo novamente? Há possibilidades de bkp?

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Boot do Windows sumiu ao instalar o Ubuntu 11.04
« Resposta #10 Online: 21 de Maio de 2011, 21:12 »
Como recuperar o Grub 2 na MBR pelo liveCD do Ubuntu - método UUID:
http://www.youtube.com/watch?v=-7HuurWJTJ4

Este vídeo acima é do usuário alarcon e se quiser mais alguns outros veja:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,80944.0.html

Veja também:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14614.0.html

do usuário pintinho que trata sobre Mil e uma maneiras de recuperar GRUB 2 e GRUB
« Última modificação: 21 de Maio de 2011, 21:14 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Boot do Windows sumiu ao instalar o Ubuntu 11.04
« Resposta #11 Online: 21 de Maio de 2011, 22:00 »
Então quer dizer que meu Windows foi saco?

Ola, nada foi perdido.

Se restaurar o windows com a opção de recuperar a instalação no cd do windows, e o win rodar a contento, reinstale o grub e os dois sistemas voltam a funcionar sem reinstalar nada (exceto mbr e grub)

[]'s

Offline gustavomarttos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Boot do Windows sumiu ao instalar o Ubuntu 11.04
« Resposta #12 Online: 22 de Maio de 2011, 00:07 »
Se restaurar o windows com a opção de recuperar a instalação no cd do windows, e o win rodar a contento, reinstale o grub e os dois sistemas voltam a funcionar sem reinstalar nada (exceto mbr e grub)

Colega, estou pensando sériamente em desinstalar meu Windows e usar direto o meu Ubuntu, porém uso muito programas da Adobe (Dreamweaver, Photoshop, Fireworks etc) e gostaria de saber se tem como colocar um emulador.

Tentei instalar o DW CS5 pelo app Wine, porém dá erro.

Há alguma solução?

Obg.

Offline lucianobass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 118
    • Ver perfil
Re: Boot do Windows sumiu ao instalar o Ubuntu 11.04
« Resposta #13 Online: 22 de Maio de 2011, 16:34 »
Se restaurar o windows com a opção de recuperar a instalação no cd do windows, e o win rodar a contento, reinstale o grub e os dois sistemas voltam a funcionar sem reinstalar nada (exceto mbr e grub)

Colega, estou pensando sériamente em desinstalar meu Windows e usar direto o meu Ubuntu, porém uso muito programas da Adobe (Dreamweaver, Photoshop, Fireworks etc) e gostaria de saber se tem como colocar um emulador.

Tentei instalar o DW CS5 pelo app Wine, porém dá erro.

Há alguma solução?

Obg.

Existe o VirtualBox que emula o windows no Ubuntu e existe também o cedega (este é mais utilizado para jogos).

Aí é só instalar e testar, boa sorte!!! ;)
"Facilidade? Dom? Balela..." (Oscar Schimmit) Por isso vou estudar o lunix até aprender. ;)

clodoaldops

  • Visitante