Autor Tópico: Como instalar programas no formato .tar.gz?  (Lida 32234 vezes)

Offline Panter4

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Como instalar programas no formato .tar.gz?
« Online: 18 de Julho de 2006, 14:26 »
Ola

instalei o linux há uns 3 dias e ainda estou perdidão aqui. (Mesmo sendo uma distro que todos dizem facil de mexer, o Ubuntu 6.06)

E então, sei que esse formato .tar.gz é como o .zip.
Você deve extrair os arquivos e instalar.

Já extrai na minha pasta aqui, só o que eu faço agora? (nao eh que nem windows qu eeh soh extrair , clicar em setup e boa  :( )


Obrigado!

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Como instalar programas no formato .tar.gz?
« Resposta #1 Online: 18 de Julho de 2006, 14:47 »
Arquivo tar.gz são fonte. Se você é novato, esqueça.

Para instalar no Ubuntu, procure por arquivos .DEB e preferencialmente instale usando Aplicações > Adicionar / Remover ou Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Como instalar programas no formato .tar.gz?
« Resposta #2 Online: 18 de Julho de 2006, 15:33 »
Ei, agente100gelo, talvez os arquivos do pacote TAR.GZ não sejam de natureza complexa e de difícil configuração.

Então, vamos informar ao membro Panter4 sobre os meios para alcançe do objetivo.

Basta extrair o pacote através do File Roller (compactador de arquivos) seguindo o caminho do menu da barra de ferramentas do Gnome para encontrá-lo: Aplicações > Acessórios > Compactador de Arquivos.

Se preferir realizar a tarefa pelo Terminal, o comando abaixo resolve:

Código: [Selecionar]
tar xvzf nomeDoPacote.tar.gz
Só lhe faço uma observação, Panter4, é para a sua segurança: nos conte primeiro o que está tentando instalar em seu sistema operacional, dependendo do que seja, nós vamos poder lhe mostrar um caminho fácil e menos tenso para satisfazer o objetivo.
« Última modificação: 18 de Julho de 2006, 15:36 por arsolto »

Brayres

  • Visitante
Re: Como instalar programas no formato .tar.gz?
« Resposta #3 Online: 18 de Julho de 2006, 15:56 »
cara, se nao me engano eu baixei um arquivo destes, e descompactei. abri a pasta e cliquei em um arquivo, e apareceu uma janela do ubuntu dizendo assim. deseja executar no terminal. eu botei sim e instalou normal. Se nao me engano aconteceu comigo quando fui instalar o java

Offline Panter4

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Como instalar programas no formato .tar.gz?
« Resposta #4 Online: 18 de Julho de 2006, 17:01 »
Ei, agente100gelo, talvez os arquivos do pacote TAR.GZ não sejam de natureza complexa e de difícil configuração.

Então, vamos informar ao membro Panter4 sobre os meios para alcançe do objetivo.

Basta extrair o pacote através do File Roller (compactador de arquivos) seguindo o caminho do menu da barra de ferramentas do Gnome para encontrá-lo: Aplicações > Acessórios > Compactador de Arquivos.

Se preferir realizar a tarefa pelo Terminal, o comando abaixo resolve:

Código: [Selecionar]
tar xvzf nomeDoPacote.tar.gz
Só lhe faço uma observação, Panter4, é para a sua segurança: nos conte primeiro o que está tentando instalar em seu sistema operacional, dependendo do que seja, nós vamos poder lhe mostrar um caminho fácil e menos tenso para satisfazer o objetivo.
Então cara, estou tentando instalar o Firefox mesmo (versão mais recente).

E estou usando o codigo pelo terminal
Ahh agora consegui, eu coloquei ele numa pasta aqui e deu certo. Extraiu vários arquivos.
O programa está insalado já? Onde o encontro?

Muito obrigado!  :)
« Última modificação: 18 de Julho de 2006, 17:07 por Panter4 »

Offline Panter4

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Como instalar programas no formato .tar.gz?
« Resposta #5 Online: 18 de Julho de 2006, 17:10 »
Arquivo tar.gz são fonte. Se você é novato, esqueça.

Para instalar no Ubuntu, procure por arquivos .DEB e preferencialmente instale usando Aplicações > Adicionar / Remover ou Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic.
]

Ahh... assim não dá então.
Dos 3 programas que eu queria baixar pra instalar aqui são .tar.gz

Bela coisa que é isso também...

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Como instalar programas no formato .tar.gz?
« Resposta #6 Online: 18 de Julho de 2006, 17:33 »
Você está tentando instalar o Firefox em qual versão do Ubuntu, Breezy ou Dapper? Se for na versão mais recente, pode ir até o Synaptic e procurar o navegador em seus repositórios.

Caso contrário, poderia ter satisfeito seu objetivo através deste Tópico: Atualização do Firefox -1.0.7 para firefox-1.5.

Que bom saber que já resolveu o problema!
« Última modificação: 18 de Julho de 2006, 17:35 por arsolto »

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Como instalar programas no formato .tar.gz?
« Resposta #7 Online: 18 de Julho de 2006, 19:49 »
Panter4,

Primeiro temos aprender a não pensar como no Windows, blz? :) Este é outro sistema operacional, e precisamos perder alguns vícios. No Windows existem coisas melhores, e coisas piores do que o Linux.

Existem algumas formas de instalar programas no Linux.

1. Ir no menu Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic. Pesquisar o programa, marcar para instalar, e aplicar. Todos os programas são baixados, configurados e instalados automagicamente. Ou através de modo texto:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install nome_do_programa
2. Baixar um arquivo .deb e clicar para instalar (seria o modo mais Windows de instalação).

3. Baixar um arquivo .tar.gz com a pasta completa do programa. Nesta caso basta descompactar numa pasta. Eu geralmente crio uma pasta /home/agente100gelo/aplicativos e descompacto ali. Na pasta /home/agente100gelo/aplicativos/programa terá um executável do programa baixado.

4. Baixar o fonte (geralmente em arquivo .tar.gz). Neste caso é preciso compilar o programa através de comandos não tão simples.

5. Instalar um arquivo .package que é uma extensão padrão para o Linux, e tem um instalador gráfico como um setup. É parecido com a 2 só que precisa de algumas configurações na primeira instalação.

Se você nos disser qual programa necessita, podemos informar como fazer a instalação da melhor forma.
« Última modificação: 18 de Julho de 2006, 19:52 por agente100gelo »
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Piras

  • Visitante
Re: Como instalar programas no formato .tar.gz?
« Resposta #8 Online: 19 de Julho de 2006, 01:08 »
E, completando o que disse o agente100gelo, não recorra imediatamente aos arquivos tar.gz ou tar.bz2 quando não encontrar um .deb adequado para o seus fins.

Primeiro, a ausência do programa do Synaptic talvez se deva ao fato de que nem todos os repositórios estejam ativados. Os repositórios Ubuntu são quase tão completos quanto os Debian e Gentoo. Quase tudo que se pode encontrar no universo do Software Livre está lá.

Sim, às vezes pode ocorrer de não serem encontradas as versões mais atuais. Mas, geralmente, as versões ainda não incorporadas aos repositórios são aquelas não muito maduras e estáveis. Só troque a versão constante do repositório por outra mais atual quando você estiver certo de que há nesta funcionalidades que não se podem encontrar na constante do repositório. Enfim, que vale mesmo a pena!

Além disso, não é incomum que a Equipe Ubuntu acrescente algum patch às fontes originais do programa, geralmente para resolver algum bug, alguma incompatibilidade com o conjunto do sistema, ou mesmo, para acrescentar alguma funcionalidade. Ao instalar a fonte original, você estará se privando dos patches de sua distribuição favorita, na maioria das vezes, com efeitos não muito positivos.

Tar.gz ou tar.bz2 só em último caso!

Offline Panter4

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Como instalar programas no formato .tar.gz?
« Resposta #9 Online: 24 de Julho de 2006, 19:22 »
OK, amigos, muito obrigado.

É pelo visto, peguei o jeito mais dificil de se instalar um programa, o .tar.gz que é fonte. No caso é a última versão do Firefox.

Só pra saber mesmo, ninguém tem ai um tutorial de como tem que compilar, o que digitar etc.

E tem algum site bom (com muitos downloads de programas) em formato .deb???


VALEU!!!

Piras

  • Visitante
Re: Como instalar programas no formato .tar.gz?
« Resposta #10 Online: 24 de Julho de 2006, 20:22 »
Na seção Dicas e Truques é um tutorial bastante claro e completo sobre a instalação do Firefox, válido para qualquer versão. É só procurar.

Mas, como eu disse, veja bem se vale mesmo a pena. Que funcionalidade nova existe na última versão do Firefox que exige a sua instalação?

Offline zetto33

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
    • http://linwin33.blogspot.com
Re: Como instalar programas no formato .tar.gz?
« Resposta #11 Online: 03 de Agosto de 2006, 20:36 »
Em http://www.guiadohardware.net/guias/12/index1.php o Morimoto dá duas opções:
1- (terminal) $ tar -zxvf arquivo.tar.gz
2- "Você poderia também descompactar o arquivo clicando com o botão direito sobre ele numa janela do Konqueror e usando a opção "Extrair > Extrair aqui"".

Depois basta criar um lançador direcionando para o arquivo executável.

Depois, se quiser pode digitar
(terminal) $ sudo nautilus
e arrastar a pasta extraida para onde quiser, obs na sua home (e subdiretórios) pode mexer a vonts, enquanto nas outras é necessario o comando sudo. O comando nautilus abre o Navegador de arquivos como administrador.

Mas não sei se isto pode ser considerado como instalar, pois o arquivo abre, mas sem a funsa dos apt-get....

flwws

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Como instalar programas no formato .tar.gz?
« Resposta #12 Online: 12 de Setembro de 2008, 22:18 »
Você pode usar a busca do fórum. Há assuntos que já foram exaustivamente respondidos.

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Como instalar programas no formato .tar.gz?
« Resposta #13 Online: 13 de Setembro de 2008, 03:11 »
Você pode usar a busca do fórum. Há assuntos que já foram exaustivamente respondidos.
Qual o sentido em ressuscitar um tópico com mais de um ano, para dizer isso?  ???

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Como instalar programas no formato .tar.gz?
« Resposta #14 Online: 13 de Setembro de 2008, 11:47 »
Não sei, vi ele na frente e respondi. Estava procurando como instalava um programa de video game no formato .tar.gz e encontrei centenas de tópicos com o mesmo assunto. Esse é um dos mais recentes. Confesso que não olhei a data da resposta imaginando que se tratava de algo recente. Não devemos nos irritar com os equívocos dos outros, apenas orientar da mesma maneira como fomos orientados. "Orientar" significa secularmente mostrar o caminho desejado.