Autor Tópico: Instalar kde,xfce e demais em uma única instalação ubuntu.  (Lida 5305 vezes)

Offline cello73

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Instalar kde,xfce e demais em uma única instalação ubuntu.
« Online: 25 de Maio de 2011, 13:30 »
Pessoal,

Sou um novo usuário e estou lutando para desbravar este apaixonante sistema operacional.

Tenho instalado em casa o ubuntu 11.04 que possui o unity e o gnome (clássico), porém tenho vontade em conhecer os demais ambientes gráficos disponíveis....

Pelo que percebi as demais versões somente estão disponíveis como se fosse o sistema completo (kubuntu, xubuntu)...

Minha pergunta é consigo instalar o KDE e os demais ambientes gráficos sem ter que instalar via cd ? (kubuntu, xubuntu) Caso seja possível como poderia fazê-lo, seria através de algum "sudo apt get install" da vida ?

Pois quero testar os ambientes, mas quero manter o padrão já instalado (ubuntu 11.04) e também não quero perder tempo em ter que instalar toda a distribuição para cada ambiente gráfico novamente...perderia muito tempo com isso.

Agradeço as respostas antecipdamente.


Offline rafaelsarilho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
  • Não use drogas, use Linux!
    • Ver perfil
    • Google+
Re: Instalar kde,xfce e demais em uma única instalação ubuntu.
« Resposta #1 Online: 25 de Maio de 2011, 22:14 »
Ola, muito simples, para instalar o KDE é só abrir o terminal e digitar:
sudo apt-get install kubuntu-desktop
e para instalar o XFCE basta digitar o comando:
sudo apt-get install xubuntu-desktop
Simples não é? Mas fique atento que durante a instalação irá perguntar por qual gerenciador de login você quer usar, o GDM é para Gnome e o outro é para o ambiente que você está instalando.
Até breve... :-D
« Última modificação: 25 de Maio de 2011, 22:18 por rafaelsarilho »


Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalar kde,xfce e demais em uma única instalação ubuntu.
« Resposta #2 Online: 25 de Maio de 2011, 22:35 »
Minha pergunta é consigo instalar o KDE e os demais ambientes gráficos sem ter que instalar via cd ? (kubuntu, xubuntu) Caso seja possível como poderia fazê-lo, seria através de algum "sudo apt get install" da vida ?

Ola

Uma grande parte dos ambientes graficos voce encontra no gerenciador de pacotes synaptic. Mas existe um pequeno probleminha...

Voce vai ficar com seu sistema muito poluído por causa disto. Varios pacotes redundantes, jogos desnecessários, e vai por aí afora.

Deixe seu ubuntu como está.

Baixe um virtualbox, instale um outro ubuntu nele e bote para quebrar. Se der meleca, seu sistema estara intacto, sua maquina virtual destruida pode ser apagada sem prejuizos e voce pode começar de novo. Pode até instalar num pendrive e ir testando.

Vai por mim, tive 5 ambientes graficos ao mesmo tempo, e quando dava pau eu enlouquecia para encontrar o erro.

Se não quer perder seu tempo, como citou, use maquina virtual, não o seu sistema, pois vai perder mais tempo ainda consertando ele depois.

[]'s

Offline cello73

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Instalar kde,xfce e demais em uma única instalação ubuntu.
« Resposta #3 Online: 26 de Maio de 2011, 08:23 »
Minha pergunta é consigo instalar o KDE e os demais ambientes gráficos sem ter que instalar via cd ? (kubuntu, xubuntu) Caso seja possível como poderia fazê-lo, seria através de algum "sudo apt get install" da vida ?

Ola

Uma grande parte dos ambientes graficos voce encontra no gerenciador de pacotes synaptic. Mas existe um pequeno probleminha...

Voce vai ficar com seu sistema muito poluído por causa disto. Varios pacotes redundantes, jogos desnecessários, e vai por aí afora.

Deixe seu ubuntu como está.

Baixe um virtualbox, instale um outro ubuntu nele e bote para quebrar. Se der meleca, seu sistema estara intacto, sua maquina virtual destruida pode ser apagada sem prejuizos e voce pode começar de novo. Pode até instalar num pendrive e ir testando.

Vai por mim, tive 5 ambientes graficos ao mesmo tempo, e quando dava pau eu enlouquecia para encontrar o erro.

Se não quer perder seu tempo, como citou, use maquina virtual, não o seu sistema, pois vai perder mais tempo ainda consertando ele depois.

[]'s

Olá Tota....

É ... pensando bem você tem razão...de que adianta instalar todos estes ambientes gráficos e prejudicar a perfomance que no meu caso o ubuntu é bem superior ao w7 (ao menos em minha máquina), vou seguir seus conselhos....para testar é melhor utilizar uma virtual box mesmo !

Obrigado. :)


Offline aniceto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 108
    • Ver perfil
Re: Instalar kde,xfce e demais em uma única instalação ubuntu.
« Resposta #4 Online: 31 de Maio de 2011, 21:53 »
Olá cello73,
se você quer testar o sistema completo, siga o que foi dito, mas se quer apenas conhecer, você tente, para o lubuntu: sudo apt-get install lxde, ou lubuntu-core; para o kde (uso o kubuntu-completo, nunca testei) mas tente sudo apt-get install kdebase-runtime se gostar do jogo de paciência instale também kpat e kdegames-card-data-extra. Para o xubuntu eu agora não sei.
A vantagem disso, é que vc pode desinstalar facilmente, basta fazer o contrário sudo apt-get remove os pacotes instalados e depois sudo apt-get autoremove, que removerá os pacotes instalados como dependências. Quando instala o sistema completo, como kubuntu-desktop, lubuntu-desktop, vai instalar vários programas com a mesma função.
Como você quer manter o ubuntu padrão, quando o sistema perguntar se qual o gerenciador de boot, (lxdm e kdm) mantenha o padrão que vai está selecionado que é o gdm.
É isso.
Aniceto

Offline Vinnicius_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
  • Ubuntu Natty
    • Ver perfil
Re: Instalar kde,xfce e demais em uma única instalação ubuntu.
« Resposta #5 Online: 25 de Julho de 2011, 15:18 »
Já instalei o GNOME e o KDE juntos na mesma instalação. É horrível! Fica tudo misturado, o sistema fica mais lento, mistura todos os aplicativos...
É melhor uma instalação com somente 1 ambiente gráfico, ou então usar virtualbox.