Autor Tópico: Mudar layout do teclado com atalho no Lubuntu  (Lida 4808 vezes)

Offline jards

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Mudar layout do teclado com atalho no Lubuntu
« Online: 24 de Maio de 2011, 19:34 »
Bom, pessoal, o problema é simples:
Caso você tenha um pc com teclado gringo, talvez você já tenha se deparado com a falta que alguns caracteres fazem de troca a troca de layout.

No meu caso tenho um teclado dos Estados Unidos (us), e ao funcionar com configuração de teclado brasileiro (br), me faltam alguns caracteres, como a interrogação (?).

No xubuntu eu resolvia com o alternador layouts do teclado, por um atalho, que configurei como Alt+Caps Lock, mas poderiam ser vários. Quando precisava usar interrogação, alternava para us e resolvia.

No Lubuntu não temos aplicativo semelhante, portanto podemos fazer na mão, de acordo com o que vi de um colega em outro forum: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1455877

Abra o arquivo /home/user/.bashrc, que é oculto, portanto marque para ver os ocultos.

Adicione a seguinte linha ao final dele:
Citar
setxkbmap -layout "br,us" -option "grp:alt_shift_toggle"

Como a seguir:
Citar
# .bashrc

# Source global definitions
if [ -f /etc/bashrc ]; then
    . /etc/bashrc
fi

# User specific aliases and functions

setxkbmap -layout "jp,ch(fr)" -option "grp:alt_shift_toggle"

Obviamente substituindo os layouts (br,us) pelo que você tenha no seu problema, e usando as teclas (shift, alt, ctrl) que preferir.

Existe um item no painel que é um alternador de layout do teclado, mas sem fazer essa inclusão manual, você não consegue ver outras opções. É legal ativar esse plugin para você ver em qual layout está no momento. Ao pressionar seu atalho a figura muda, é interessante.

Espero ter ajudado pessoas com problema semelhante. Trabalho digitando muita coisa, e ficar tendo de mudar layout na mão toda hora é um saco. Esse atalho me agiliza bastante.
Abraços.