Autor Tópico: Ubuntu 11.04 "parou de funcionar" depois que atualizei o drive da placa de video  (Lida 8225 vezes)

Offline iisfox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Boa tarde galera,

Minha placa de video é uma ATI Radeon HD5850 XFX, assim que instalei o ubuntu na maquina ele achou um drive e instalou mas com esse drive não era possível habilitar os recursos 3d do ubuntu, resolvi então ir no site do fabricante e baixar o drive adequado e instala-lo, após a instalação o sistema pediu para ser rebootado feito isso o ubuntu passou a "travar" em uma tela preta onde a unica coisa que falha é a linha "stopping automatic crash report generation".

o sistema ainda permite que eu digite, mas ao que parece não aceita nenhum comando.

Como posso resolver esse problema para que o ubuntu volte a funcionar corretamente e com o drive adequado onde a capacidade da minha placa de video seja corretamente utilizada.

Grato pela atenção.

iisfox

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Olá iisfox.

A ATI tem se constituído um problema. :-(
Se o caso, vá pelo modo de recuperação ou mesmo a entrada de kernel anterior, se existir.

A idéia inicial é limpar o driver fglrx decorrente de desinstalações anteriores incompletas, o que pode ocasionar conflitos nas ATI, e ver o que acontece.

1) Purgar o -fglrx

sudo apt-get remove --purge xorg-driver-fglrx fglrx*

sudo apt-get install --reinstall libgl1-mesa-glx libgl1-mesa-dri fglrx-modaliases

sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg

Para que se tenha efeitos desktop (Compiz ou KDE) ainda é necessário:

sudo apt-get install --reinstall xserver-xorg-core

Reinicie para ver o que acontece

Caso isso não resolva, tente o passo 2 a seguir:


2) Remoção completa do -fglrx


É um procedimento "mais agressivo".

sudo /usr/share/ati/fglrx-uninstall.sh  # (se existir)

sudo apt-get remove --purge fglrx*

sudo apt-get remove --purge xserver-xorg-video-ati xserver-xorg-video-radeon

sudo apt-get install xserver-xorg-video-ati

sudo apt-get install --reinstall libgl1-mesa-glx libgl1-mesa-dri xserver-xorg-core

sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg

Talvez seja necessário acrescentar isso (aqui foi preciso):

sudo apt-get install fglrx-modaliases


[]'s

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline iisfox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Opa tranquilo druida?

Olha só segui seus mandamentos ao qual alguns não deram tão coerto como por exemplo o comando para purgar a tudo quanto é coisa do fglrx que ele diz que não encontrou nada!!!

mas seguindo tudo a risca e modificando o que era preciso, parei na parte agora que o linux não inicia!
ele passa do grub e ai o monitor perde o contato gráfico com a maquina (tela preta com o sinal do monitor piscando ) e fica nisso até que eu reset e volte pro grub (enfim loop infinito huahau)

alguma ideia do que possa estar rolando?

grato pela ajuda desde ja!

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Olá iisfox,

Nessa "tela preta com o sinal do monitor piscando" a que v. se refere já tentou acionar Ctrl+Alt+F1 para ver se obtém um prompt (texto puro, tty)?

Caso não vá para o prompt, o "Modo de Recuperação" na tela inicial do sistema (menu do grub) está disponível e é possível chegar a alguma tela ou prompt por ele?

Na verdade de alguma forma há que se chegar pelo menos em algum prompt para poder tentar algum comando.

Se nem pelo Ctrl+Alt+F1 e nem pelo "Modo de Recuperação" for possível chegar a um prompt então o próximo passo é tentar usar os 'cheat codes' na linha de comando do grub.

Nessa hipótese, por favor verifique esse tópico fixo, onde se encontram descritos vários 'cheat codes":


Argumentos de Instalação (caso falhe)

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,1236.0.html


[]'s





ele passa do grub e ai o monitor perde o contato gráfico com a maquina (tela preta com o sinal do monitor piscando ) e fica nisso até que eu reset e volte pro
« Última modificação: 01 de Junho de 2011, 01:25 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline iisfox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
da pra chegar na tela do terminal sim pelo modo de recuperação que tem como op no grub mesmo!
foi através do netroot que eu fiz a receita de bolo que vc me mandou e que resultou na tela preta sem sinal do monitor!

ou seja eu chego no terminal pelo modo de recuperação mas apos digitar tudo e tals eu reiniciei o sistema e tentei entrar normal pra ver se o S.O tinha voltado ao normal.. e ai vi que ele fica nessa tela preta sem sinal no monitor!

valeu druida!

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Ôpa, melhorou, se está dando para chegar pelo Modo de Recuperação, porém antes é o caso de ver o seguinte:

1) Antes de mais nada é interessante fazer o teste se na tela preta responde ao Ctrl+Alt+F1 indo para o prompt do tty1, pois isso pode vir a caracterizar um bug que está relatado e parcialmente reconhecido, ainda em andamento:

https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/grub2/+bug/761830

2) Ainda outra experiência, antes de fazer qualquer alteração:

a) Adicionar radeon.modeset=0 na command line do grub (tela de inicialização), apague o quiet para poder ver o que acontece e mantenha o splash;

b) Mesma coisa, adicionar radeon.modeset=0, apague o quiet e apague o splash

A alteração da command line do grub só vale para a sessão, ou seja, perde-se no próximo boot e não altera nada em definitivo no sistema.

Caso venha a funcionar, aí sim se pensa em alterar o /etc/default/grub adicionando o parâmetro e fazendo o update-grub.

[]'s
« Última modificação: 01 de Junho de 2011, 05:28 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline iisfox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Ok como diria Jack "vamos por partes"

O teste do ctrl+alt+f1 na tela preta sem sinal resultou em NADA, não funciona!
mas uma coisa interessante ocorreu: no momento em que eu apertei o botão reset do gabinete,  apareceu na tela por menos de 1 segundo o símbolo do ubuntu com aquelas bolinhas de loading.

Ja esse segundo teste de adicionar a linha "radeon.modeset=0" eu não sei onde devo fazer =/

No Grub eu tenho tirando a op. basicas com a setinhas do teclado eu tenho mais 2 op.
apertar a tecla "E" para editar as linhas do próprio arquivo de inicialização do grub (onde eu não achei em nenhuma linha a palavra quiet ou splash) então conclui que não era ali o local onde eu deveria add a linha radeon.modeset=0.
e a tecla "C" que me leva a um "terminal" do próprio grub, neste terminal se eu aperto a tecla TAB me é retornado vários possíveis comandos onde dentre eles existem algumas coisas com quiet e splash.... mas eu não sei o que devo fazer!

perdão pela ignorância sobre o sistema... mas UNIX pra mim ainda é uma caixinha de surpresas, portanto se vc puder fazer um "how to" eu ficaria grato!


mais uma vez obrigado pela força Druida e até!

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Olá iisfox,


É lá mesmo onde foi verificou na command line do grub, a tela de inicialização, acionando a letra 'e' (para editar).

Normalmente essa linha é algo parecido com isso:

/boot/vmlinuz-2.6.38-8-generic root=UUID=29429303-b0b0-4ebb-9fbd-6fd7656abf64 ro quiet splash

Não necessariamente irá conter os mesmo parâmetros de máquina para máquina, por exemplo, possivelmente a sua não tem vt.handoff=7 e essa que ora uso tem, mas enfim, essa é a linha de comando da sessão, é aí que devem ser colocados os parâmetros.

Essa alteração só vale para a sessão, ou seja, se perde após um novo boot, então não altera nada no sistema, é só para testar mesmo.

Apenas note que para fazer o boot não pode dar [Enter] e sim acionar as teclas Ctrl e x simultaneamente (Ctrl+x), talvez também funcione acionando F10.

Poderia testar também com os parâmetros acpi=off, noapic, além do radeon.modeset=0.

Apenas exemplificando, supondo que a linha fosse igual aquela que mencionei acima (ou seja qual for ela), então ficaria assim:

1o. teste: (apenas inclui radeon.modeset=0)
/boot/vmlinuz-2.6.38-8-generic root=UUID=29429303-b0b0-4ebb-9fbd-6fd7656abf64 ro radeon.modeset=0 splash

2o. teste (inclui radeon.modeset=0 e tira splash, se existir):
/boot/vmlinuz-2.6.38-8-generic root=UUID=29429303-b0b0-4ebb-9fbd-6fd7656abf64 ro radeon.modeset=0

3o. teste (inclui radeon.modeset=0 + acpi=off + noapic, sem splash, se existir):
/boot/vmlinuz-2.6.38-8-generic root=UUID=29429303-b0b0-4ebb-9fbd-6fd7656abf64 ro acpi=off noapic radeon.modeset=0

A idéia é fazer a variação desses parâmetros para ver se algum deles funciona e o método é mesmo o da tentativa e erro.

Até creio que v. deva fazer esse teste, entretanto, relendo mais atentamente a descrição inicial que v. fez, na verdade me dei conta que estamos procurando o problema errado, após ter feito aquela primeira bateria de comandos. :-(

O seu computador não tem problema de inicialização, uma vez que v. descreve que "achou um drive e instalou mas com esse drive não era possível habilitar os recursos 3d do ubuntu, resolvi então ir no site do fabricante e baixar o drive adequado e instala-lo", ou seja, a instalação e uso posterior foram bem sucedidos, o problema só começou a aparecer após v. ter instalado o driver direto da ATI, bem, então era só desinstalar esse driver do fabricante que ocasionou o problema ou, no limite, refazer a instalação integral do sistema.

A consequência única é o não uso dos recursos do Unity-3D, porém não problema de inicialização com tela preta e cursor piscando, correto?

A partir desse raciocínio, caso esteja correto, então penso que é o caso de fazer os testes acima da command line, até porque são fáceis de fazer, porém o próximo passo é em outro sentido.

Um tentativa talvez válida é iniciar pelo Modo de Recuperação, acessar "Configurações do Sistema"/"Gerenciador de Pacotes Synaptic" e ver se o "compiz-gnome" está instalado, caso positivo faça a desinstalação dele. Isso talvez restabeleça a normalidade do sistema, embora os recursos respectivos do Compiz não sejam ativados, o que não chega a ser exatamente um grande problema.

[]'s
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline ubuntusupport

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • (usa Ubuntu 11.04)
    • Ver perfil
Conheço uma amiga que tem um PC com Ubuntu 11.04 com processador, placa de vídeo e placa-mãe da AMD. No PC dela não há problemas, atualiza, faz tudo sem problema algum. Vou consultar o modelo depois eu posto aqui. Só sei que pelo menos com ela tudo funciona beleza, o vídeo é impecável.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Para maior clareza, na verdade, o problema nesse tópico é, apenas, como fazer funcionar os efeitos 3D e uso do Unity da versão 11.04 com a placa de vídeo ATI Radeon HD5850 XFX.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline ubuntusupport

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • (usa Ubuntu 11.04)
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 "parou de funcionar" depois que atualizei o drive da placa de video
« Resposta #10 Online: 02 de Junho de 2011, 07:58 »
Para maior clareza, na verdade, o problema nesse tópico é, apenas, como fazer funcionar os efeitos 3D e uso do Unity da versão 11.04 com a placa de vídeo ATI Radeon HD5850 XFX.

Eu sei, eu sei. Só estava fazendo uma breve citação. Não posso ajudar muito pois minhas placas de vídeo que usei sempre foram nVidia ou Intel, com processadores Intel.
Detalhe que a placa do PC da minha amiga também é essa "ATI Radeon HD5850 XFX". Que estranho.