Autor Tópico: Duvida sobre aplicativos Linux  (Lida 2620 vezes)

Offline TCP/IP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
    • Ver perfil
Duvida sobre aplicativos Linux
« Online: 26 de Maio de 2011, 09:59 »
Galera, no Windows usamos o Ccleaner, desfragmentamos o disco, e usamos programas que dizem aumentar o desempenho entre outras coisas, o que eu quero saber é o seguinte, no Linux, tem esses mesmos aplicativos ou nao?

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: Duvida sobre aplicativos Linux
« Resposta #1 Online: 26 de Maio de 2011, 10:24 »
Existir existem, mas são meio inúteis.

Anti-vírus: Desnecessário. Seu PC, sendo Linux, não correra riscos com essas pragas. Porem você pode instalar um ant-vírus para scanear partições Windows, ou unidades que serão plugadas em Windows, para evitar que este tenha problemas.

Desfragmentador de disco: Desnecessário. Os sistemas de arquivos usados em linux são mais evoluídos que o do Windows, a fragmentação que existe no Windows não ocorre em Linux. Se não me engano alguns projetos foram iniciados para criar programas desse tipo para linux, mas logo foram abandonados.

Cclear e limpadores de registro: Desnecessário. Por mais que você use programas desse tipo não vai alterar o desempenho do seu PC, apenas liberar espaço no HD apagando coisas(arquivos/programas não usados, logs, etc). Acredito que só seja útil se você tiver um HD bem pequeno.
« Última modificação: 26 de Maio de 2011, 10:27 por Falco90 »

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Duvida sobre aplicativos Linux
« Resposta #2 Online: 27 de Maio de 2011, 07:13 »
Galera, no Windows usamos o Ccleaner, desfragmentamos o disco, e usamos programas que dizem aumentar o desempenho entre outras coisas, o que eu quero saber é o seguinte, no Linux, tem esses mesmos aplicativos ou nao?
O Ubuntu tem um aplicativo que faz a limpeza do sistema.

Se não me engano (não estou no ubuntu) mas vai lá Sistema>Administração>Limpeza do sistema. (Não sei se é bem assim) Mas ele tem como icone uma vassourinha.

Valeu?

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre aplicativos Linux
« Resposta #3 Online: 27 de Maio de 2011, 11:07 »
Ola paulo o nome do aplicativo e Mantenedor do Sistema e nao aconselho a usa-lo, a grosso modo ele so vai remover aplicativos ou PPas que nao sao nativos do sistema, inclusive ha a pretensão de retira-lo das versoes mais novas do Ubuntu.

Se vc quer limpar o Ubuntu....o que nao e necessario, porque ele nao perde performance como o Windows depois de instalado, vc pode usar o Bleach-Bit http://bleachbit.sourceforge.net/ mas ja vou avisando, somente apague o que vcs tem certeza, em ultimo caso o aplicativo por tornar o sistema unutilizavel.
« Última modificação: 27 de Maio de 2011, 14:25 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre aplicativos Linux
« Resposta #4 Online: 27 de Maio de 2011, 11:25 »
Eu as vezes faço isso:

sudo apt-get autoremove
sudo apt-get clean
sudo apt-get autoclean
sudo rm -rf /tmp/*
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Duvida sobre aplicativos Linux
« Resposta #5 Online: 27 de Maio de 2011, 15:33 »
Ola paulo o nome do aplicativo e Mantenedor do Sistema e nao aconselho a usa-lo, a grosso modo ele so vai remover aplicativos ou PPas que nao sao nativos do sistema, inclusive ha a pretensão de retira-lo das versoes mais novas do Ubuntu.

Se vc quer limpar o Ubuntu....o que nao e necessario, porque ele nao perde performance como o Windows depois de instalado, vc pode usar o Bleach-Bit http://bleachbit.sourceforge.net/ mas ja vou avisando, somente apague o que vcs tem certeza, em ultimo caso o aplicativo por tornar o sistema unutilizavel.
platao, sem puxasaquismo nenhum (rsrsrsrs), já tenho você como um professor aplicado, e eu tentando ser o mesmo aluno aplicado.

Valeu mesmo, pois de vez em quando usava o mantenedor do sistema pensando o mesmo.

valeu de novo.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre aplicativos Linux
« Resposta #6 Online: 27 de Maio de 2011, 16:09 »
Ola agradeço o elogio, e vamos continuar aprendendo....se precisar de apostilas de uma olhada na assinatura abaixo.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Duvida sobre aplicativos Linux
« Resposta #7 Online: 27 de Maio de 2011, 16:15 »
Ola agradeço o elogio, e vamos continuar aprendendo....se precisar de apostilas de uma olhada na assinatura abaixo.
Vocẽ acha que estou lhe chamando de professor e ainda não teria as apostilas todas e as que não baixa é adicionada aos favoritos.

Valeu platao.