Autor Tópico: Sistemas Operacionais On-Line  (Lida 5296 vezes)

Offline KubLin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 428
    • Ver perfil
Sistemas Operacionais On-Line
« Online: 19 de Julho de 2006, 09:00 »
Sistemas Operacionais On-Line

YouOS, suporta mais de 150 aplicações

https://www.youos.com/

Goowy, 100% em flash

http://www.goowy.com

fonte: jornal Folha de SP de 19/07/06, caderno Informática

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Re: Sistemas Operacionais On-Line
« Resposta #1 Online: 19 de Julho de 2006, 09:44 »
Explique melhor o que são esses sistemas operacionais on-line. São máquinas virtuais na internet, pelo que eu entendi?
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Offline Perícope

  • Vivendo e aprendendo... Liga dos Dinos
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 299
    • Ver perfil
Re: Sistemas Operacionais On-Line
« Resposta #2 Online: 19 de Julho de 2006, 10:24 »
Eu não entendo um negócio (nem pesquisei pra entender, pois não gosto dessa mania tudo-online): se o sistema operacional é online eu preciso acessá-lo de algum lugar. Para isso, preciso de um sistema operacional, certo? Se já tenho um, para que vou precisar de um online?  ???
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

Offline KubLin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 428
    • Ver perfil
Re: Sistemas Operacionais On-Line
« Resposta #3 Online: 19 de Julho de 2006, 10:25 »
jornal Folha de SP de 19/07/06, caderno Informática

Concorrente do Windows está na rede

TUDO ON-LINE Sistema YouOS tem editor de textos, navegador, gerenciador de e-mail e funciona somente na internet

by Sérgio Vinícius

A atual moda na internet é a tendência "tudo on-line", que leva aplicativos em geral para a rede. Esses serviços não necessitam de instalação e um simples navegador dá conta do recado, fazendo com que funcionem sem problemas. Atualmente, ganha espaço o expoente extremo do mundo web 2.0, o YouOS, um sistema operacional baseado na internet.
Desenvolvido por quatro estudantes de Ciências da Computação do MIT em dezembro de 2005, o sistema recebeu uma atualização e agora suporta mais de 150 aplicações feitas pelos usuários.
A atual moda na internet é a tendência "tudo on-line", que leva aplicativos em geral para a rede. Esses serviços não necessitam de instalação e um simples navegador dá conta do recado, fazendo com que funcionem sem problemas. Atualmente, ganha espaço o expoente extremo do mundo web 2.0, o YouOS, um sistema operacional baseado na internet.
Desenvolvido por quatro estudantes de Ciências da Computação do MIT em dezembro de 2005, o sistema recebeu uma atualização e agora suporta mais de 150 aplicações feitas pelos usuários.
Um sistema operacional é definido como um conjunto de ferramentas necessárias para que um computador possa ser utilizado corretamente, ele é o intermediário entre os aplicativos e o hardware.
À primeira vista, pode causar estranheza um sistema operacional baseado em internet, já que a segurança dos dados na rede é questionável. Entretanto, com o crescimento da confiabilidade dessas tecnologias, um sistema operacional na web pode ser uma alternativa viável às atuais intranets.

Programas
Antes de começar a trabalhar com o sistema, é necessário preencher um rápido cadastro. Feito isso, deve-se esperar para para receber login e senha no e-mail. Durante os testes da reportagem, na primeira tentativa de cadastro não houve qualquer mensagem. Na segunda, entretanto, o YouOS enviou instantaneamente o login e senha para utilização.
Ao entrar na página principal do site, para se conectar basta digitar login e senha normais. Ao fazer isso pela primeira vez, o sistema do YouOS reconhece que o usuário é inexperiente e abre diversas janelas que têm a intenção de ajudar.
Para melhor utilizar o OS, é recomendado maximizar a tela do browser. Assim, tem-se a impressão de que se está trabalhando em um OS tradicional.
Durante a primeira entrada, abrem-se cinco janelas. Uma delas é de boas-vindas. Outra, permite a instalação de diversos programas, como browser ou gerenciador de arquivos. Há ainda, no sistema, um leitor de RSS pré-configurado, que informa atualizações do Flickr e um chat público. No fundo de tudo isso, há um papel de parede com a imagem do mar. Por fim, abre-se um bloco de notas, que serve para anotações gerais.
O YouOS vem com menos de dez programas pré-instalados. Entre eles estão o YouBrowser e o BitBrowser, dois navegadores simplificados, o YouBuddy, programa de comunicação, o RichTexteditor, editor de textos e o gerenciador de e-mails YouMail.


falou
« Última modificação: 19 de Julho de 2006, 10:29 por KubLin »

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Sistemas Operacionais On-Line
« Resposta #4 Online: 19 de Julho de 2006, 10:59 »
Eu não entendo um negócio (nem pesquisei pra entender, pois não gosto dessa mania tudo-online): se o sistema operacional é online eu preciso acessá-lo de algum lugar. Para isso, preciso de um sistema operacional, certo? Se já tenho um, para que vou precisar de um online?  ???

Você poderia ter um Linux (ou outro SO) ultra leve que apenas permitisse configurar a rede e abrir um sitema gráfico que abrisse o SO On-Line.

São protótipos, mas pensando bem, quem não gostaria de pegar máquinas em lugares distintos exatamente arranjadas (programas, documentos, configurações visuais) da mesma forma? O problema é muita informação pela rede, em servidores de onde você não sabe como tratam suas informações.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Re: Sistemas Operacionais On-Line
« Resposta #5 Online: 19 de Julho de 2006, 14:01 »
A idéia é bem interessante. Mas ele suporta a edição de arquivos .doc do Word ou .odt do o?
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Offline KubLin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 428
    • Ver perfil
Re: Sistemas Operacionais On-Line
« Resposta #6 Online: 05 de Agosto de 2006, 00:38 »

flaviofifa

  • Visitante
Re: Sistemas Operacionais On-Line
« Resposta #7 Online: 05 de Agosto de 2006, 07:20 »
Realmente interessantissimo, mais tenho que dizer que se torna meio que inutil, porque no meu ponto de vista um SO tem que operacionalizar toda a maquina, ao ponto que se este SO precida de algum para funcionar simplesmente deixa de ser um SO. Esta é minha modesta opinião.

Abraços a todos!!!

Flávio.

 8)

Offline carlosfrancoba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 410
    • Ver perfil
Re: Sistemas Operacionais On-Line
« Resposta #8 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 11:35 »
detalhe
para ter um navegador é preciso ter um SO instalado

e se eu já tenho um so instalado, porque eu acessaria outro pelo navegador?
inútil... isso não vai colar mesmo

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Sistemas Operacionais On-Line
« Resposta #9 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 17:27 »
Acho que deveriam mudar o nome disso para ao invés de OS (Sistema Operacional) ser Área de Trabalho, que é verdadeiramente o que podemos ver. O propósito seria vê poder usar uma área de trabalho igual em qualquer pc conectado à internet.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Sistemas Operacionais On-Line
« Resposta #10 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 18:49 »
Citar
TUDO ON-LINE Sistema YouOS tem editor de textos, navegador, gerenciador de e-mail e funciona somente na internet

Por que diabos um SO que você acessa a partir de um navegador tem um navegador interno? ??? ;D

Offline #415644

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Sistemas Operacionais On-Line
« Resposta #11 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 23:21 »
Pessoal isso é web 2.0!!  8) Em que mundo vocês vivem?  :P
Ubuntu Linux

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Sistemas Operacionais On-Line
« Resposta #12 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 23:25 »
Pessoal isso é web 2.0!!  8) Em que mundo vocês vivem?  :P

OK, o que não quer dizer que TODO o conceito de Web 2.0 seja excepcional. Há, sim, bons frutos dessa nova geração, da mesma forma que há coisas que, na minha opinião, são sem sentido (o SO online, por exemplo).

Offline Glauco Hass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 416
    • Ver perfil
Re: Sistemas Operacionais On-Line
« Resposta #13 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 02:16 »
Pra mim é mais algo como "queria mostrar que era possível, foi lá e fez". (paródia tosca :D )

Offline rodox12

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
  • Coisinha fofa!
    • Ver perfil
Re: Sistemas Operacionais On-Line
« Resposta #14 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 09:53 »
eu acredito que a ideia seja, ter seu desktop em qualquer lugar....nao seria para substituir seu sistema operacional, mas para que vc tenha suas musicas, video....em qualquer lugar com net...tipo como se fosse uma HD virtualll.....acredito q seja por ai...GOSTEI....=)))))
Temos que fixar o bug #1.