Estou testando o LM e não achei parecido com o KDE! Só porque tem uma barra e menu com busca? Coloque a barra para parte superior e ele passa a parecer mais com gnome.
Estou gostando muito. Ele realmente é mais fácil que o Ubuntu. Já vem com java, flash, codec de áudio e vídeo, compiz instalado (janela gelatinosa e cubo a distância de um click, sem necessitar de instalação), software de atualização com importância de atualização... e ainda sem o Unity, ele vem com o Gnome formatado de forma própria, mas que dá para mexer e instalar applets de forma ridicularmente fácil.
O Ubuntu fez o sucesso que fez porque facilitou a vida do usuário mantendo a flexibilidade e abertura para o usuário configurar o sistema, essa foi a melhora do Ubuntu sobre o Debian. Acho provável que o Ubuntu perca espaço para o Mint por causa do Unity. É só ver no DistroWatch (
http://distrowatch.com/). O Mint já é a segunda distro mais acessada, perdendo apenas para o Ubuntu; e o Ubuntu vem perdendo espaço! Se a pesquisa for dos últimos 30 dias o Mint já está em primeiro, Fedora em segundo e ubuntu em terceiro.
Mas nem tudo são rosas, o Mint não tem uma Canonical por trás.