Autor Tópico: Particularidades de alguns aplicativos...  (Lida 2360 vezes)

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Particularidades de alguns aplicativos...
« Online: 29 de Maio de 2011, 15:12 »
Bem, faz tempo que tenho percebido que no Linux Ubuntu algumas coisas acontecem meio que estranhas, porém, causam pouco ou nenhum alarde na comunidade. Me refiro a situações do tipo: Quando adquirimos algum programa, seja pelo Synaptic... Central de Programas... Terminal... enfim, ao adquirirmos determinado programa verificamos que ele não aparece em nenhum dos itens do menu Aplicativos... por que isso?
Uma outra situação refere-se a programas que estão instalados e que ao serem executados "parece" que vão ser iniciados, porém, simplesmente somem, desaparecem sem terem nem mesmo sua interface projetada na tela... por que isso?



valeu pessoal...

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Particularidades de alguns aplicativos...
« Resposta #1 Online: 29 de Maio de 2011, 16:08 »
Ola

Os pacotes desenvolvidos para o GNU/Linux são escritos com o codigo-fonte em mente.

Depois são portados ( pré-compilados ) para por exemplo .deb ou .rpm

Porém o fato de estar em .deb, não garante que foi portado também para suportar o ambiente gráfico Gnome (padrão do Ubuntu)

O fundamental é que à partir do código-fonte ele rode em todos os ambientes GNU/Linux.

Estarem em formato .deb ou .rpm ou outros é apenas uma comodidade, o que não garante sua inserção de icones em pastas do sistema visto os diversos ambientes gráficos.

Quanto a "programas que estão instalados e que ao serem executados "parece" que vão ser iniciados, porém, simplesmente somem, desaparecem sem terem nem mesmo sua interface projetada na tela... " como cita, isto se deve ou a erros de compilação ou ainda ao ambiente grafico utilizado.

Quando isto ocorre, é necessário se chamar o pacote diretamente em terminal, onde poderão ser vistas as mensagens de erro para posterior correção.

Por exemplo:

Baixe o avg antivirus. Bem, se não baixar junto o avggui, nada irá aparecer na tela de seu ambiente grafico. Mas em terminal, via linha de comandos, o avg "puro" poderá ser executado.

Outro exemplo:

O testdisk. Este não tem GUI (Graphic User Interface), apenas roda em linha de comandos.

Devido a isto, "algumas coisas acontecem meio que estranhas, porém, causam pouco ou nenhum alarde na comunidade"  visto conhecerem estas diferenças, mas isto não é nada estranho mas uma característica do sistema.

Quando, e no dia em que, todas as distribuições utilizarem a árvore de diretórios sugeridas pelo Linux Filesystem Standard ( Ubuntu não segue totalmente ) e os ambientes graficos forem unificados, bem como as formas de empacotamento se unirem (Deb, RPM, etc.) isto poderá se tornar realidade.

Mas aí a brincadeira acaba, sua liberdade ficará restrita, virus serão escritos com mais intensidade e o sistema livre irá perder a graça.

Eu prefiro como está.

[]'s

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Particularidades de alguns aplicativos...
« Resposta #2 Online: 29 de Maio de 2011, 18:45 »
Tota, mais uma vez muito obrigado pela sua resposta e pela prontidão em esclarecer alguns aspectos e particularidades desse sistema tão interessante que é o Linux.


Valeu e tudo de bom.

Offline imagenista

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
    • Romo Oliveira
Re: Particularidades de alguns aplicativos...
« Resposta #3 Online: 30 de Maio de 2011, 02:20 »
Mais uma mini-aula do sempre solícito Tota.

Agora aprendi mais uma faceta do Linux, pois eu também já tinha observado esses comportamentos estranhos e não entendia o por quê.

E também fez mais sentido (pra mim) essa diversidade toda nos sistemas linux.

Valeu!
 :D