Autor Tópico: Tornar minha Personalização do Ubuntu Padrão para todos os Usuários [Resolvido]  (Lida 17058 vezes)

Offline ruygondim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 217
    • Ver perfil
Personalizei o Ubuntu 10.10 (pacotes, painéis, aparência da área de trabalho etc). Agora quero criar um Instalar e LiveCd com o Remarstesys para aplicar em outros 40 computadores. Criei o arquivo ISO e funcionou. Porém, quando executou o instalador criado pelo Remarstesys, os pacotes instalados estão gravados, mas as configurações de aparências, painéis e temas não ficaram gravadas.

Tentei esta dica, mas ela danificou meu sistema:
http://hamacker.santhanna.net/?page_id=574
Nela o autor sugeri que estas personalizações têm que ser gravadas como padrão do sistema para funcionarem em todos os usuários.

Como poderia solucionar este problema?
« Última modificação: 31 de Maio de 2011, 20:41 por ruygondim »

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Tornar minha Personalização do Ubuntu Padrão para todos os Usuários
« Resposta #1 Online: 18 de Maio de 2011, 12:30 »
Ola ruygondim, eu usei esse tutorial do Hamaker e nao tive problemas, se vc nao quiser fazer todas as customizações que sao sugeridas mas quer o sistema fiel ao original e so copiar todo o conteudo da sua pasta home como usuario root para o sistema em /etc/skell e usar a função dist no remastersys, entre com o control mais h para copiar tbm as pastas ocultas da home. Voce tera uma copia fiel do seu sistema.

Qual a versao do ubuntu vc esta usando? Lembramdo que;

Lucid - syslinux 2:3.63+dfsg-2ubuntu3  Usb-Creator - 0.2.22 remastersys 2.0.18.1 --->nessa configuração funcionou normalmente o remaster e o pen-drive

Maverick - syslinux 2:4.01+dfsg-3ubuntu1  Usb-Creator - 0.2.25  

Naty - syslinux 2:4.02+dfsg-7ubuntu1  Usb-Creator - 0.2.28
« Última modificação: 18 de Maio de 2011, 12:42 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline ruygondim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 217
    • Ver perfil
Re: Tornar minha Personalização do Ubuntu Padrão para todos os Usuários
« Resposta #2 Online: 18 de Maio de 2011, 17:43 »
Platão,

como posso verificar a versão do meu sistema?

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Tornar minha Personalização do Ubuntu Padrão para todos os Usuários
« Resposta #3 Online: 18 de Maio de 2011, 17:52 »
Ola, pelo synaptic mesmo, e so colocar no campo de pesquisas os itens que reportei e ver a versao, sao eles que na verdade fazem todo o trabalho.

Mas no caso,  se criou a ISO certinho devem estar com os pacotes padrao e nao deve ser esse o problema, ja que criou corretamente somente nao foram carregadas as suas personalizações.

Nesse caso vale a tentativa da forma como eu disse, copie como root todo o conteudo da sua home incluso os arquivos ocultos para /etc/skell usando o modo dist e sua instalação ficara identica aque vc tem ai rodando na maquina. Se fosse no caso problema com os pacotes citados nao criaria a ISO, ela ficaria inutilizada com problemas, o que como disse, nao e o seu caso.

Nao se esqueça de quando for criar a ISO desmontar todas as partiçoes que nao sao do sistema, por exemplo um hd ou partição ntfs de dados, elas podem interferir na criação da sua ISO e tbm se vc nao esta usando a internet, desconectar o cabo da rede, e melhor prevenir do que ter depois que refazer o processo.

Outra dica e baixar os pacotes como por exemplo os drivers de video Nvidia, ATi e intel e deixar no cache do Apt mas nao instalar. Marque somente para baixar e quando vc criar a ISO e for instalar os pacotes ja vao estar la, nao vai ser preciso baixar, somente instalar.
« Última modificação: 18 de Maio de 2011, 18:09 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline ruygondim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 217
    • Ver perfil
Re: Tornar minha Personalização do Ubuntu Padrão para todos os Usuários
« Resposta #4 Online: 18 de Maio de 2011, 23:26 »
Como eu poderia modificar o tema padrão - aquele que é aplicado para cada usuário que eu crio?


Ps... verifiquei e uso a versão Maverick - syslinux 2:4.01+dfsg-3ubuntu1  Usb-Creator - 0.2.25.
Tentarei sua dica. Somente uma dúvida antecipada: para que serve aplicar o comando ctrl+h na pasta home?
« Última modificação: 19 de Maio de 2011, 00:00 por ruygondim »

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Tornar minha Personalização do Ubuntu Padrão para todos os Usuários
« Resposta #5 Online: 19 de Maio de 2011, 00:56 »
Ola ruygondim, os pacotes que indiquei Maverick - syslinux 2:4.01+dfsg-3ubuntu1  Usb-Creator - 0.2.25. sao pacotes que usei no dia em que escrevi o post, portanto se passaram algum tempo e eles podem ter sido atualizados para um versao mais nova, geralmente para corrigir bugs, se ele esta criando a ISO normalmente entao nao precisa se preocupar com eles.

Como vc sabe, as configuraçoes dos programas,preferencias,favoritos do Firefox,temas,personalizaçoes que vc usa
ficam em arquivos ocultos na sua pasta /home, deve ser por isso que vc nao esta conseguindo que elas fiquem salvas na sua ISO customizada, para ilustrar, nao tem nada de dificil veja;



Observe que as pastas que sao antecedidas por um . sao as pastas ocultas-para visualizalas proceda como na imagem ou use o atalho control mais a tecla h- que estao na home e sao elas que tem as configuraçoes do seu usuario, entao vc deve copiar todo o conteudo da sua home incluindo as pastas ocultas para /etc/skell como usuario root dessa forma;

gksu nautilus

E vc estara como root, agora e so copiar a sua home para o local indicado e fazer o remaster com a opção dist.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline ruygondim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 217
    • Ver perfil
Re: Tornar minha Personalização do Ubuntu Padrão para todos os Usuários
« Resposta #6 Online: 20 de Maio de 2011, 10:55 »
Tive um problema inicial. Estou testando suas dicas e sempre que crio um ISO não consigo mais acessar o nautilus como root e, quando reinicio a máquina a página de login é alterada (parecendo muito com a do kde e não do gnome). Então é exibida a seguinte mensagem de ERRO no canto superior direito:
"Os padrões de configuração do Gerenciador de Energia para o Gnome não foram instalados corretamente. Por favor entre em contato com o administrador".
Tento logar, mas não entra, sempre aparecendo está mensagem.
Como estou trabalhando com uma cópia instalada no VirtualBox não muito problema porque recupero uma cópia salva. Mas no computador onde está instalado é um problemão porque tenho que reinstalar tudo novamente.
O que pode está acontecendo?

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Tornar minha Personalização do Ubuntu Padrão para todos os Usuários
« Resposta #7 Online: 20 de Maio de 2011, 11:12 »
Ola ruygondim, faça entao alguns testes padrao, instale o ubuntu na sua maquina virtual com o Virtual-box instale o remastersys pelo repositorio, assim se houver dependencias ele ja instala para vc, faça agora algumas customizaçoes leves, como trocar o papel de parede, instalar pacotes, mas nao modifique ainda a estrutura a fundo, deixe o tema padrao do Ubuntu e crie uma ISO customizada procedendo como indiquei copiando a pasta home e seus arquivos ocultos para /etc/skell e veja como ficou o remaster criado a partir desse teste.

Se tudo correu bem, entao e problema nas customizaçoes, va aumentando o nivel de customização aos poucos e testando, Se vc instalou bibliotecas Qt do KDE pode ser esse o problema da tela se parecer com o do KDE eu particularmente nao gosto de misturar aplicativos Gnome com aplicativos do KDE, entao sempre tento uma solução nativa para o gnome, toas as vezes que usei KDE com Gnome resultou num sistema meio hibrido, com janelas abrindo ora com aparencia Gtk do Gnome ora com aparencia do KDE, lembrando que o seu sistema usando opçoes avançadas de customização pode nao ser compativel com outra placa ou outro hardware, por exemplo, se vc fizer o remaster em um note que tem todos os componentes Intel e for rodar a ISO customizada em um note que tem placa de video SIS possivelmente vao haver problemas com o driver de video ou com acpi, esses erros sao independentes da sua customização.
« Última modificação: 20 de Maio de 2011, 11:27 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline ruygondim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 217
    • Ver perfil
Re: Tornar minha Personalização do Ubuntu Padrão para todos os Usuários
« Resposta #8 Online: 21 de Maio de 2011, 05:03 »
Platão, inicialmente lhe agradeço pela grande ajuda. Fico muito grato e penso que esse tipo de atitude torna esse fórum o melhor dos que já conheci na web.
Eu percebi que após instalado o Remarstesys (pelo repositório, como indicou) ele suporta até três processos. É exatamente na terceira vez que ele está criando um ISO vasio e provoca o erro no sistema.
Eu fiz a cópia da pasta home. 1º tentei copiar home e todas as contas para /etc/skel. Quando testei a customização estava lá a pasta home junto com Documentos, Downloads, Músicas... Então retornei ao Ubuntu e gravei estas pastas da minha conta personalizada em /etc/skell/ e também a própria pasta da minha conta. Ele gravou todas na customização. Tudo foi gravado na minha customização (pacote, programas instalados), exceto minhas personalizaçõs da área de trabalho: temas, painéis configurados, menu principal.
« Última modificação: 21 de Maio de 2011, 12:50 por ruygondim »

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Tornar minha Personalização do Ubuntu Padrão para todos os Usuários
« Resposta #9 Online: 21 de Maio de 2011, 11:50 »
Ola ruygondim, vale lembrar que esse processo de copiar a pasta home para /etc/skell vc nao vai precisar seguir o tutorial do hamaker, com essa dica vc vai ter o mesmo resultado mas sem alterar os arquivos comentados no tutorial.

Crie somente um usuario, nesse usuario fazer as customizaçoes.

Depois do sistema instalado e customizado vc pode entao copiar e substitir as pastas originais ocultas das outras contas criadas posteriormente pelas customizadas sem necessariamente ter que configurar tudo novamente, no caso se vc copiou todas as pastas desse unico usuario que vc criou para o local indicado o processo normal seria que todas as customizaçoes ficassem salvas, incluso papel de parede,atalhos e ate os favoritos do firefox.

Tente de outra forma entao, ao invez de usar a opção dist vc usa a opção backup mas agora vc nao vai copiar a sua home para a pasta skell, isso deve gerar o arquivo que vc precisa, e a mesma coisa que estavamos fazendo so que de uma forma diferente, veja os resultados.

Por gentileza, remova as maiusculas do seu texto, que estao em nao conformidade com as regras de utilização do forum item 2;

II - Em caixa-alta (maiúsculas).

Aguardo correção.

« Última modificação: 21 de Maio de 2011, 11:59 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline ruygondim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 217
    • Ver perfil
Re: Tornar minha Personalização do Ubuntu Padrão para todos os Usuários
« Resposta #10 Online: 24 de Maio de 2011, 15:38 »
Platão,

testei uma opção que foi bem sucedida. Criei uma segunda conta administrativa (nome:Adminsitrador), entrei nela e fiz uma cópia da minha conta(nome:Escola). Depois alterei o nome da pasta copiada (nome:Teste), gravei na pasta /home (através de gksu nautilus). Fui em Sistema > Usuários e Grupos e criei uma conta com o mesmo nome da pasta copiada (Teste). Pronto, as configurações foram repassadas.

Mas ainda não consegui solucionar completamente os problema com a ISO do Remastesys. A última que criei pediu usuário e senha. Tentei várias opções e nada funcionou. Verifiquei o syslinux e parece estar atualizado.

Você sugeriu acima que seria bom baixar pacotes de drives de vídeo para solucionar problemas em outras máquinas. Eu já tive estes problemas, mas não consegui baixar estes pacotes.

Por fim, uma última dúvida: seria posível baixar pacotes do Synaptic para instalá-lo em outra máquina (que não tenha internet, por exemplo) ou ainda incluir esses pacotes numa ISO customizada pelo Ubuntu Customize?

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Tornar minha Personalização do Ubuntu Padrão para todos os Usuários
« Resposta #11 Online: 24 de Maio de 2011, 17:20 »

Mas ainda não consegui solucionar completamente os problema com a ISO do Remastesys. A última que criei pediu usuário e senha. Tentei várias opções e nada funcionou. Verifiquei o syslinux e parece estar atualizado.

Ola tente Usuario; custom senha; nenhuma


Você sugeriu acima que seria bom baixar pacotes de drives de vídeo para solucionar problemas em outras máquinas. Eu já tive estes problemas, mas não consegui baixar estes pacotes.

Ola vai depender as maquinas que vc vai instalar, o Ubuntu ja traz os drivers de video no live CD, mas como disse anteiormente seria interessante vc deixar os drivers no cache do apt quando na criação da ISO, isso facilitaria na hora da instalação sem a internet se for o caso. O processo e simples e so manter no cache do apt os pacotes que vc quer que estejam presentes mas nao instala-los, deixar somente no cache para instalação futura ou nao, vou dar outro exemplo;

Quero que a minha ISO customizada tenha o cheese -para webcan- no cache mas nao quero instalar esse pacote na ISO customizada, vou deixar somente para o usuario se ele quiser instalar offline ele procederia assim;

sudo apt-get install cheese

O Ubuntu mesmo estando desconectado da net instalaria o programa e vc poderia usar, normalmente ele iria baixar o programa para depois instalar, estando o programa no cache ele so vai instalar nao precisa baixar o pacote.

Resumindo, os pacotes que vc quer que estejam disponiveis vc pode deixar no cache e o usuario escolhe ou nao se vai instalar, independente de estar conectado a net ou nao.

Por fim, uma última dúvida: seria posível baixar pacotes do Synaptic para instalá-lo em outra máquina (que não tenha internet, por exemplo) ou ainda incluir esses pacotes numa ISO customizada pelo Ubuntu Customize?


Sim e possivel, existe um aplicativo chamado Apt-on-CD que nada mais e do que um programa que grava todo o cache do apt em um CD que pode ser adicionado a sua instalação posteriormente.

Em resumo o que esse aplicativo faz e copiar tudo que existe em /var/cache/apt/archives para uma imagem ISO, da mesma forma que vc pode dar um copiar e colar como root nessa pasta citada e copia-la para um pen-drive que vai ter o mesmo resultado.

O problema e que vc pode acidentalmente depois da instalação do sistema ter excluido os pacotes do cache para liberar espaço, ai nesse caso seria insteressante um script para fazer o download dos pacotes novamente, ou entao criar um live-pen drive instalar o Ubuntu com a mesma versao nesse pen e fazer todas as atualizações e copiar esse cache completao fazendo uma ISO com o Ato-on-cd. Ficaria muito bom, porque ai vc teria uma ISO customizada do sistema e mais um DVD com todos os pacotes para instalação offline de aplicativos, bastando vc adicionar o seu dvd como se fosse um repositorio pelo synaptic.

O unico problema desse processo e que vc ficaria preso as versoes dos programas que estao no DVD, usando pacotes mais antigos que a instalação padrao rodando na maquina atualizada pela net, versoes mais novas geralmente trazem mais funcionalidades ou correçoes de bugs, em 6 meses no entanto vc teria um DVD com pacotes muito provavelmente desatualizados em comparação com a versao corrente.
« Última modificação: 24 de Maio de 2011, 17:41 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline ruygondim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 217
    • Ver perfil
Re: Tornar minha Personalização do Ubuntu Padrão para todos os Usuários
« Resposta #12 Online: 31 de Maio de 2011, 20:29 »
Platão, finalmente funcionou a contento!!!

Para os que tentarem solução semelhante, resumirei minha experiência:

1. É recomendável instalar o Ubuntu para personalização virtualizado e criar um backup: no meu caso, instalei  o Ubuntu 10.10 virtualizado no Oracle VirtualBox. Para garantir-me contra imprevistos, criei um backup desta virtualização comando Exportar.
>>> Preferi essas opções porque por diversas vezes o Remastersys danificou meu sistema.

2. Como Platão orientou acima, também é recomendável ir fazendo as mudanças no sistema aos poucos para ver surgir eventuais erros na instalação de pacotes.

3. Procure instalar e usar o Remastesys após ter completado a personalização.
   >>> Observei que o Remastersys me permitia fazer duas criações de ISO, sendo que a terceira deixava o Ubuntu inutilizável. Por isso criei os backups no VirtualBox. Alerto que estes erros podem não ocorrer em outras situações.

4. Crie um arquivo ISO através do comando Dist do Remastersys. Com o arquivo ISSO gerado, grave-o em um DVD (certamente um CD não comportará o tamanho) ou em um pen-drive/disco rígido externo. Para tanto você pode usar com sucesso o Unetbootin.
    >> No meu caso, a opção Backup do Remastersys (que copia o sistema integralmente, incluindo a pasta /home/) não funcionou devido ao tamanho gigantesco do ISO gerado.

5. Abra o Brasero ou o K3B > crie um disco de dados > copie os arquivos de sua conta personalizada (/home/sua_conta/) > grave uma imagem ISO (no caso do k3B, na janela de gravação, marque a opção "Somente criar imagem".

6. Instale sua Customização no computador desejado.
       >>> Caso o instalador em algum momento solicite nome de usuário e senha e nenhuma opção sugerida neste fórum funcione, provavelmente o ISO criado pelo Remastersys possui erro.

7. Leve o ISO de sua conta personalizada e descompacte-o na pasta /home/.
       >>> Acesse-a em modo sudo: aperte Alt+F2 > digite gksu nautilus).

8. Vá em Sistema > Administração > Usuários e grupos. Agora crie uma conta: no campo usuário, digite exatamente o mesmo de sua pasta copiada em /home/.

9. Agora acesse sua nova conta por meio do comando Encerrar Sessão.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Tornar minha Personalização do Ubuntu Padrão para todos os Usuários
« Resposta #13 Online: 31 de Maio de 2011, 20:38 »
Platão, finalmente funcionou a contento!!!


Vencemos entao? hehehehe

Se a duvida foi sanada por gentileza edite a primeira pergunta desse topico e acrescentar o icone solucionado;

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

Filminho cortezia do Tota.

Apostilas na assinatura abaixo.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997