Autor Tópico: Unity ou Gnome 3?  (Lida 3690 vezes)

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Unity ou Gnome 3?
« Online: 05 de Junho de 2011, 11:13 »
Pessoal

Uso Distribuições Linux desde o Kurumin e atualmente estou com o Ubuntu 10.04LTS. Desde que comecei a usar o Ubuntu, com o 9.04, me identifiquei com o Gnome 2, ao qual já estou bem familiarizado.

Por questão de continuidade mantive a versão 10.04LTS no desktop e notebook e atualize o kernel para o 2.6.38. Tudo funciona corretamente.

Estou analisando a possibilidade de atualizar o Gnome para a versão 3, mas antes sempre procuro estudar os possíveis bugs. Ainda mais agora, com o lançamento do Unity na versão 11.04, que é o principal assunto de problemas e bugs neste subfórum.

Já li que a versão 11.04 sacrificou uma parte da compatibilidade com hardware mais antigo (anterior a 2007) e que o unity exige bastante da placa de vídeo.

Quando pesquisava sobre o Gnome 3 não pude deixar de notar que o ambiente gráfico do gnome-shell ficou muito parecido, praticamente idêntico ao unity.

Então:

1) Qual a relação entre o unity e a Gnome?
2) Alguém aqui que usa o 10.04LTS instalou o Gnome 3?
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Unity ou Gnome 3?
« Resposta #1 Online: 05 de Junho de 2011, 11:52 »
Fala colega, eu usei o 10.04 por um bom tempo, inclusive tinha instalado o Gnome shell e gostei, mas com o lançamento do 11.04 foi tanta propaganda do Unity que decidi instalar e gostei,  está legal, mas se fosse você,  consideraria a possibilidade de esperar pela outra LTS 12.04.
Usuário Linux- 449417

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Unity ou Gnome 3?
« Resposta #2 Online: 05 de Junho de 2011, 12:05 »
Estou considerando sim a espera até 12.04LTS e enquanto isso pensei em atualizar para o Gnome 3.

O Gnome 3 é muito diferente do unity?

Estava observando os vídeos no site da gnome e no site unity.ubuntu e achei muito parecidos. Já li também que se atualizar para gnome 3 não tem como voltar para gnome 2 sem reinstalar. Por isso eu estou pesquisando.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Unity ou Gnome 3?
« Resposta #3 Online: 05 de Junho de 2011, 12:18 »
Estou considerando sim a espera até 12.04LTS e enquanto isso pensei em atualizar para o Gnome 3.

O Gnome 3 é muito diferente do unity?

Estava observando os vídeos no site da gnome e no site unity.ubuntu e achei muito parecidos. Já li também que se atualizar para gnome 3 não tem como voltar para gnome 2 sem reinstalar. Por isso eu estou pesquisando.

Não dá para atualizar para o gnome shell(faz parte do Gnome3) no 10.04 , antigamente dava, mas deu um bug e já era.
Eu gosto mais do Unity, ficou parecendo o Mac OS x tema escuro, rsrs.
Usuário Linux- 449417

clodoaldops

  • Visitante
Re: Unity ou Gnome 3?
« Resposta #4 Online: 05 de Junho de 2011, 14:00 »
Uqer testar gnome 3 use o fedora15 que já instalado por default.
Fazer gambiarras sempre tem seus riscos!

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Unity ou Gnome 3?
« Resposta #5 Online: 05 de Junho de 2011, 14:49 »
Afinal, existe relação entre unity e gnome 3?

Sobre a instalação do gnome 3 no Ubuntu 10.04LTS agradeço os comentários e tenho duas observações:
1) O que pensei em fazer não é propriamente uma gambiarra, pois eu faria isso por ppa:
Citar
sudo add-apt-repository ppa:gnome3-team/gnome3
sudo apt-get update
sudo apt-get install gnome-shell
export GNOME_SHELL_DISABLE_TFP=1
gnome-shell --replace
Tem um vídeo que ilustra bem isso: http://www.youtube.com/watch?v=jji3AQh7bao

2) Mas, antes é preciso atualizar o kernel 2.6.32 do 10.04LTS para o 2.6.38, também por ppa:
Citar
sudo add-apt-repository ppa:kernel-ppa/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install linux-headers-2.6.38-1-generic linux-image-2.6.38-1-generic

A questão do bug do gnome-shell acredito que se deva a incompatibilidade com recursos do kernel 2.6.32. Particularmente, depois que atualizei o kernel o funcionamento geral melhorou bastante, especialmente nos recursos de vídeo e duração de bateria do notebook
« Última modificação: 05 de Junho de 2011, 15:04 por xluisfernando »
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Unity ou Gnome 3?
« Resposta #6 Online: 05 de Junho de 2011, 15:14 »

Atualizando o kernel pode ser, eu falei no 10.04 com o kernel que saiu originalmente.
Usuário Linux- 449417

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Unity ou Gnome 3?
« Resposta #7 Online: 06 de Junho de 2011, 23:26 »

Atualizando o kernel pode ser, eu falei no 10.04 com o kernel que saiu originalmente.


No vídeo que coloquei a pessoa instala o gnome 3 na sua sessão live-CD (pen drive), No entanto, a pessoa diz no começo que o gravou o vídeo em setembro de 2010.

Executei o comando de instalação do ppa do gnome-shel mas apresentou o tradicional erro 404, d arquivo não localizado. Então, aparentemente o problema não era com o kernel, mas com o fato do pacote ter sido removido pelo suporte da canonical.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Unity ou Gnome 3?
« Resposta #8 Online: 07 de Junho de 2011, 14:46 »
O unity do ubuntu 11.04 roda ainda em cima do gnome 2. A parada é, como falaram, o kernel talvez tenha que ser um mais novo.
O gnome-shell roda em cima do gnome 3. Seria melhor você testar num live-alguma_coisa o fedora pra ver se gosta. Uma vez instalado o Gnome 3, só reinstalando tudo. Já o unity, como está em cima do gnome 2, acho que dá pra fazer um rollback tranquilo.

Eu tenho o 10.04 no desktop e o 11.04 no note, e digo que, apesar de estar excelente o Unity, ainda não troco o 10.04!
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Unity ou Gnome 3?
« Resposta #9 Online: 07 de Junho de 2011, 15:31 »
Testei por live-CD o Unity do 11.04 e percebi que ao encerrar a sessão e voltar à tela de login existe a opção de escolher o tipo de gerenciador de janelas. No caso, para quem não gosta do unity, é possível definir para que a sessão padrão seja o gnome ou mesmo o kde (depois de instalado).

Sinceramente, não gostei do unity mas percebi muitas semelhanças com o gnome 3. Farei como o sugerido: vou baixar o fedora para ver como é.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS