Autor Tópico: [Resolvido]Driver Ati/Amd não funciona em 1024x768 60hz  (Lida 25008 vezes)

Offline DiegoCavalcante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
  • Ubuntu 11.04 (Natty Narwhal) Voando
    • Ver perfil
[Resolvido]Driver Ati/Amd não funciona em 1024x768 60hz
« Online: 05 de Junho de 2011, 13:48 »
Boa tarde pessoal.

Sou novo no forum e uso o ubuntu ha 3 anos. sistema perfeito para mim. atendeu todos os meus requisitos até o momento, nunca tive do que reclamar.

Ontem precisei trocar meu HD e instalar o linux novamente, eu usava a versão 10.10, fui instalar ontem e apresentou um problema, então baixei e instalei a versão 11.04. e apresentou o mesmo problema.

na instalação do linux percebi a seguinte mensagem repetitivamente.

[drm:radeon_dvi_detected]*error* dvi-I-2:probed a monitor but no l invalid edid

até ai blz, só que ao iniciar o ubuntu e instalar o drive proprietario da ATI/AMD, reiniciei o computador ao concluir a instalação, ao iniciar o ubuntu n carrega e aparece um quadrado no monitor insformando que eu devo usar a resolução 1024x768 60hz, como se após instalar o drive de video, tivesse alterado e almentado a resolução para uma não suportada pelo monitor, alguem ajuda ?

Placa de video Ati Radeon 4650 HD - 512mb

Obrigado.
« Última modificação: 08 de Junho de 2011, 05:15 por DiegoCavalcante »
Livre dos DitaNets, eu uso Linux.

Offline koheleth

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 160
    • Ver perfil
    • Guia LPI
Re: Driver Ati/Amd não funciona em 1024x768 60hz
« Resposta #1 Online: 06 de Junho de 2011, 12:03 »
Olá Diego,

Não tive uma boa experiência com Ubuntu 11.04, a parte gráfica está com problemas depois que a canonical colocou o Unity, ele deu pau em todas minhas máquinas(notebooks e desktops) na placa gráfica. Acredito que foi o Unity e o suporte gráfico.

Bem, antes usava o Ubuntu 10.04 LTS, tudo funcionava bem, e acabe voltando pra ele. Os programas mais novos como o Libre Office 3.3(a versão 3.4 já saiu), o firefox 4, JDownload e etc... Instalei através do Ubuntu-Tweak.

Agora tenho um sistema onde tudo funcional, placa de audio, vídeo, rede... e com os programas que preciso...

Meu conselho é vá para o 10.04 LTS. O 11.04 não está bem, acredito que a canonical vai resolver na versão 11.10 esses problemas com as placas.


Até mais
Ubuntu 13.04
acesse: Guia LPI
Profº Marcos Aurélio

Offline DiegoCavalcante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
  • Ubuntu 11.04 (Natty Narwhal) Voando
    • Ver perfil
Re: Driver Ati/Amd não funciona em 1024x768 60hz
« Resposta #2 Online: 06 de Junho de 2011, 14:34 »
Ola koheleth, Obrigado por responder meu tópico.

Infelizmente acredito que não seja mais problema de versão pois tentei colocar o 10.10 novamente e esta apresentando o mesmo erro, da pra usar o ubuntu 11.04 aki sem o drive proprietario de video ati/amd, se eu instalar ja era, com outro monitor crt funcionou normal tambem. é meio complicado entender isso. por tempo vou me limitar ao 11.04 mesmo enquanto arrumo uma solução. Obrigado pela força e esclarecimento, pensei que somente eu estava com esse problema, mais depois de pesquisar, vi que é bem comum.
Livre dos DitaNets, eu uso Linux.

Offline DiegoCavalcante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
  • Ubuntu 11.04 (Natty Narwhal) Voando
    • Ver perfil
Re: Driver Ati/Amd não funciona em 1024x768 60hz
« Resposta #3 Online: 06 de Junho de 2011, 14:48 »
Caro koheleth
Após varios testes fiquei meio intrigado.

meu monitor é um sansung syncmaster 540n LCD - 15p, que esta apresentando a msg (monitor não otimizado, resolução recomendada 1024x768 60hz) ao iniciar o ubuntu, ao iniciar o windows xp que tenho em outro HD funciona normal iniciando pelo grub, só por curiosidade troquei o monitor e coloquei um LG crt de 15p, o ubuntu abriu normal, ja reinstalei o linux varias vezes e apresenta o mesmo erro, sendo que esse erro só acontece quando eu instalo o driver proprietario da ati/amd, quando reinicio ja era, não consigo mais entrar no ubuntu em modo grafico ou recovery, fica só a msg no monitor flutuando dizendo que meu video não é otimizado. sera que terei que usar meu ubuntu sem driver de video para sempre? ou terei que voltar a usar monitor crt mostro de 5 anos que tenho aqui? alguem pode dar um help?
snif snif.

Vlw. Abraço.
Livre dos DitaNets, eu uso Linux.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Driver Ati/Amd não funciona em 1024x768 60hz
« Resposta #4 Online: 06 de Junho de 2011, 15:02 »
Olá DiegoCavalcante,

Faz um teste com o Lcd resetando o próprio monitor e depois entrando no Ubuntu.
Resetar aí é no próprio monitor, na função OSD dele, que deve estar em algum lugar do menu.

A placa de vídeo RadeonHD 4650 deveria funcionar, embora as ATI estejam complicadas.

[]'s
« Última modificação: 06 de Junho de 2011, 15:05 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline DiegoCavalcante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
  • Ubuntu 11.04 (Natty Narwhal) Voando
    • Ver perfil
Re: Driver Ati/Amd não funciona em 1024x768 60hz
« Resposta #5 Online: 06 de Junho de 2011, 15:09 »
Olá druidaobelix

Fiz o que vc pediu, só que algumas funções no menu estão bloqueadas,
ex:magiccolor
    tonalidade
    controle de cor
    gama
    grosseiro
    ajuste fino
    nitidez 
    posição -H
    Posição -V
    Idioma
    Reset Imagem
    Reset cor

a unica coisa que da pra mexer é em brilho e contraste, até o auto ajuste ta bloqueado, o que sera que houve?

Obrigado.
Livre dos DitaNets, eu uso Linux.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Driver Ati/Amd não funciona em 1024x768 60hz
« Resposta #6 Online: 06 de Junho de 2011, 15:20 »
Olá DiegoCavalcante,

Aí precisa consultar o manual do fabricante do monitor para ver como é que faz o reset especificamente desse modelo, mas não acredito que haja um monitor que não se possa retornar às configurações originais de fábrica.

[]'s
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline DiegoCavalcante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
  • Ubuntu 11.04 (Natty Narwhal) Voando
    • Ver perfil
Re: Driver Ati/Amd não funciona em 1024x768 60hz
« Resposta #7 Online: 06 de Junho de 2011, 15:23 »
Entendi.

Irei persquisar o manual aqui e posto o resultado. OBG.
Livre dos DitaNets, eu uso Linux.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Driver Ati/Amd não funciona em 1024x768 60hz
« Resposta #8 Online: 06 de Junho de 2011, 15:28 »


Depois de descobrir como dar o reset no monitor, se ainda assim houver problemas, troque o cabo.

Consulte isso:

http://forum.clubedohardware.com.br/monitor-lcd-samsung/617348

http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-problema-monitor/602906

Feita as análises de hardware e permanecendo o problema, é então passar a estudar o EDID na ATI, quando conjugado com o Win, mas aí será uma longa viagem. :-)

[]'s
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline DiegoCavalcante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
  • Ubuntu 11.04 (Natty Narwhal) Voando
    • Ver perfil
Re: Driver Ati/Amd não funciona em 1024x768 60hz
« Resposta #9 Online: 06 de Junho de 2011, 16:11 »
Olá druidaobelix

Troquei o cabo do monitor mais não resolveu o meu problema, pesquisei bastante e não encontrei como faz para restaurar as configurações do monitor para padrãod e fabrica, a unica coisa que encontrei foi utilizando o software que vem junto com o monitor, só que não tenho o mesmo.

o que farei agora?
Livre dos DitaNets, eu uso Linux.

Offline DiegoCavalcante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
  • Ubuntu 11.04 (Natty Narwhal) Voando
    • Ver perfil
Re: Driver Ati/Amd não funciona em 1024x768 60hz
« Resposta #10 Online: 06 de Junho de 2011, 17:24 »
Olá pessoal
consegui resetar as configurações para o padrão de fabrica, no entando ainda não consigo entrar no ubuntu 11.04 natty
postarei abaixo uma lista de procedimentos e os resultados para um melhor esclarecimento.

Configurações: Monitor Sansung LCD syncmaster 540n 15'' / Placa de video Offboard  Ati Radeon HD 4650 512mb

Testes...
1º Usava o ubuntu 10.10 juntamente com o Windows XP em grub, funcionando perfeito.

2º Tive que trocar de HD e instalei o 11.04, iniciou normalmente, mais ao instalar o drive de video ati/amd quando reiniciei apareceu a mensagem [modo nao otimizado modo recomendado 1024 x 768 60 hz]. Problema. OBS: o windows inicia normalmente.

3º Retornei a instalar o 10.10 que estava funcionando perfeito.iniciou normalmente, mais ao instalar o drive de video ati/amd quando reiniciei apareceu a mensagem [modo nao otimizado modo recomendado 1024 x 768 60 hz]. Problema. OBS: o windows inicia normalmente.

4º Troquei o monitor LCD por um CRT LG 15'', Ambos S.Os voltaram a iniciar normalmente, Windows e linux.

5º Troquei o cabo VGA. [modo nao otimizado modo recomendado 1024 x 768 60 hz]. Problema.

6º Resetei as configurações do monitor para o padrão de fabrica. [modo nao otimizado modo recomendado 1024 x 768 60 hz]. Problema.

7º Até tentei editar o grub quando conectado ao monitor CRT com o startupmanager, e setando a resolução em 1024x768 60 hz, ao retornar ao monitor LCD. [modo nao otimizado modo recomendado 1024 x 768 60 hz]. Problema.

kkk parece até brincadeira ne, mais to ha 3 dias nessa briga.

Me restaram algumas alternativas para a solução deste problema.

1º Voltar a usar meu monitor CRT de 5 Anos de idade. [Soluciona meu problema]
2º Testar outro monitor LCD de marca diferente para ver no que da. [Talvez Solucione meu problema]
3º Usar o Ubuntu 10.10 ou 11.04 sem instalar o drive proprietario de video ATI/AMD. [Soluciona meu problema]

No momento vou usar a 3º alternativa, pois não quero voltar pro CRT, e nem tenho outro LCD para teste.

Obrigado a todos.

Ah, só pra deixar uma exclamação no Tópico, sera que o problema é incompatibilidade da placa de video com o ubuntu? ou sera que é problema de incompatibilidade da placa de video com o monitor???? VLW.
« Última modificação: 06 de Junho de 2011, 17:28 por DiegoCavalcante »
Livre dos DitaNets, eu uso Linux.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Driver Ati/Amd não funciona em 1024x768 60hz
« Resposta #11 Online: 06 de Junho de 2011, 17:36 »
Fez o Self-Test Feature Check nele?

Precisa fazer sem cabo.

Só para registro, que pode ser útil à alguém, manual do monitor Samsung SyncMaster 740B / 940B / 740N / 940Fn / 540B / 540N / 740T / 940T / 940N / 940Be, em inglês, contendo 189 páginas, aqui:

http://manual-de-instrucoes.com/manual-de-instrucoes-guia-usuario/SAMSUNG/SYNCMASTER%20540N-_E



www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline DiegoCavalcante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
  • Ubuntu 11.04 (Natty Narwhal) Voando
    • Ver perfil
Re: Driver Ati/Amd não funciona em 1024x768 60hz
« Resposta #12 Online: 06 de Junho de 2011, 17:39 »
Opa druidaobelix

esse manual eu consultei mais cedo, só tem 3 paginas que não me foram muito uteis,
alguma sugestão de como faço o Self-Test Feature Check?
Livre dos DitaNets, eu uso Linux.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Driver Ati/Amd não funciona em 1024x768 60hz
« Resposta #13 Online: 06 de Junho de 2011, 17:42 »
Curioso isso, que baixei aqui e tem 189 páginas, apenas que no momento não estou com tempo para poder pesquisar no manual.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline DiegoCavalcante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
  • Ubuntu 11.04 (Natty Narwhal) Voando
    • Ver perfil
Re: Driver Ati/Amd não funciona em 1024x768 60hz
« Resposta #14 Online: 06 de Junho de 2011, 17:49 »
Ta tranquilo, agradeço a grande ajuda, to usando o pai dos burros www.google.com.br pra ver como se faz esse teste.
apesar de que eu ache que o problema é a incompatibilidade da placa de video com o monitor. acho que depois que realizar esse selftest e ver o resultado, vou testar tirar a placa de video do pc pra ver no que da. no que pra mim seria uma grande desvantagem pq eu perderia um grande desempenho no meu windows.
PS: consegui baixar o manual que vc falou, não tinha visto o botãod e download, vi so a previa de 3 paginas.

Grato pela atenção, e postarei os resultados. ABRAÇO.
« Última modificação: 06 de Junho de 2011, 17:51 por DiegoCavalcante »
Livre dos DitaNets, eu uso Linux.