Autor Tópico: Configurando LTSP num Servidor (Colocando Alterações num CD)  (Lida 3758 vezes)

Offline rbrazileiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
    • http://www.geocities.com/rbrazileiro
Configurando LTSP num Servidor (Colocando Alterações num CD)
« Online: 20 de Julho de 2006, 11:09 »
Pessoal, eu tenho uma máquina toda configurada para funcionar como Terminal Server utilizando LTSP.

Agora eu preciso levar esse Ubuntu todo configurado para outras máquinas que irão trabalhar como Servidores em escolas de informáticas. Para que eu não tenha que pegar cada máquina e fazer todas as configurações novamente, eu preciso transformar esse Ubuntu num CD para que eu instalasse nos servidores. Há condições? Como eu faço isso?

Agradeço a atenção.

Ricardo
« Última modificação: 31 de Julho de 2006, 09:23 por rbrazileiro »
Ricardo Brazileiro

"Eu acredito na liberdade"

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Colocando Alterações num CD
« Resposta #1 Online: 20 de Julho de 2006, 12:04 »
Pode utilizar o programa partimage, utiliza um LiveCD e depois utilizando o partimagem grava a imagem para um CD.
Nos cds onde quer instalar arranca com o LiveCD e depois utiliza o CD com a imagem para clonar...
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline rbrazileiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
    • http://www.geocities.com/rbrazileiro
Re: Colocando Alterações num CD
« Resposta #2 Online: 21 de Julho de 2006, 09:55 »
Lamengo, a situação é a seguinte:
O Ubuntu configurado está num IBM Pentium 4 com 40GB de HD.

A configuração do Servidor que eu quero clonar é um HP SERVER TC2120 com outras configurações diferentes e com as seguintes partições: 1 partição de 10GB para Windows 2003 Server, 20 GB com FAT e 10 GB para o UBUNTU com LTSP.

É nessa partição de 10GB que eu quero colocar a Imagem do Ubuntu Configurado da IBM. Há possibilidades?

Obrigado.
Ricardo Brazileiro

"Eu acredito na liberdade"

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Colocando Alterações num CD
« Resposta #3 Online: 21 de Julho de 2006, 10:56 »
rbrazileiro,
tanto quanto me lembro o partimage apenas permite restaurar a partição com o mesmo tamanho com que foi feito o backup.
Por isso o ideal no seu caso seria arrancar dum Live CD, encolher a partiçao do IBM P4 para o menor possível, depois restaurar a imagem no servidor HP e mais tarde redimensiona a partição e extender.

A outra forma de fazer é arrancando a partir de um LiveCD fazer um backup total utilizando o comando "tar".
Monta o sistema que quer copiar em /mnt/disco_que_vai_copiar
Código: [Selecionar]
cd /mnt/disco_que_vai_copiar
tar czvf ficheiro.tar.gz .
No caso do tar vai ter que ter um outro disco com capacidade para receber o ficheiro tar com a imagem completa.
Para extrair é o inverso, depois de criar a partição pode extrair o ficheiro para lá.

Nota que o tar faz uma cópia de todos os ficheiros no sistema por isso aí não faz diferença o tamanho das partições (desde que seja suficiente para extrair o conteúdo).
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline rbrazileiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
    • http://www.geocities.com/rbrazileiro
Re: Colocando Alterações num CD
« Resposta #4 Online: 23 de Julho de 2006, 15:07 »
Lamengo, resolvi de outra forma.
Arrumei as partições do Servidor e deixei 10GB para W2k3, 18GB com FAT, 2GB de SWAP e 10GB com Reiserfs. Peguei o HD e coloquei na IBM e pelo próprio Ubuntu do IBM fiz um DD para clonar a partição.

Código: [Selecionar]
[b]
dd if=/dev/hda4 of=/dev/hdd4 [/b]

ele demorou muito e retornou: Erro de Segmentação.

Mesmo com esse erro fui testar o HD do Servidor para ver se tinha dado certo.

Tudo beleza! Ele copiou o Ubuntu na Partição e já rodou o Grub e funcionou legal.

Tive que Reconfigurar o Xorg :
Código: [Selecionar]
dpkg-reconfigure xserver-xorg
E também o grub para adicionar o windows 2003 server no boot.

Só deu bronca numa coisa. Rede!

O IBM só tem uma placa. eth0. Tinha configurado DHCP e todos os serviços para rodar legal e funcionava muito bem.

Quando clonei para o Servidor, deu pau! O servidor tem 2 placas, ele ta configurando para eth1 e eth2. Porque não ficou eth0 e eth1 ?
O DHCP consegue da o start, mas quando coloco uma máquina para procurar o DHCP ela não acha.

Será que era porque o DHCP estava configurado para rodar numa eth0 e agora a máquina só tem eth1 e eth2?

Configurei o eth1 com o mesmo IP da IBM, tudo certinho.. mas não funciona o DHCP.

O que faço?

Aguardo retorno.
Ricardo Brazileiro

"Eu acredito na liberdade"

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Colocando Alterações num CD
« Resposta #5 Online: 23 de Julho de 2006, 15:19 »
rbrazileiro,
utilizar o dd tambem era uma opção mas se as partições não eram exactamentes do mesmo tamanho podia dar graves problemas.
Se o dd terminou com "segmentation fault" pode não ter feito a cópia completa, espero que não venha a descubrir os problemas mais tarde, o risco é seu...
Quando aos problemas da configuração de rede, se os ethN alteraram sim é natural que esteja tentando pegar a config por DCHP na placa errada.
A configuração de rede está em /etc/network/interfaces, coloca de acordo com os novos nomes.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline rbrazileiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
    • http://www.geocities.com/rbrazileiro
Re: Colocando Alterações num CD
« Resposta #6 Online: 24 de Julho de 2006, 09:25 »
Lamengo, eu acho que o erro de segmentação deu porque a partição de Destino é maior do que a partição de origem, ou seja, eu tinha 10GB no Servidor e a partição do IBM era de 9GB.

Será que foi isso?

Abraços.
Ricardo Brazileiro

"Eu acredito na liberdade"

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Colocando Alterações num CD
« Resposta #7 Online: 24 de Julho de 2006, 10:54 »
Não, quero dizer, não deveria ser isso, o dd deveria ter terminado a copia quando a origem termina...
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline rbrazileiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
    • http://www.geocities.com/rbrazileiro
Re: Configurando LTSP num Servidor (Colocando Alterações num CD)
« Resposta #8 Online: 31 de Julho de 2006, 09:27 »
Próximos Passos:
Eu levei o Servidor já clonado para uma Escola e coloquei todo cabeamento nele.

A placa eth1 ficou para a rede local (terminal service) e a placa eth2 ficou para a internet via Satélite.

O DHCP está dando start normal, tudo parece estar ok...

Quando eu ligo um cliente, ele fica procurando o DHCP..... e não acha, aparece NO IP...

O que pode ser?

A placa eth2 está configurada para receber DHCP da internet e a eth1 é um IP fixo.

Será que o cliente não está encontrando o servidor porque ele não está achando qual placa é a certa.

Alguma sugestão?
Ricardo Brazileiro

"Eu acredito na liberdade"