Autor Tópico: Ubuntu 11.04 em livecd as outras maquinas conectam por ele  (Lida 4302 vezes)

Paulo Correa

  • Visitante
Ubuntu 11.04 em livecd as outras maquinas conectam por ele
« Online: 10 de Junho de 2011, 18:00 »
Vamos por partes.
1ª Minha conexão se dá através de uma antena usb aquario
Citar
BUS 001 Device 002: ID 148f:2070 Ralink Technology, Corp. RT2070 Wireless Adapter
"Isso com o ubuntu rodando em livecd na maquina que contém o windows e é o servidor do meu cyber"

2ª A maquina rodando o livecd conectou, porém não consegui conexão nas outras maquinas todas rodando linux, no total de quatro, fora a mencionada.

E é essa a minha duvida:
Por estar rodando o livecd penso que as outras maquinas não conectaram por essa motivo.

Então pergunto, depois de instalar e atualizar todo o sistema nessa maquina ainda assim vou ter problema para compartilhar a internet com as outras maquinas.

Desde já agradeço a colaboração.
« Última modificação: 16 de Junho de 2011, 21:05 por Paulo Correa »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu 11.04 em livecd as outras maquinas conectam por ele
« Resposta #1 Online: 11 de Junho de 2011, 00:06 »
É difícil prever, isso vai muito da sua conexão, e também da sua experiência com o processo de compartilhar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Ubuntu 11.04 em livecd as outras maquinas conectam por ele
« Resposta #2 Online: 11 de Junho de 2011, 10:29 »
É difícil prever, isso vai muito da sua conexão, e também da sua experiência com o processo de compartilhar.
Bom dia zeekerj, experiência não tenho mesmo, pois estou há pouco mais de dois meses no "Linux", mas estou estudando bastante o Guia foca entre outras documentações que peguei da assinatura do platao.

O que achei estranho foi quando rodei o livecd na maquina 1 (vamos chama-la assim) as outras maquinas não conectaram, enquanto se eu rodar em livecd por exemplo na maquina 4 que ainda está com o ruindows ela conecta normalmente, isso em livecd.

Você poderia me disser porque isso acontece?

Obrigado pela colaboração zekkerj.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu 11.04 em livecd as outras maquinas conectam por ele
« Resposta #3 Online: 11 de Junho de 2011, 12:41 »
Pode ser por vários motivos, vc pode não ter ativado o compartilhamento, ou o firewall estava ativo, ou a máquina não ficou com o endereço que as outras esperavam que ela estivesse... enfim: não dá pra dizer o que houve, sem "estar lá", sem ter informação sobre o que realmente aconteceu.

Vc já deve ter visto aqueles comandos que eu costumo pedir quando o pessoal tem problema de conexão, se for testar novamente a montagem execute aqueles comandos e traga pra cá a saída, que a gente analisa o que acontece.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Ubuntu 11.04 em livecd as outras maquinas conectam por ele
« Resposta #4 Online: 11 de Junho de 2011, 13:00 »
Pode ser por vários motivos, vc pode não ter ativado o compartilhamento, ou o firewall estava ativo, ou a máquina não ficou com o endereço que as outras esperavam que ela estivesse... enfim: não dá pra dizer o que houve, sem "estar lá", sem ter informação sobre o que realmente aconteceu.

Vc já deve ter visto aqueles comandos que eu costumo pedir quando o pessoal tem problema de conexão, se for testar novamente a montagem execute aqueles comandos e traga pra cá a saída, que a gente analisa o que acontece.
Obrigado zekkerj, me adiantando a sua resposta anotei vários desses comandos, afinal estou aqui para aprender também.

Vou tentar e depois dos resultados volto postar.

Citar
EDIT
Primeiro fiz os comandos que você informa a um usuário que quer compartilhar a internet entre dois ubuntu
então instalei o samba e eis o resultado:
Código: [Selecionar]
ubuntu@ubuntu:~$ sudo apt-get install samba smbfs apache2.2-common
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências      
Lendo informação de estado... Pronto
samba já é a versão mais nova.
smbfs já é a versão mais nova.
Os pacotes extra a seguir serão instalados:
  apache2-utils apache2.2-bin libapr1 libaprutil1 libaprutil1-dbd-sqlite3
  libaprutil1-ldap
Pacotes sugeridos:
  apache2-doc apache2-suexec apache2-suexec-custom
Os NOVOS pacotes a seguir serão instalados:
  apache2-utils apache2.2-bin apache2.2-common libapr1 libaprutil1
  libaprutil1-dbd-sqlite3 libaprutil1-ldap
0 pacotes atualizados, 7 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.
É preciso baixar 3.100 kB de arquivos.
Depois desta operação, 10,4 MB adicionais de espaço em disco serão usados.
Você quer continuar [S/n]? S
Obter:1 http://archive.ubuntu.com/ubuntu/ natty/main libapr1 i386 1.4.2-7ubuntu2 [79,2 kB]
Obter:2 http://archive.ubuntu.com/ubuntu/ natty/main libaprutil1 i386 1.3.9+dfsg-5ubuntu3 [68,1 kB]
Obter:3 http://archive.ubuntu.com/ubuntu/ natty/main apache2-utils i386 2.2.17-1ubuntu1 [82,7 kB]
Obter:4 http://archive.ubuntu.com/ubuntu/ natty/main libaprutil1-dbd-sqlite3 i386 1.3.9+dfsg-5ubuntu3 [11,1 kB]
Obter:5 http://archive.ubuntu.com/ubuntu/ natty/main libaprutil1-ldap i386 1.3.9+dfsg-5ubuntu3 [9.148 B]
Obter:6 http://archive.ubuntu.com/ubuntu/ natty/main apache2.2-bin i386 2.2.17-1ubuntu1 [2.629 kB]
Obter:7 http://archive.ubuntu.com/ubuntu/ natty/main apache2.2-common i386 2.2.17-1ubuntu1 [220 kB]
Baixados 3.100 kB em 4min 16s (12,1 kB/s)                                      
Selecionando pacote previamente não selecionado libapr1.
(Lendo banco de dados ... 136505 ficheiros e directórios actualmente instalados.)
Desempacotando libapr1 (de .../libapr1_1.4.2-7ubuntu2_i386.deb) ...
Selecionando pacote previamente não selecionado libaprutil1.
Desempacotando libaprutil1 (de .../libaprutil1_1.3.9+dfsg-5ubuntu3_i386.deb) ...
Selecionando pacote previamente não selecionado apache2-utils.
Desempacotando apache2-utils (de .../apache2-utils_2.2.17-1ubuntu1_i386.deb) ...
Selecionando pacote previamente não selecionado libaprutil1-dbd-sqlite3.
Desempacotando libaprutil1-dbd-sqlite3 (de .../libaprutil1-dbd-sqlite3_1.3.9+dfsg-5ubuntu3_i386.deb) ...
Selecionando pacote previamente não selecionado libaprutil1-ldap.
Desempacotando libaprutil1-ldap (de .../libaprutil1-ldap_1.3.9+dfsg-5ubuntu3_i386.deb) ...
Selecionando pacote previamente não selecionado apache2.2-bin.
Desempacotando apache2.2-bin (de .../apache2.2-bin_2.2.17-1ubuntu1_i386.deb) ...
Selecionando pacote previamente não selecionado apache2.2-common.
Desempacotando apache2.2-common (de .../apache2.2-common_2.2.17-1ubuntu1_i386.deb) ...
Processando gatilhos para man-db ...
Processando gatilhos para ufw ...
Processando gatilhos para ureadahead ...
Configurando libapr1 (1.4.2-7ubuntu2) ...
Configurando libaprutil1 (1.3.9+dfsg-5ubuntu3) ...
Configurando apache2-utils (2.2.17-1ubuntu1) ...
Configurando libaprutil1-dbd-sqlite3 (1.3.9+dfsg-5ubuntu3) ...
Configurando libaprutil1-ldap (1.3.9+dfsg-5ubuntu3) ...
Configurando apache2.2-bin (2.2.17-1ubuntu1) ...
Configurando apache2.2-common (2.2.17-1ubuntu1) ...
Enabling site default.
Enabling module alias.
Enabling module autoindex.
Enabling module dir.
Enabling module env.
Enabling module mime.
Enabling module negotiation.
Enabling module setenvif.
Enabling module status.
Enabling module auth_basic.
Enabling module deflate.
Enabling module authz_default.
Enabling module authz_user.
Enabling module authz_groupfile.
Enabling module authn_file.
Enabling module authz_host.
Enabling module reqtimeout.
Processando gatilhos para libc-bin ...
ldconfig deferred processing now taking place


« Última modificação: 11 de Junho de 2011, 14:25 por Paulo Correa »

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Ubuntu 11.04 em livecd as outras maquinas conectam por ele
« Resposta #5 Online: 11 de Junho de 2011, 14:45 »
Agregando ao já informado estou fazendo isso em livecd para ter certeza de que vou conseguir usar o ubuntu para sevidor do pequeno cyber que tenho aqui em casa.

Fui também em editar conexões para dar uma olhada no que muda do ruindows para o ubuntu (pois sou igual gato, curioso) e está mais ou menos assim.

Editando Auto Navega
Caixa: Sem fio
SSID: Navega
Modo: Infraestrutura; as opções que tem na caixa são: Ad-Hoc
BSSID: está em branco
Endereço MAC do dispositivo: em branco
Endereço MAC clonado: em branco
MTU: Automático bytes; opções que tem na caixa são: 1, 2, 3...

Caixa: Segurança Sem fio
Nenhum; opções que tem na caixa:
Chave WEP de 40/128 bits ASCII (HEX ou ASCII)
Frase secreta do WEP de 128 bits
LEAP
WEP Dinâmico (802.1x)
WPA & WPA2 pessoal
WPA & WPA2 empresas

Caixa: Configurações IPv4
Método: Automático (DHCP); opções que tem na caixa:
Somente endereços (DHCP) automáticos
Manual
Apenas link-local
Compartilhado com outros computadores
Desativado

Endereços: tudo apagado (a caixa)
servidores DNS: tudo apagado (a caixa)
Pesquisar domínios tudo apagado (a caixa)
ID do Cliente DHCP: em branco
Requer endereçamento de IPv4 para que esta conexão seja concluída: está marcado
IPv6: Ignorar.

Isso foi só para agregar os resultados dos comandos feitos, depois de ter instalado o samba ainda assim não conectou o eth0.

Obrigado.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu 11.04 em livecd as outras maquinas conectam por ele
« Resposta #6 Online: 11 de Junho de 2011, 15:45 »
Pq vc não instala numa máquina virtual? Assim vc fica com uma instalação permanente, não precisa refazer tudo a cada boot.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Ubuntu 11.04 em livecd as outras maquinas conectam por ele
« Resposta #7 Online: 11 de Junho de 2011, 15:52 »
Pq vc não instala numa máquina virtual? Assim vc fica com uma instalação permanente, não precisa refazer tudo a cada boot.
Ótima dica, mas, o mas é que não me dou bem em maquinas virtuais, parece que eu não acerto nada (kakak), mas enfim zekkerj estou apenas testando para saber se vou ter muita dificuldade em fazer o que quero, deixar apenas uma maquina com o ruindows (por causa duma impressora antiga).

Quero colocar essa primeira maquina com o ubuntu, pois já não aguento mais virus por toda parte.

Valeu.