Autor Tópico: Usando o envyng para instalar drivers da ATI no 11.04  (Lida 10295 vezes)

Offline danielbendavi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 324
    • Ver perfil
Usando o envyng para instalar drivers da ATI no 11.04
« Online: 20 de Junho de 2011, 10:56 »
Por acaso alguém já utilizou este programa para instalar os drivers ATI da placa de vídeo?

Eu tenho instalado aqui o ATI Catalyst control center, e o aviso que ele dá é o seguinte:

Houve um problema ao iniciar o Catalyst Control Center edição Linux.  Pode ter sido causado pelo seguinte.

Não há driver gráfico ATI instalado ou o driver gráfico ATI não está funcionando corretamente.
Instale o driver ATI driver adequado ao seu hardware ATI, ou configure usando aticonfig.

Alguém pode me ajudar a resolver isso? O programa EnvyngNG resolve? Eu já abixei o "ati-driver-installer-11-x86.x86.run", mas não consigo instala-lo.

A minha placa aqui é uma ATI Radeon x1200

Offline DiegoCavalcante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
  • Ubuntu 11.04 (Natty Narwhal) Voando
    • Ver perfil
Re: Usando o envyng para instalar drivers da ATI no 11.04
« Resposta #1 Online: 20 de Junho de 2011, 11:05 »
Cara tenta isso aqui,

sudo apt-get remove --purge xserver-xorg-video-ati xserver-xorg-video-radeon

Livre dos DitaNets, eu uso Linux.

Offline danielbendavi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 324
    • Ver perfil
Re: Usando o envyng para instalar drivers da ATI no 11.04
« Resposta #2 Online: 20 de Junho de 2011, 11:10 »
Beleza, Diego...

Isso vai reinstalar os drivers da ATI aqui? Tem algum comando no terminal onde eu possa verificar se existe algum drive instalado, ou o aviso que postei acima já me diz que não tem mesmo?

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Usando o envyng para instalar drivers da ATI no 11.04
« Resposta #3 Online: 20 de Junho de 2011, 11:18 »
Ola Daniel e Diego, a placa de video Radeon x1200 nao e mais suportada com o driver proprietario desde a versao 9.04 em diante, ou seja somente driver livre para essas placas, aquele que ja vem instalado por padrao.

As seguintes placas ATi nao sao mais suportadas com o driver proprietario (somente driver livre ou seja aquele que vem istalado por padrao no Ubuntu)

* ATI Radeon 9500 9550 9600 9700 9800 X300 X550 X600 X700 X800 X850 X1050 X1200 X1250 X1300 X1400 X1550 X1600 X1650 X1800 X1900 Xpress Series X2100 Series

 
Aceleração plena(para games 3D pesados) com essas placas vcs terao no Ubuntu 8.10 e anteriores. No Ubuntu 9.04 e mais novos somente aceleração 2D atraves do driver da comunidade(driver livre).

Fonte: http://wiki.cchtml.com/index.php/9.4

O Envy nao esta mais disponivel, o autor do Envy, o Alberto encerrou o suporte ao programa para se juntar ao pessoal da comunidade no desenvolvimento do jockey.

O que e o Envy?    (somente para usuarios 6.06 ate 9.10) (a partir da versao 9.10 nao existe mais o Envy)

"Envy" é uma aplicação para Ubuntu Linux e Debian escrito em Python e PyGTK que:

1) Detecta o modelo da sua placa gráfica (somente placas ATi e Nvidia são suportadas) e instala o driver apropriado automaticamente.

2) Baixa Compila e Instala o driver certo para a sua grafica e todas as dependências necessárias.

3) Configura o Xserver para você.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline DiegoCavalcante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
  • Ubuntu 11.04 (Natty Narwhal) Voando
    • Ver perfil
Re: Usando o envyng para instalar drivers da ATI no 11.04
« Resposta #4 Online: 20 de Junho de 2011, 11:21 »
é mesmo, acabei de dar uma breve pesquisa no forum e vi que esse modelo de placa não é mais suportada com o driver proprietario. ta ai o link.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,56594.0.html

sera que usando o unity 2D não seria uma alternativa legal?

Instalando e usando o Unity 2D no Ubuntu 11.04:
http://www.youtube.com/watch?v=hNomrFLTsYQ

« Última modificação: 20 de Junho de 2011, 11:25 por DiegoCavalcante »
Livre dos DitaNets, eu uso Linux.

Offline danielbendavi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 324
    • Ver perfil
Re: Usando o envyng para instalar drivers da ATI no 11.04
« Resposta #5 Online: 20 de Junho de 2011, 11:30 »
Gente, obrigado pela resposta!

Eu já instalei aqui o unity 2D, e agora eu sei porque o 3D nunca funcionou... engraçado que no Seven a placa funciona de boa (ainda tenho que manter o Seven por causa de alguns programas...)

Enfim, se não há o que fazer, cabe uma pergunta: no meu caso, de uma placa em que não há mais suporte, não poderei rodar as futuras versões no Ubuntu? Sim, eu posso usar o modo clássico no 11.04, mas isso não será mais possível no 11.10...

Alguma sugestão de uma outra distribuição? O mint? Fedora (com o Gnome 3)? Ou voltar para o 10.04 LTS?

Claro, o 11.04 até que está funcionando aqui...apesar de ainda não ter me habituado com ele, como era no meu 10.04...

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Usando o envyng para instalar drivers da ATI no 11.04
« Resposta #6 Online: 20 de Junho de 2011, 11:37 »
pla ati ñ presta no linux, e essa tua a tempos perdeu o suporte
vc deve usar o drive padrão que vem no ubuntu
evite instalar o drive proprietário, ainda mais por esses scripts
o gnome3 pode ñ funcionar nessa pl. pois exige suporte a 3d, se o drive genérico o fizer pode ser
sugestão, fique no 10.04lts ou no 11.04 use o unity2d
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline DiegoCavalcante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
  • Ubuntu 11.04 (Natty Narwhal) Voando
    • Ver perfil
Re: Usando o envyng para instalar drivers da ATI no 11.04
« Resposta #7 Online: 20 de Junho de 2011, 11:37 »
Verdade pura, não sei se em outras versões como o mynt, kubuntu, xubuntu irão funcionar pois a tempos não uso mais essas distribuições, não tive uma experiência muito boa com elas, só o ubuntu me salvou de voltar para o windows, faz o que o platão falou ai mesmo daniel, pois como falam por ai nem tudo na vida são flores ne. abraço.
Livre dos DitaNets, eu uso Linux.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Usando o envyng para instalar drivers da ATI no 11.04
« Resposta #8 Online: 20 de Junho de 2011, 11:39 »
OLa Daniel a culpa nao e do Linux, e sim da ATi que parou de desenvolver os drivers para essa placa em razao da mudança do novo Xorg...eles decidiram nao dar mais suporte ai a comunidade e quem esta mantendo os drivers, mas pode usar normalmente sua placa no 11.04 e 11.10 e a tendencia e que os drivers evoluam e seja novamente ativado o compiz.

Resumindo se vc quiser aceleração 3D e so no Ubuntu 8.10, dai vc tbm pode ate usar o Envy para instalar, se optar pelo 11.04 e posteriores somente o Unity 2D ou classico sem efeitos.

Outras distribuiçoes tbm migraram para o novo Xorg, entao e provavel que nao funcione tbm, mas teste...
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline danielbendavi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 324
    • Ver perfil
Re: Usando o envyng para instalar drivers da ATI no 11.04
« Resposta #9 Online: 20 de Junho de 2011, 11:47 »
Então....vou continuar um tempo no 11.04, mas já baixei aqui o 10.04.2 e devo instala-lo em breve....pelo menos ali o compiz funcionava direitinho, antes de eu mudar para o 11.04...

Obrigado, povo!


Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Usando o envyng para instalar drivers da ATI no 11.04
« Resposta #10 Online: 20 de Junho de 2011, 11:58 »
Ola pelo que eu saiba o driver que esta tentando implementar o 3D e o Gallium nas placas mais antigas como a sua, se vc tinha os efeitos do compiz ativados no 10.04 entao acho conveniente vc voltar se faz questao em ter os efeitos....lembrando que a versao e LTS e tem suporte de longa duração, se quiser um suporte maior ainda vc pode instalar a versao Server do 10.04 com suporte a 5 anos.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline DiegoCavalcante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
  • Ubuntu 11.04 (Natty Narwhal) Voando
    • Ver perfil
Re: Usando o envyng para instalar drivers da ATI no 11.04
« Resposta #11 Online: 20 de Junho de 2011, 12:00 »
Só a titulo de curiosidade, vc fez uma instalação limpa do zero daniel ou só atualizou o sistema?

ja houvi relatos curiosos sobre a atualização e alguns problemas, a instalação do zero é sempre a melhor escolha. abraço.
Livre dos DitaNets, eu uso Linux.

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Usando o envyng para instalar drivers da ATI no 11.04
« Resposta #12 Online: 20 de Junho de 2011, 12:14 »
....lembrando que a versao e LTS e tem suporte de longa duração, se quiser um suporte maior ainda vc pode instalar a versao Server do 10.04 com suporte a 5 anos.
Desculpem a intromissão, mas essas versões server podem ser instaladas em plataformas 32 bits

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Usando o envyng para instalar drivers da ATI no 11.04
« Resposta #13 Online: 20 de Junho de 2011, 12:29 »
Ola Paulo, ate onde eu saiba nao ha nenhum problema, pode instalar a versao Server do Ubuntu em processadores de 32 ou 64 bits e tbm pode-se usar essa versao Server como desktop padrao tbm, bastando instalar a interface grafica do Ubuntu.

Lembrando que o suporte da LTS e de 3 anos para desktop e 5 anos para servidores.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Usando o envyng para instalar drivers da ATI no 11.04
« Resposta #14 Online: 20 de Junho de 2011, 12:36 »
bastando instalar a interface grafica do Ubuntu.

Lembrando que o suporte da LTS e de 3 anos para desktop e 5 anos para servidores.
Desculpe-me de novo platao como assim instalar a interface do Ubuntu.

Obrigado