Autor Tópico: dual boot linux x windows (quero formatar o windows) e agora?  (Lida 2236 vezes)

Offline DiegoCavalcante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
  • Ubuntu 11.04 (Natty Narwhal) Voando
    • Ver perfil
dual boot linux x windows (quero formatar o windows) e agora?
« Online: 20 de Junho de 2011, 13:10 »
Boa tarde pessoal, estou com uma duvida que creio não seja um fixo de 7 cabeças, apenas seja um procedimento que ainda não aprendi, tenho um dual boot windows x ubuntu 11.04, to querendo formatar o windows, sendo que li muito a respeito e falam que se deve instalar o windows para depois instalar o linux, MBR e por ai vai, muita novidade pra mim que sou iniciante curioso, quero formatar o windows sem prejudicar o grub ou a MBR, vou explicar melhor abaixo.

HD1 = 320gb
Windows
200gb
Ubuntu 11.04
/ 50gb
/home 50gb
swap cerca de 10gb

HD2 = 250gb para backup

a dulvida é a seguinte, é só eu ir la, excluir a partição do windows e formatar novamente? vai dar algum erro na formatação, no grub ou na MBR?
como procedo, só quero formatar o windows denovo que ta uma porcaria de lento, mais não quero ter que reinstalar o ubuntu que ta voando de rapido.
Obs: a finalidade do windows é apenas para counter strike. alguem tem alguma opnião?

Obrigado.
Livre dos DitaNets, eu uso Linux.

Offline jeflui

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 745
    • Ver perfil
Re: dual boot linux x windows (quero formatar o windows) e agora?
« Resposta #1 Online: 20 de Junho de 2011, 14:17 »
Você pode formatar e instalar novamente o Windows, ele vai sobreescrever a MBR não tem jeito, depois você vai precisar reinstalar o GRUB, a partir do livecd por exemplo, você pode pesquisar aqui no forum mesmo "recuperando o grub" ou no google, os passos são simples. Boa sorte.
Obs. O counter strike roda via Wine.

Offline DiegoCavalcante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
  • Ubuntu 11.04 (Natty Narwhal) Voando
    • Ver perfil
Re: dual boot linux x windows (quero formatar o windows) e agora?
« Resposta #2 Online: 20 de Junho de 2011, 14:27 »
Obrigado jeflui pela resposta, estava com esta dulvida mais vc esclareceu pra mim, ja achei aqui o topico de recuperação de grub, irei testar amanhã bem cedo, hoje to ocupadão.

Ah, ja testei o CS via wine e via playonlinux, ambos não supriram.

wine, desempenho baixo demais, fps la em baixo. tenho que disponibilizar parte do meu hardware para rodalo, não posso usar meu hardware por completo.
playonlinux, rodou melhorzinho, só que tem que ser em server vac, se for sxe ou eac sem chance.
ainda tenho que utilizar o windows pra isso.

mais obrigado pela dica, abraço.
Livre dos DitaNets, eu uso Linux.

clodoaldops

  • Visitante
Re: dual boot linux x windows (quero formatar o windows) e agora?
« Resposta #3 Online: 20 de Junho de 2011, 15:37 »
Reinstale o win2 normalmenlte e depois recupere o grub2 do ubuntu com esta dica:
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Como-recuperar-o-GRUB-em-3-comandos-Esse-funciona

Veja esta dica do Morimoto:
Uma instalação típica do Ubuntu consome pouco mais de 3 GB (entre arquivos do sistema, temporários e caches), de forma que uma partição de 10 a 15 GB para a instalação do sistema está de bom tamanho, deixando uma boa dose de espaço livre para instalar aplicativos adicionais. O Ubuntu utiliza bastante swap em micros com menos de 1 GB de RAM, de maneira que é prudente criar uma partição swap de 2 GB. O restante do espaço pode ser dedicado à partição home, ou outra partição separada para armazenar arquivos.
http://www.hardware.com.br/tutoriais/ubuntu/pagina2.html

Num hd de 320gb eu faria assim: sda1/xp/200gb + sda2/raiz/ubuntu/18gb + sda3/swap/2gb + sda4/home/ubuntu/80gb

« Última modificação: 20 de Junho de 2011, 15:47 por clodoaldops »

Offline DiegoCavalcante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
  • Ubuntu 11.04 (Natty Narwhal) Voando
    • Ver perfil
Re: dual boot linux x windows (quero formatar o windows) e agora?
« Resposta #4 Online: 20 de Junho de 2011, 15:43 »
Entendi, quer dizer que a /home é a que deve ter mais espaço?
muito bom mesmo, agradeço amigos.
Livre dos DitaNets, eu uso Linux.

clodoaldops

  • Visitante
Re: dual boot linux x windows (quero formatar o windows) e agora?
« Resposta #5 Online: 20 de Junho de 2011, 15:52 »
Isso mesmo, Diego, pois é na home que seus arquivos são salvos.
Meu DC+2gb/ram+160gb/hd tá asssim :
sda1/xp/40gb
sda2/BKP/100gb
sda3/swap/2gb
sda4/raiz/ubuntu/18gb
Dessa forma se eu precisar reinstalar o xp ou ubuntu ou testar outro linux meus dados estão salvos na partição sda2.
Não criei partição home pq meus dados ficam na sda2, ok?

Offline DiegoCavalcante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
  • Ubuntu 11.04 (Natty Narwhal) Voando
    • Ver perfil
Re: dual boot linux x windows (quero formatar o windows) e agora?
« Resposta #6 Online: 20 de Junho de 2011, 15:54 »
Entendi perfeitamente, então se eu precisar formatar meu ubuntu, na hora que chegar na tela de partições do livecd, eu só deleto a pasta raiz e crio outra e mando formatar é isso?
Livre dos DitaNets, eu uso Linux.

clodoaldops

  • Visitante
Re: dual boot linux x windows (quero formatar o windows) e agora?
« Resposta #7 Online: 20 de Junho de 2011, 16:11 »
Como vc tem a home seperada na instalação vc escolhe a opção avançada no quarto passo da instalação.
Depois vc escolhe a partição raiz, ext4, formatar
Depois vc escolhe a partição home,ext4, e não formata que instala a nova home sem apagar seus dados

Meu desktop de testes (celeron+1gb/ram+80gb/hd) tá assim:
sda1-raiz-linux1-15gb
sda2-raiz-linux2-13gb
sda3-swap-2gb
sda4-BKP-40gb

Instalo e reinstalo "varias" distros na sda1 e sda2 e meus dados sempre salvos na sda4.
Só tomar cuidado p/ não instalar na partição errada pq se não apagada todos os daos e aí já era!