Autor Tópico: Microsoft LifeChat 3000 parou de funcionar [Resolvido]  (Lida 4425 vezes)

Offline alesirj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Microsoft LifeChat 3000 parou de funcionar [Resolvido]
« Online: 23 de Junho de 2011, 23:58 »
Editado em: 24/06/2011:

Pessoal, muito obrigado aos que responderam ao meu problema e tentaram me ajudar.
Aliás, muito obrigado ao usuário: druidaobelix.
Consegui instalando um kernel anterior. Como eu só estava com uma versão do kernel: 2.6.32-33-generic, resolvi buscar se havia uma forma de instalar um kernel antigo. Algum kernel que não fosse muito antigo, mas que fosse o mais próximo possível ao 2.6.32-33-generic.
Fui em Sistema>Administração>Gerenciador de pacotes Synaptic.
Em pesquisa rápida digitei linux-image-2.6.32-ge, e já me apareceu um monte de linux-image-2.6.32-xx-generic.
Instalei a versão 2.6.32-23-generic e também linux-headers-2.6.32-23-generic.
O Ubuntu pediu para reiniciar e reiniciei. A versão 2.6.32-23 também apareceu na lista e a escolhi.
Para testar, já deixei o bendito LifeChat da Microsofre espetado e o sistema não travou. Pensei: "Bingo, o problema era de versão de kernel".
Tive um pequeno problema com o meu driver Nvidia que foi só reinstalar ele depois. Mas a princípio iniciei o Ubuntu com o vídeo desconfigurado mesmo e fui logo testar o som. Tava lá aparecendo de novo em Preferências de som o Microsoft LifeChat LX-3000 e funcionando muito bem.


Obs.: Para resolver o problema de instalação do driver de vídeo do Nvidia, iniciei o micro no "modo de segurança" do kernel 2.6.32-23 e entrei como root.
Executei o aplicativo de instalação do driver NVidia: NVIDIA-Linux-x86_64-260.19.44.run e o mesmo começou a instalação, mas em determinado momento, ele falou que não conseguia encontrar o path do kernel. Pensei: "Epa, isso nunca aconteceu antes."
Procurei na internet e achei como resolver esse problema.
primeiro:
Código: [Selecionar]
uname -arpara pegar a versão atual do seu kernel

segundo:
Código: [Selecionar]
sudo apt-cache search <nome_do_kernel_pego_no_comando_anterior>
terceiro:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install <nome_do_linux_header_do_kernel_que_vc_esta_logado>
Instalado o linux-header, reiniciei o micro, entrei novamente no "modo de segurança" e como root, instalei o driver Nvidia.
Agora está tudo, a princípio, funcionando perfeitamente.


/#----------------------------------------------------------------------post do problema----------------------------------------------------------------------------------#/


Pessoal, boa noite.
Eu tinha no meu Ubuntu 10.04 um Microsoft LifeChat 3000.
Desde a instalação desse Ubuntu na minha máquina, na qual a última instalação ocorreu tem uns 3 meses, esse headphone estava funcionando perfeitamente. Conseguia ouvir os sons por ele, desde vídeos do YouTube, músicas MP3, filmes, etc... Inclusive clicando no ícone de som do Ubuntu e indo em Preferências de Som > Hardware, aparecia o nome certinhho do dispositivo, ou seja, Microsoft LifeChat 3000.
Acredito que foi alguma atualização do Linux que tenha desconfigurado o hardware.
Nem adianta usar alguns tutorias como:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,56722.0.html ou http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=205449 ou http://alexrocha.wordpress.com/2008/10/10/microsoft-lifechat-lx-3000-headset-no-ubuntu-804/ que o problema é pior!!!!

O problema é que toda vez que espeto o headphone no Ubuntu 10.04, o mesmo trava... Tenho que reiniciar o micro no dedo para ele reiniciar.

Quando o micro reinicia e ele estando espetado no micro, nada acontece... o cursor fica piscando e nada... O linux não inicializa de forma alguma.

Com ele espetado no micro e o mesmo reiniciando, se escolho reiniciar no modo de segurança, vai aparecendo todos os comando do linux e no final uma mensagem: [    79.462497] BUG: soft lockup - CPU#3 stuck for 61s! [modprobe:536] e outros BUG: soft lockup variando o número CPU#, totalizando quatro mensagens dessas.

O curioso, é que retirando o headphone e reiniciando o linux, a mensagem some e o sistema não trava mais.

O meu micro é um AMD 64 bits Phenom II X4 965, placa mãe Asus M4A78T-E, 4GB de RAM kingston DDR3, HD de 1TB, placa de vídeo Nvidia EVGA 8400 GS pci-e com 1GB de RAM DDR3  Ubuntu 10.04 64bits, kernel 2.6.32-33-generic #68-Ubuntu SMP Fri Jun 17 16:32:25 UTC 2011 x86_64 GNU/Linux
Alguém poderia me ajudar?
« Última modificação: 24 de Junho de 2011, 17:07 por alesirj »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Microsoft LifeChat 3000 parou de funcionar
« Resposta #1 Online: 24 de Junho de 2011, 14:21 »
Olá alesirj,


Creio seja adequado ir estabelecendo um certo funil na análise, fazendo alguns experimentos de aproximação ao problema, como por exemplo:

1) Inicie o sistema a partir do LiveCD/USB da versão 10.04 e verifique se o problema persiste ou desaparece. Compare o kernel do Live com o kernel instalado (evidentemente é o caso de também experimentar com um Live da versão 11.04);

2) Inicie a partir de uma versão anterior de kernel existente no menu de start (menu do grub). Caso funcione com uma versão anterior de kernel, então é preferível deixá-la como padrão de carregamento do sistema, aliás, é para isso mesmo que existe essa funcionalidade;

3) experimente iniciar a cmdline (linha de comando de inicialização do sistema, acessível acionando a letra 'e' no menu do grub) com a opção acpi=off ou noacpi

4) experimente iniciar a cmdline, idem acima, com a opção irqpoll

5) verifique no BIOS se existe alguma opção de habilitar/desabilitar HT (hyperthreading), experimentando alternar entre elas.

[]'s


Editando:

Há um relato de que desabilitando no BIOS a opção de ajuste automático de velocidade do ventilador da cpu (fan) resolveu o problema (disable automatic fan throttling in BIOS Setup).

« Última modificação: 24 de Junho de 2011, 14:52 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.