Autor Tópico: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo  (Lida 134190 vezes)

Offline brunnux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #105 Online: 28 de Setembro de 2012, 19:18 »
brunnux COnseguiu instalar o driver? Estou com o mesmo caso que você parece ser impossivel...

Infelizmente não, essa foi minha ultima tentativa até agora, se surgir algo mais que instigue minha esperança eu testo.
Porem uma coisa que me deixou muito feliz foi que a dica do RockRég funcionou pra mim.

Acho que talvez obtivemos uma interface gráfica para o switcheroo: http://www.ubuntubrsc.com/vga-switcher-aplicativo-para-troca-de-gpus-no-linux.html#.T6MQnal0H3x
Parabéns a equipe Ubuntu de Santa Catarina e principalmente ao criador, Benjamim Gois.

Obs: Ainda não testei.

Offline PetersonGV

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #106 Online: 30 de Outubro de 2012, 01:50 »
Acabo de fazer uma instalalação limpa do 12.04.1 e apenas rodei o apt-get update (nao instalei mais nada).

Depois instalei esse programa aí, o VGA SWITCHER e olha como é a saída do comando sudo cat /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch :

Código: [Selecionar]
peterson@ubuntu:~$ sudo cat /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch
[sudo] password for peterson:
0:IGD:+:Pwr:0000:00:02.0
1:DIS: :Off:0000:01:00.0
peterson@ubuntu:~$

Será que estou sonhando ou a placa da ATI está desligada e a da Intel é que está funcionando? Tem algum comando que eu possa comprovar se realmente o programa desabilitou a placa dedicada?

O cooler tá rodando bem baixinho, mas não está parado.

Abraços.

Detalhe que percebi agora: quando vou em "detalhes do sistema", a aba "gráficos" aparece a palavra "desconhecido". Ainda não testei HDMI e múltiplos monitores, mas pelo menos o esquema de som dá a opção de saída HDMI...
« Última modificação: 30 de Outubro de 2012, 02:41 por PetersonGV »

NOTEBOOK ASUS B53J | i5 560M @2.66 GHz - 2GB RAM :( - 15.6" HD/LED - Intel HD3000 /// Radeon HD 5470 512MB VRAM - WIN7 PRO | Phantom External Hard Drive 2TB | Samsung Galaxy SII Lite

Offline brunnux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #107 Online: 30 de Outubro de 2012, 08:43 »
PetersonGV, também fiz o mesmo que você, mas mesmo assim ainda tive que colocar um script para desligar a placa que não estivesse em uso. O VGA Switcher funcionou perfeitamente para mim também, ou seja ele troca a placa em uso, mas não desliga a outra no meu caso, não sei por que.
Até agora essa foi a melhor solução que eu encontrei, mesmo assim não foi lá grande coisa porque quando coloco na placa dedicada a aceleração gráfica não fica lá grande coisa.

Offline PetersonGV

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #108 Online: 30 de Outubro de 2012, 09:34 »
Realmente não testei a aceleração. Tem um comando pra isso? Alguma coisa gears ou glxgears sei lá. Desculpe a ignorância mas é que me afastei do Ubuntu quando saiu o Win7.

Entretanto, segundo meu código postado, posso ficar tranquilo com relação a placa dedicada estar desligada ou a minha saída está como a sua? Tem outro modo de ver qual delas está em uso?

Abraços.

NOTEBOOK ASUS B53J | i5 560M @2.66 GHz - 2GB RAM :( - 15.6" HD/LED - Intel HD3000 /// Radeon HD 5470 512MB VRAM - WIN7 PRO | Phantom External Hard Drive 2TB | Samsung Galaxy SII Lite

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #109 Online: 30 de Outubro de 2012, 10:30 »
PetersonGV

Pode ficar tranquilo sim, essa saida indica sem erro que a discreta esta desligada e a integrada esta ativa.

Brunux

É, teu caso é estranho, ja vi o contrario (desliga a discreta mas nao consegue trocar pra ela) mas como o seu nunca vi, deve ser uma particularidade de hardware muito especifica.
Ubuntu Linux 10.10

Offline PetersonGV

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #110 Online: 30 de Outubro de 2012, 18:11 »
@kriador

Cara, se você olhar a hora que mandei a msg, era de madrugada kkkkkkkkkk Chegando hoje em casa eu vou fazer mais testes como audio e video hdmi, trocar as placas e dar o comando swticheroo pra ver se funciona com as duas, aceleração etc e posto os resultados.

Lembro que deixei de usar Linux quando conheci o Win7 (i.e. quando comprei esse note da assinatura - veio dos EUA) justamente pelo problema que lia sobre placas híbridas. Ainda bem que a galera está se esforçando pra contornar isso pq o Ubuntu está cada dia melhor e não deve nada pro Windows e nem pra ninguem.

Agora estou tentando tomar coragem de colocar Ubuntu no meu Android, mas aí já é Adrenalina demais pro meu coração lol

NOTEBOOK ASUS B53J | i5 560M @2.66 GHz - 2GB RAM :( - 15.6" HD/LED - Intel HD3000 /// Radeon HD 5470 512MB VRAM - WIN7 PRO | Phantom External Hard Drive 2TB | Samsung Galaxy SII Lite

Offline LeeandroSantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #111 Online: 16 de Novembro de 2012, 10:38 »
Desculpa mas sou novo no linux e não sei como fazer algumas coisa, no meu caso é necessário usar o script 2, como faço pra instalar ele?

Offline Klaus86

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #112 Online: 16 de Novembro de 2012, 15:11 »
 Olá.
 No meu caso não consigo rodar o Ubuntu nem em livecd é tela preta direto, entra o menu mas não roda, minha maquina é 64bits e estou com um CD do Ubuntu 12.10 de 64bits mas se dou testar em live ele da tela preta, se dou instalar ele da tela preta, todos os comandos que encontro são pra sistemas instalados, se dou nomodeset na linha de comandos do menu do cd ele abre uma tela azul e reinicia, tenho um HP Pavilion DM4-2155br com gráficos comutáveis Intel HD e ATI Radeon HD, se alguém puder me ajudar fico grato.

Bom amigos, conseguí instalar direitinho mas como faço pra desligar uma placa e ligar a outra? desculpe sei que foi explicado mas não intendi, oque eu digito no terminal? quero desactivar a ati radeon enquanto eu não precisar dela para assim economizar bateria e reduzir o super-aquecimento.

Só pra complementar a minha saída é:
0:DIS: :Pwr:0000:01:00.0
1:IGD:+:Pwr:0000:00:02.0
mas se dou echo off /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch da permissão negada
se dou sudo echo off /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch da permissão negada
se tento echo off > /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch da na mesma e echo off >/sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch tbm
« Última modificação: 19 de Novembro de 2012, 01:03 por Klaus86 »

Offline Klaus86

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #113 Online: 19 de Novembro de 2012, 12:47 »
valeu galera já consegui, problema de permissão sanado pelo root !!!

Offline brunnux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #114 Online: 14 de Dezembro de 2012, 23:47 »
Fiz mais uma tentativa ontem quando vi q tinha saído uma outra versão do driver proprietário da ATI para minhas placas (Mobility Radeon HD 5400 Series e Intel integrada), mas n deu cerdo de novo. Instala, mas o Compiz n funciona mais e as janelas ficam todas sem borda e sem botões e a barra do unity também n aparece. Não sei nem se da pra mudar de uma placa p outra, quando vi que quanto mais eu tentava concertar o problema mais ele se agravava decidi reinstalar tudo de novo.

Acho q vou desistir desse negócio e vender esse meu notebook, já to perdendo as esperanças, logo agora que tem Steam pra Linux e eu não consigo fazer a aceleração gráfica da minha placa dedicada funcionar.

Offline Femak

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #115 Online: 24 de Janeiro de 2013, 13:59 »
Estou com um problema que não consigo solucionar de jeito nenhum, meu notebook tem duas placas de vídeo e depois que instalei o ubuntu 12.10 começou a esquentar absurdamente chegando até uns 70 graus sem eu estar fazendo nada, tentei mudar de driver e já tentei diversas vezes usar esses scripts mas quando eu executo e ele vai reiniciar a sessão ele trava na tela preta com uns código lá. Pelo que vi ele está usando a placa indegrada mas a discreta continua ligada, tem algum jeito de só desligar a placa discreta? sem reiniciar a sessão? Não ligo de ficar usando só com a placa mais fraca, contanto que não esquente desse jeito...

Alguém pode me ajudar?

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #116 Online: 28 de Janeiro de 2013, 11:05 »
Femak, seria bom voce ler o inicio do topico, mas basicamente voce pode executar o seguinte comando como root para fazer o que voce quer:

echo OFF > /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch

ps: lembre-se que nao pode ter o driver proprietario instalado para que funcione corretamente
Ubuntu Linux 10.10

Offline Eek

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #117 Online: 28 de Janeiro de 2013, 21:11 »
Pessoal o negócio é o seguinte, depois de muita luta (tem mensagem minha lá na página 2 ou 3) hoje eu uso os comandos do vgaswitcheroo para desligar a placa da ATI (ou intel). Tudo que fiz até agora pra usar driver proprietário, deu errado. Mas parece até que tem um teste de fidelização ao linux, se passar por ele, é porque não volto pra Windows nunca mais. Eis o problema que acredito ter a ver com o assunto das placas híbridas: andei reparando que um cooler tem ficado rodando muito rapidamente e o tempo todo. Como ainda não sei nada de linux, fui procurar recursos pra medir a temperatura do notebook. Percebi que o tal do Hardinfo não mostrava nada sobre temperatura. Aí descobri o comando sensors, mas parece que não estava disponível. Aí instalei o lm-sensors, e aí pude usar o "sensors". O fato é que seu eu desligo a ATI e digito sensors ele volta o seguinte resultado:
radeon-pci-0100
Adapter: PCI adapter
temp1:       +127.5°C 

Só que a temperatura antes de dar echo OFF era 77°C.
Imagino que por interpretar que a placa está nessa temperatura o cooler nunca irá diminuir.

Alguma sugestão? Acho que a ventoinha vai estragar antes de eu ter que voltar pra windows...

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #118 Online: 29 de Janeiro de 2013, 09:23 »
Eek

Essa temperatura é o maximo do sensor, quando a placa esta desligada ela é sempre apresentada, agora o por que do seu cooler estar em alta rotaçao é algo que temos que analisar, existe um parametro que se pode passar ao kernel para que ele interprete diretamente a temperatura de um dispositivo sem passar pela interpretaçao da bios, eu acho que pode resolver seu caso, vou tentar relembrar aqui como se faz e qualquer coisa eu posto.
Ubuntu Linux 10.10

Offline Eek

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #119 Online: 30 de Janeiro de 2013, 22:55 »
Kriptolix

Obrigado pela atenção.

Meu HP dv4 2040 sempre foi esquentado mesmo mas agora o cooler não oscila mais, ele sempre fica ligado na mesma velocidade. Nem sei se existe uma ventoinha na AMD 4550 ou se o que se escuta vem do processador. Mas o que importa mesmo é essa ventilação constante. Vi no "ask Ubuntu" e em outros locais que o problema existe com várias pessoas, mas os casos não parecem ter algo em comum com o meu.

Você sabe se esse programa "Jupiter" é mais completo que o Hardinfo? Ele não aparece na central de programas do Ubuntu e fiquei na dúvida se ia adiantar algo, porque tenho percebido que no linux às vezes não é a troca do programa que adianta (tipo Sandra ou Everest no windows) mas sim a instalação de instruções ou não sei que nome dar, que possibilita o programa a mostrar informações que não tinha como detectar antes.

Se lembrar do parametro que citou, me avise e obrigado novamente.