Autor Tópico: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo  (Lida 134108 vezes)

Offline diogonb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #60 Online: 20 de Outubro de 2011, 23:28 »
olá, voltei de novo ao tópico. então, resolvi instalar e ir pro 11.10, dps de matar o módulo radeon minha interface gráfica está visível, mas meu módulo do vga switcheroo não está visível, tentei ver se os parâmetros que foram citados no tópico foram usados, mas não, o documento ta vazio ¬¬ isso aconteceu com mais alguem? Ou, tem mais pessoas que instalaram o driver da ati pq num to afim de dar tela preta e eu ter q reinstalar o ubuntu desde o 10.4 pra frente de novo....

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #61 Online: 21 de Outubro de 2011, 10:46 »
voce deve coloca-lo na blacklist, mas pra o modulo vgaswitcheroo aparecer, apos a inicializaçao com a interface grafica ja rodando voce deve subir esse modulo, os scripts ja deveriam fazer isso, mas caso de algum problema voce pode subi-lo manualmente usando o comando

Código: [Selecionar]
modprobe radeon
veja se apos executar o comando o vgaswitcheroo esta disponivel, se nao estiver pode ser alguns dos fatores citados no post inicial.

 
Ubuntu Linux 10.10

Offline diogonb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #62 Online: 22 de Outubro de 2011, 11:07 »
era isso mesmo, o script tava alterado, não tava subindo o módulo da radeon, muito obrigado pela resposta!

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #63 Online: 26 de Outubro de 2011, 21:44 »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Thomas M O

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
alternar DIS/IGD
« Resposta #64 Online: 28 de Outubro de 2011, 19:25 »
Ola, comecei a usar o ubuntu a pouco tempo, gostaria de saber oque devo colocar nesse script para alternar entre DIS/IGD.
Desde ja agradeço.

Offline diogonb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #65 Online: 31 de Outubro de 2011, 14:25 »
não precisa colocar nada, só copiar e colar o script que for a opção que você quer, e executar ele como programa

Offline supersonic

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #66 Online: 02 de Novembro de 2011, 00:38 »
Kriador, de uma olhada nesse artigo, acho que nao serve para as ATi mas achei interessante;

http://community.linuxmint.com/tutorial/view/610

http://translate.google.com.br/translate?u=http%3A//community.linuxmint.com/tutorial/view/610&hl=pt_BR&langpair=auto|pt&tbb=1&ie=UTF-8

Valeu, a partir desta dica, prossegui minha pesquisa e consegui funcionar a nvidia do meu notebook, um Dell Vostro 3500. É só selecionar os programas que vc quer usar com a nvidia, que automaticamente passa-se a usar, e quando sai do programa, a nvidia é desligada. Muito fácil de instalar e usar.

Offline Trestivo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #67 Online: 03 de Novembro de 2011, 17:27 »
Tenho um Itautec n8645 com solução gráfica hibrida intel/ati cheguei a esse tópico após muita pesquisa no google porém sou muito iniciante no linux então não sei se é imperícia minha ao executar oque o amigo kriador ensina ou se não funcionou mesmo, ao executar o comando sudo cat /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch retornou uma mensagem 0:IGD:+:Pwr:0000:00:02.0 / 1:DIS: :Pwr:0000:02:00.0 sendo assim usei o script 2 porém ao utilizar não funciona da a seguinte mensagem, "unidade gráfica está atualmente em uso", o comando citado acima me informa que as 2 placas estão ligadas, bom vamos as dúvidas que me surgiram para saber se foi erro meu:

1 - Eu não sei o que devo colocar no arquivo blacklist.conf, fui lá e coloquei radeon, mas não sei se é isso que era para fazer, se era não funcionou pois a placa continuou iniciando.

2 - Você manda colocar sudo no script, quando executo o script do jeito que você colocou lá sem adicionar o sudo ele da uma outra mensagem de erro após a do unidade gráfica atualmente em uso, que é para entrar em contato com kriador, quando adiciono o comando sudo no script não aparece essa mensagem.

3 - Achei em um outro fórum algo parecido com isso aqui mas o fórum é em inglês e como não entendo nada de inglês nem de linux não sei oque fazer então deixo o link aqui para se algum quiser dar uma olhada e ver se ajuda o pessoal, o link é http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1744188

Acho que é só, espero que tenha sido claro ao falar.

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #68 Online: 04 de Novembro de 2011, 08:56 »
Cara amigo, trestivo, assim como o velho jack vamo spor partes:

1 - segundo o resultado do comando vc utilizou o script certo

2 - Ao utilizar esse script clicando em GPU integrada é normal a mensagem "unidade gráfica está atualmente em uso", pois o computador sempre inicia na GPU integrada, so que com a Discreta tambem ligada, e ao receber a mensagem que voce citou o que acontece é que ele fica na mesma gpu (a integrada) mas desliga a discreta, o que resulta em economia de energia e menos aquecimento. Ou essa mensagem aparece quando voce clica para muda rpra GPU discreta? se for isso temos que analisar.

3 - a questao do modulo radeon na blacklist so deve ser adicionado caso haja algum problema na inicializaçao do sistema, senao, nao é necessario.

4 - sim tem que usar o sudo, por isso fica explicito que é pra rodar o script como sudo, para que ele tenha a permissao necessaria pra fazer o que deve fazer.

qualquer duvida estamos aqui...
Ubuntu Linux 10.10

Offline Trestivo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #69 Online: 04 de Novembro de 2011, 11:04 »
    Obrigado pela resposta kriador, é aí que esta o problema ela não só continua na IGD como também não desliga a DIS e quanto a rodar como sudo quando eu rodei a unica diferença foi, com eu disse, que a mensagem para entrar em contato com você não apareceu, mas fora isso fica tudo igual, IGD ligada DIS ligada e eu continuo sem ter acesso a aceleração da DIS, mas tenho uma outra dúvida fora isso eu tenho que instalar algum driver? Para que o script venha a funcionar tem que ter instalado o driver opensource ou não é necessário, o ubuntu mesmo já tem os drivers necessários? Minha versão é 11.10 com kernel padrão dele se não me engano é 3.0. E o link que passei é de alguma utilidade ou já tinha visto e não ajuda muita coisa?

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #70 Online: 04 de Novembro de 2011, 14:03 »
O proprio ubuntu ja tem os drivers...

Cara, pra fazer o teste voce pode fazer o seguinte, esse meu script simplesmente automatiza um procedimento que é razoavelmente simples (tanto que num uso mais o script, faço manual mesmo). Entao eu vou passar os comandos pra fazer manualmente e ver se funciona, se funcionar é algum erro no script (que nao tem sido atualizado ultimamente).

Passos para desligar a placa discreta:

1 - abra o terminal e de um
Código: [Selecionar]
sudo su digite sua senha, isso logara com o usuario root, o usuario master do linux.

2 - de um
Código: [Selecionar]
cat /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch e observe o status das placas

Aqui cabe uma explicaçao, para se utilizar uma placa ela deve estar "Pwr" (ligada, passando energia), se ela estiver "OFF" (desligada, sem passar energia) e voce alternar pra ela, o video vai sumir simplesmente. Entao antes de mudar de placa voce deve liga-la, caso esteja desligada, com o comando
Código: [Selecionar]
echo ON > /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch. Caso a placa ja esteja "Pwr" basta voce mudar utilizando os comandos a seguir

mudando pra discreta:

Código: [Selecionar]
echo DIS > /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch
kill `pgrep X`

mudando pra integrada

Código: [Selecionar]
echo IGD > /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch
kill `pgrep X`

Apos a mudança voce deve desligar a placa fora de uso com o comando

Código: [Selecionar]
echo OFF > /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch
que pode ser usado assim que o computador inicia simplesmente pra desligar a placa fora de uso (que normalmente é a discreta).
Ubuntu Linux 10.10

Offline Trestivo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #71 Online: 04 de Novembro de 2011, 18:45 »
Tava até feliz achando que ia funcionar mas eis que surge o problema, não quer mudar para a placa DIS nem com reza de santo brabo, eu do o comando e quando vou ver a que ta desligada é a DIS. Oque fazer agora?

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #72 Online: 15 de Novembro de 2011, 12:36 »
Que comando voce esta dando, descreva pormenorizadamente o procedimento que voce esta executando pra eu entender onde esta a falaha, pq tem muita coisa pra dar errado mas essa questao de simplesmente nao mudar geralmente ou é falta de permissao (esta usando o root?) ou a sequ3encia de comandos esta incorreta.

ps: desculpe a demora na resposta, recebi suas mensagens e seu email mas sabe como é, trabalho... faculdade... mulher... PS3... haahaha
Ubuntu Linux 10.10

Offline Trestivo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #73 Online: 15 de Novembro de 2011, 14:27 »
Blz cara ta de boa, mas sim vamos a descrição, estou executando como root, pois antes de tudo executei o sudo su como vc manda, aí eu executo o cat para verificar o status, aí mostra a  IGD com um + que acredito eu seja pra indicar que seja ela que esta selecionada e a DIS sem nenhum +, porem com o pwd que indica que esta ligada, agora é que vem a coisa como aqui esta com IGD selecionada eu dou o comando echo DIS e depois dou o kill a tela some como era esperado e volta na tela de logon, faço logon e vou ao terminal dou um sudo su, e dou o echo off para desligar a IGD que era o esperado de acontecer já q mudei para a DIS, mas aí é que acontece o contrário é DIS que desliga, dou um cat para verificar e a IGD esta ligada e selecionada com um + e a DIS esta desligada. aí para fins de testes eu inverti tentei fazer o contrário no lugar de dar um echo DIS eu dei um echo IGD e deu na mesma, espero que tenha conseguido explicar direito, vlw.

Uma dúvida meio off-tópic daqui mas eu tentei instalar o librix (4.0 e 5.0) que diz que da suporte ao meu note que é o n8645 como já havia dito, mas ele não
chega a parte gráfica, simplesmente trava, eu vou para a tela de comando e dou um startx e da um erro de no screen found, será que se colocar uma
radeon.modeset=0 no boot resolve?

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #74 Online: 15 de Novembro de 2011, 15:07 »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997