Olá ronerio,
Pelo que vi rapidamente no site da HP, salvo engano, esse equipamento possui 4GB de memória ram, então é 64bits mesmo.
Veja, excetuando aqueles casos em que há um equipamento com preciosidades de arquivos para os quais não se tinha backup prévio, por imprevidência, ou ainda equipamentos que sabe-se lá porque não possam mesmo serem tirados de linha de produção (o que seria um absurdo, mas sabemos que algumas vezes assim ocorre), não há exatamente o que temer em tentar esse ou aquele procedimento, como instalação por modo texto, já que o máximo que pode acontecer é dar errado e ter que fazer de novo. Não há outra espécie de prejuízo que não perder algumas horinhas a mais, mas em contrapartida se aprende. :-)
Note que, no limite, o Linux é customizável a ponto de permitir uma instalação específica para um determinado equipamento, bastando que se sabia fazer os procedimentos de compilação. Isso, evidentemente, é anti-econômico para produção em larga escala, como é o caso do Ubuntu, cujo standard se propõe atingir uma variada gama de usuários, na média do mercado, digamos assim, não exigindo conhecimentos específicos de computação, vale dizer, o modo gráfico de carregamento padrão atende e funciona, creio, em mais de 90% das ocorrências de equipamentos, entretanto, os demais procedimentos existentes, como o próprio Alternate, são ainda de relativamente fácil realização, e como dito, o máximo que pode acontecer é dar errado, nada além.
Tente fazer, isso vai lhe custar apenas um pouquinho de horas, que vale o investimento pelo aprendizado. Não deu, não deu, aí parte para instalar a 10.04 ou a 10.10 e atualiza para a 11.04, que se instalar o resultado é igualmente bom e talvez até melhor, permitindo até mesmo, em alguns casos, uma composição híbrida em que v. mantém um kernel anterior com uma roupagem da versão atual, ambiente gráfico atual, que também funciona muito bem.
Há uma riqueza de possibilidades no Linux, basta querer. :-)
[]'s