Autor Tópico: Desativar wireless no boot  (Lida 5996 vezes)

Offline tiago queiroga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
Desativar wireless no boot
« Online: 01 de Julho de 2011, 13:11 »
Ai pessoal blz?


Bom seguinte  ,  utilizo ubuntu desde 2007 , nunca tive grandes problemas com hardware.
Mas desde que eu comprei um hp-dv5 , tenho tido problemas com a placa ralink 3090.
Bom , estou atualmente usando o 10.10 , eu simplemente desativei a placa porque as vezes acontecia um crash no sistema.

Pois bem , uns 2 meses atrás resolvi colocar o 11.04 , porém nao consigo dar boot nele , tenho a certeza absoluta que é por causa da placa wireless , porque com o 10.10 eu tive que tentar umas 5 vezes , para passar pelo boot na hora da instalaçao.O que aconte é que quando ele detecta a wireless trava tudo , e o sistema nao termina o boot.

Como eu nao utilizo wireless , isso não é problema pra min.

Só que para instalar o novo 11.04 , sempre dá um crash no meio do boot.

Já encontrei na internet como resolver esse problema , tenho que instalar um pacote , mas primeiramente eu tenho que conseguir dar o boot , para instalar o sistema , e depois instalar o pacote.


Então eu pergunto , tem alguma forma de eu desativar o wireless na hora do boot da instalação?



Abs

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Desativar wireless no boot
« Resposta #1 Online: 01 de Julho de 2011, 17:22 »
Ola

Já verificou na Bios?

Tem chave para acionar a placa de rede no seu note?

Tentou a opção entrar em modo seguro?

[]'s

Offline tiago queiroga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
Re: Desativar wireless no boot
« Resposta #2 Online: 02 de Julho de 2011, 02:40 »
Infelizmente não tem nenhum botao no hardware , e nenhuma opção na bios.
O modo de seguraça também nao startou.

Não existe nenhum comando de opção de boot nao?


att

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Desativar wireless no boot
« Resposta #3 Online: 02 de Julho de 2011, 06:53 »
Ola

Assumindo que sua copia do cd está ok, e foi testada em outra maquina mesmo em modo live cd.

Verifique no site da HP se existe um update de sua BIOS, caso exista faça o update tomando os cudados necessarios para estes casos.

Faça um teste de memorias ( use o memtest ) e verifique o estado das mesmas.

Entre na Bios e desabilite o hd. Boote pelo live cd e escolha testear sem instalar e verifique se trava.

Sim, vários argumentos de boot existem.

http://www.mjmwired.net/kernel/Documentation/kernel-parameters.txt

Dê uma olhada no site do kernel.

Geralmente para estes casos veja => acpi= - apic= - , apm= , xforcevesa, nomodeset e reboot=b

Leia sobre o comando netdev= , este desabilita a(s) placa(s) de rede.

Leia -> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,83031.msg464644.html#msg464644

Casos de congelamento devem ser analisados com calma e devagar, pois as coisas podem não ser o que parecem.

Sua placa de video pode procurar uma interrupção que é usada pela placa de som e entra em conflito fazendo o sistema congelar, o mesmo com sua placa wifi e assim por diante.

[]'s

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Desativar wireless no boot
« Resposta #4 Online: 02 de Julho de 2011, 07:26 »
Olá tiago queiroga,

Não me ficou muito claro se v. conseguiu instalar e após essa instalação não está conseguindo dar boot ou se nem está conseguindo carregar o LiveCD/USB. Esclareça esse ponto, por favor, isso é importante para poder definir um caminho.

Veja, talvez v. tenha razão quanto ao fato da causa ser a placa wireless, exatamente por conhecer e estar diante do seu próprio equipamento, porém a situação ideal é capturar isso de uma forma objetiva, se possível com uma mensagem de erro concreta, o que nem sempre é exatamente fácil.

Além disso, v. menciona que "Já encontrei na internet como resolver esse problema", então, seria bom que desse a conhecer ao Fórum que solução é essa, o que também ajuda no melhor entendimento do problema. Faça o post do link web de onde está essa solução.

No sentido de tentar ao menos ver alguma mensagem de erro que possa estar resultando do carregamento incompleto, sugiro que retire o "quiet" e o "splash" da linha de carregamento.

Seguindo a hipótese de que possa ser a placa wireless, como mero palpite, sugiro que experimente na cmdline da tela inicial do grub:

irqpoll

pci=bios

netcfg/disable_dhcp=true

acpi=oldboot

Use de forma simples e combinada.

Adicionalmente, como v. afirma que está usando a 10.10 sem problemas, uma possibilidade é atualizar a partir dela para a versão 11.04 e se ocorrer a atualização e estar sendo possível o boot pelo LiveCD/USB, caso haja um crash em função da wireless é fácil de acrescentar o driver na blacklist.

[]'s
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline tiago queiroga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
Re: Desativar wireless no boot
« Resposta #5 Online: 02 de Julho de 2011, 22:57 »
Olá , vou tentar resolver o problema com as soluções de vocês.

Mas para esclarecer melhor.

Não consigo instalar o ubuntu 11.04, eu consigo instalar o 10.10 , 10.04. Mas a última versão eu nao consigo. E gostaria de fazer uma instalação do zero.

Quando tento instalar o 11.04 , não consigo nem bootar para fazer a instalação , estou quase certo que é a minha placa wireless que está dando problema.
Gostaria de encontrar um jeito de conseguir bootar pelo cd , sem o wireless , com alguma comando etc , e depois instalar o mesmo.

E porque para o wireless da minha placa(ralink 3090) funcionar eu preciso instalar um driver proprietário , mas para fazer isso , eu preciso ao menos instalar o sistema básico , nem isso eu consigo , porque não consigo fazer o ubuntu 11.04 botar pelo cd para instala-lo.

Este é o problema. Já tentei 32bits , 64 e nada.

O engraçado é que com fedora 15 roda sem problema , já até instalei aqui , mas eu gosto de distruições baseadas no debian , e o ubuntu me cabe muito bem.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Desativar wireless no boot
« Resposta #6 Online: 03 de Julho de 2011, 20:30 »
Olá tiago queiroga,

É preciso sistematizar um pouco mais a análise se quiser realmente tentar resolver esse problema, continuamos andando às cegas.

Salvo alguma excepcional ocorrência que desconhecemos (um rei, uma rainha, um equipamento cravejado de brilhantes), o que é pouco provável tratando-se de equipamento de uma marca notória, seu computador não é único no mundo, o que significa dizer que esse problema que v. está enfrentando possivelmente já foi visto e enfrentando por milhares e milhares de pessoas ao redor do planeta, havendo uma razoável possibilidade de que algumas delas sejam experts em computação e, assim, tenham conseguido resolver o problema, resta-nos encontrá-los, e nisso talvez possamos ajudá-lo, mas para isso precisamos melhorar o nível de conhecimento do problema, o que não está acontecendo.

Começa por "hp-dv5", isso é série ou é modelo? Existe uma enormidade de "hp-dv5", qual é o seu, qual é o conjunto do hardware exatamente embarcado nele?

Onde está o link da solução que v. diz que encontrou, qual é ele, para tentarmos entender melhor o problema?

Qual é exatamente esse driver proprietário que v. diz que precisa carregar?
Mencione a exata referência a ele (alguma_coisa.ko?), onde podemos encontrá-lo e o que v. já tenha de conhecimento de literatura à respeito.

Como já disse antes, retire o "quiet" e o "splash" da linha de carregamento, e ainda adicione boot_delay=1000 (isso eu não tinha dito), o que vai tornar o carregamento extremamente lento para que v. possa ir olhando o que acontece, quase passo a passo, e na hora que parar fotografe a tela para que se tenha o texto e o contexto do crash, é um bom começo para se ter pistas do que possa estar acontecendo.

Se eu estivesse defronte o seu equipamento, pessoalmente, teria resolvido isso de uma forma muito mais simples, desaparafusava a carcaça e tirava fora a peça em questão, supondo que ela não seja onboard, mas, claro, nem pense em fazer isso, sob pena de destruir seu equipamento, se v. realmente não souber o que está fazendo e não tiver expertise no assunto de soltar parafusos em equipamentos eletrônicos, que geralmente são caros.

Há ainda uma outra solução fácil para quem sabe o que está fazendo e esteja disposto a gastar um bom tempo com isso, que é compilar um novo kernel, ou seja, um terno sob medida e remontar o LiveCD de instalação, uma vez que na compilação do kernel v. pode escolher exatamente o que vai ou não vai ser carregado, mas isso além de não ser exatamente fácil de ser feito para quem não tenha razoável experiência, soa absurdo sem antes tentar várias outras medidas disponíveis, algumas das quais já mencionadas, que são alternar parâmetros e ainda instalar a partir de versão anterior.

De toda forma e o Alternate, v. já tentou instalar por ele?

À propósito, não há nenhum prejuízo em instalar evoluindo de uma versão anterior, é um engano pensar que essa espécie de instalação seja 'pior' que uma instalação limpa, uma vez que ela é igualmente limpa se v. não instalar nada que não o padrão na versão anterior. Só há diferença quando v. tinha uma instalação que já vinha sendo usada por muito tempo, com inúmeros softwares adicionais incorporados e aí vai atualizar de versão, caso contrário, isto é, quando se sai do zero em uma versão anterior, e aí atualiza para uma versão posterior, os resultados são equivalentes e muito bons, pessoalmente penso que seja o melhor dos mundos, pois me deixa com "mais balas na agulha", na medida em que tenho imediatamente disponível kernels anteriores, o que sempre pode vir a ser útil.

Nos ajude fornecendo adequadamente as informações que talvez consigamos auxiliá-lo em algo.

[]'s

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Salvio de Barros

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Desativar wireless no boot
« Resposta #7 Online: 11 de Julho de 2011, 13:34 »
Caros,

Eu também estou tendo o mesmo problema, com a mesma placa, porém o meu modelo do meu notebook é o G42-340BR, também da HP, processador I5.

Tentei instalar 3 versões do ubuntu (todas pelo alternate CD)
ubuntu 9.01, ubuntu 10.10 e ubuntu 11.04.

Em todas as 3 versões consegui instalar, porém no boot ele travava, mostrando apenas o nome ubuntu
Ao tentar entrar no modo de recovery, é mostrada a seguinte mensagem:

(...) rt2800 (...) Error - WPDMA TX/RX busy, aborting (...).
(...) Error - indirect register access failed.

Lembrando ainda que ainda consegui inicializar o ubuntu 11.04 apenas uma vez, sem sucesso após isso.

Gostaria de obter sugestões a respeito disso. Se devo alterar bios (não estou com o notebook em posse, verei mais tarde o modelo e retorno)

Atenciosamente,
Sálvio


Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Desativar wireless no boot
« Resposta #8 Online: 12 de Julho de 2011, 09:21 »
Olá Salvio de Barros,

Você menciona que conseque instalar a paritir do Alternate, apenas que no boot ocorre o travamento.

Como já foi dito, talvez seja o caso de acrescentar o rt2800 que v. menciona na blacklist, para que o driver não seja carregado, porém, para isso evidentemente é necessário obter pelo menos um prompt.

No "Modo Recuperação", após a mensagem de erro que v. menciona, se teclar Ctrl+Alt+F1 vai para o prompt?

Está sendo possível carregar pelo LiveCD/USB, ou não?

[]'s

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline iug

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Desativar wireless no boot
« Resposta #9 Online: 16 de Julho de 2011, 11:39 »
Olá a todos,

Estou passando pelo mesmo problema (no Xubuntu 10.04)
e creio também que seja a placa Wireless, pelas seguintes razões:

-Quando estão plugados as placas PCI de Ethernet e Wireless (RTL8185L, da realtek), tanto o live-CD quanto o OS
congelam na tela de boot (logo do Xubuntu)
-Quando tiro o wireless e fica apenas a Ethernet, tanto o OS quanto o Live-CD carregam normalmente
-Quando tiro a Ethernet e coloco o wireless no lugar, tanto o Live-CD quanto o OS não carregam

o processador de meu computador é um pouco antigo: pentium4

estou fazendo o download do Alternate e irei tentar postar resultados assim que conseguir

boa sorte a todos! :)

Offline Inmortus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Desativar wireless no boot
« Resposta #10 Online: 25 de Novembro de 2011, 22:20 »
Tõ com o mesmo problema.
Instalei o Ubuntu 11.04 e ele só inicia se estiver com a placa de rede sem fio ativada (RT3090)
Quando o sistema carrega (isso com a rede sem fio ativada) e depois desativo a rede pelo atalho no teclado, o sistema trava e tenho que desligar direto segurando o botão do power. Aí só carrega de novo sem travar se eu iniciar o sistema com a rede ativada.
Meu notebook é o HP G42-321br

Obrigado.

Brodovisk

  • Visitante
Re: Desativar wireless no boot
« Resposta #11 Online: 25 de Novembro de 2011, 22:41 »
Não dá para dar o golpe e enganar ele não?
Tipo deixando o sinal aberto sem senha para conectar direto desde que o mesmo se não conectar não instala?
Desde que pegue a placa se o sinal estiver aberto com certeza ele conecta e termina, depois sim de dentro do ubuntu vcs desativam ele  ou configura senha.
Não manjo muito placas wifi e wireless , é só uma idéia.
Boa sorte .

Offline Inmortus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Desativar wireless no boot
« Resposta #12 Online: 25 de Novembro de 2011, 23:01 »
Achei a solução aqui. quem ainda tiver com esse problema.... tá aí.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,82089.0.html