Autor Tópico: Mandar e-mail via comando console  (Lida 3003 vezes)

Offline lfernandosg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 477
    • Ver perfil
Mandar e-mail via comando console
« Online: 01 de Julho de 2011, 17:22 »
Tenho alguns servidores centos e uso o mutt + sendmail para mandar e-mails dos meus scripts.

instalei o mutt e o sendmail no ubuntu mas ao testar para mandar um arquivo de log por e-mail ele dá erro dizendo que o arquivo não existe..se eu mandar só uma mensagem de teste ele entra não dá erro mas também não recebo o e-mail....a linha de comando é essa:

mutt  -a /var/log/backup/LOG.tar.gz  computacaofernando@gmail.com -s "backup diario" /home/mensagem


no centos recebo o arquivo em anexo normal mas no ubuntu acontece esse erro...como resolvo isso no ubuntu?


OBS.: no centos não fiz nenhuma configuração como ele já tem o mutt + sendmail instalado só usei a linha de comando direto.
Dell Xps M1330/c2d 2.0Ghz/4GB ddr2/320GB sata/etc...

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Mandar e-mail via comando console
« Resposta #1 Online: 02 de Julho de 2011, 22:19 »
Nem é necessária a instalação do programa mutt. Uma vez instalado o sendmail você já pode enviar e-mails pelo terminal usando o comando mail.

O envio de anexos dá-se com a seguinte sintaxe:

Citar
$mail -s “Assunto do e-mail” email@provedor.com.br < /caminho/do/arquivo

a explicação sobre o comando você pode encontrar aqui: Enviar e-mail pelo terminal

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Mandar e-mail via comando console
« Resposta #2 Online: 06 de Julho de 2011, 20:45 »
Citar
...Uma vez instalado o sendmail...
Eu recomendo o uso do postfix, em vez do sendmail.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D