Autor Tópico: Novo no Linux? Comece pela versão LTS.  (Lida 26527 vezes)

Offline koheleth

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 160
    • Ver perfil
    • Guia LPI
Re: Novo no Linux? Comece pela versão LTS.
« Resposta #15 Online: 04 de Julho de 2011, 12:11 »
Obrigado pessoal, não esperava tantos comentários.

Abraços a todos.
tive para abrir um tópico abordando este assunto, mas ao mesmo tempo tive receio de  estar falando demais. pois considero-me apenas usuário e pouco  entendido.
mas ainda bem, embora demasiado tarde pois muitos novos já chegaram, tentaram e foram que nosso colega a quem respeito muito e é aqui uma pessoa de peso o fez.


Também me considero apenas usuário no meio de tantas "feras" aqui.
Obrigado.

O conhecimento de cada um complementa os dos outros.

Isso é o que eu chamo de Conhecimento Livre, todos se beneficiam, e todos contribuem, somos irmão da causa livre.

Todos iguais, cada qual com o seu conhecimento.
Ubuntu 13.04
acesse: Guia LPI
Profº Marcos Aurélio

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Novo no Linux? Comece pela versão LTS.
« Resposta #16 Online: 06 de Julho de 2011, 15:31 »
o ruim é q nos repositórios dessas versões não há as versões mais recentes dos programas e mesmo essas versões tem problemas graves, não são garantia de nada. Eu já vi aqui por exemplo gente relatando um problema com gravadores de dvd q simplemsente desaparecem do sistema sem razão aparente.

Offline pigdin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 723
  • Terra - Brasill - SP-Capital
    • Ver perfil
Re: Novo no Linux? Comece pela versão LTS.
« Resposta #17 Online: 07 de Julho de 2011, 15:19 »
o ruim é q nos repositórios dessas versões não há as versões mais recentes dos programas e mesmo essas versões tem problemas graves, não são garantia de nada.

Pelo que entendi você quer dizer que tanto as versões novas ou "antigas" de programas podem dar problema.
Então o importante não é ter a mais atual e sim a mais estável certo?

Eu já vi aqui por exemplo gente relatando um problema com gravadores de dvd q simplemsente desaparecem do sistema sem razão aparente.

Problemas podem acontecer em qualquer versão.

A idéia que eu quis passar é a seguinte, em time que está ganhando não se mexe.
Se o sistema está redondo não precisa ficar atualizando, se quiser testar um versão mais nova instale em outra partição, pendrive, maquina virtual.

Citar
"...para quem depende da máquina funcionando, pode-se ficar vários meses sem atualizar o sistema, porque os programas já dão conta do recado há alguns anos! Ou seja: se a máquina está redonda, deixe ela redonda. Simples assim."

citação tirada daqui:
http://szaszak.wordpress.com/linux/cadeia_de_producao/
Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Novo no Linux? Comece pela versão LTS.
« Resposta #18 Online: 07 de Julho de 2011, 17:39 »
o ruim é q nos repositórios dessas versões não há as versões mais recentes dos programas e mesmo essas versões tem problemas graves, não são garantia de nada.

Pelo que entendi você quer dizer que tanto as versões novas ou "antigas" de programas podem dar problema.
Então o importante não é ter a mais atual e sim a mais estável certo?

Eu já vi aqui por exemplo gente relatando um problema com gravadores de dvd q simplemsente desaparecem do sistema sem razão aparente.

Problemas podem acontecer em qualquer versão.

A idéia que eu quis passar é a seguinte, em time que está ganhando não se mexe.
Se o sistema está redondo não precisa ficar atualizando, se quiser testar um versão mais nova instale em outra partição, pendrive, maquina virtual.

Citar
"...para quem depende da máquina funcionando, pode-se ficar vários meses sem atualizar o sistema, porque os programas já dão conta do recado há alguns anos! Ou seja: se a máquina está redonda, deixe ela redonda. Simples assim."

citação tirada daqui:
http://szaszak.wordpress.com/linux/cadeia_de_producao/


Tanto em versões LTS qto nas mais novas pode haver problemas. Assim como versão LTS não é livre de problemas, versões mais novas não são necessariamente bugadas. Pra mim, o importante é programa novo e estável, não adianta muita coisa pra mim estabilidade com programa ultrapassado. Sim, a citação está certa ao dizer q é possível ficar vários meses sem atualizar se estiver tudo ok mas não concordo com isso de "simples assim", pois quem disse q é simples assim achar algo realmente estável? Eu por exemplo já testei todas as versões do ubuntu desde a 6.06 e nenhuma rodou bem nos meus hardwares, todas apresentaram algum ou alguns problemas q ficaram sem solução e por isso não consegui até hj usar o ubuntu. E eu nunca comprovei essa suposta estabilidade das versões LTS, todas apresentaram problemas pra mim e nos respositórios delas vi mto software inútil de tão bugado. Se é pra ter versão antiga bugada, coloca versão nova bugada, já q vai dar na mesma qto aos bugs. Pelo menos poderemos usar algum novo recurso de versões novas.
« Última modificação: 07 de Julho de 2011, 17:46 por cygnusx-1 »

Offline pigdin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 723
  • Terra - Brasill - SP-Capital
    • Ver perfil
Re: Novo no Linux? Comece pela versão LTS.
« Resposta #19 Online: 18 de Outubro de 2011, 22:09 »
Parece que este tópico será útil por bastante tempo.

Todo novo lançamento é a mesma história, alguns gostam outros tem problemas, alguns aplicativos não funcionam, alguns hardwares sem suporte e por aí vai.
Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin

Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: Novo no Linux? Comece pela versão LTS.
« Resposta #20 Online: 18 de Outubro de 2011, 23:05 »
Olá cygnusx-1

Você não acha estranho ter tantos bugs em todas as versões do ubuntu? Isso não é normal, eu acho que sua uma máquina tem alguns componentes incompatíveis ai.

T+.
Ubuntu 12.04

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Novo no Linux? Comece pela versão LTS.
« Resposta #21 Online: 19 de Outubro de 2011, 00:31 »
Olá cygnusx-1

Você não acha estranho ter tantos bugs em todas as versões do ubuntu? Isso não é normal, eu acho que sua uma máquina tem alguns componentes incompatíveis ai.

T+.

Sei lá, nunca instalei em outro pc pra comparar.

Offline juscelinno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: Novo no Linux? Comece pela versão LTS.
« Resposta #22 Online: 19 de Outubro de 2011, 01:05 »
 ;D Também concordo. Uso a 10.04 desde seu lançamento  e muito provavelmente só mudarei quando sair a outra. Tem que preciso para usar como diversão e uso Windows para trabalho.

Offline eaxgrande

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 514
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
Re: Novo no Linux? Comece pela versão LTS.
« Resposta #23 Online: 19 de Outubro de 2011, 02:12 »
Por enquanto, não vou mudar nem quando sair a nova LTS...

Participei dessa enquete: http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,88336.0.html

Meus motivos: estabilidade, compatibilidade, maturidade (acesso a codecs e plugins, acesso a documentação em português) suporte de longo prazo, opção de testar qualquer novidade no virtualbox ou o que der na telha e beleza (sim, o 10.04, com compiz, emerald, conky, e tantos outros recursos ainda vai continuar bonito e atual ainda por um bom tempo - minha opinião)

Concordo com a ideia de que enquanto se é novato, o bom mesmo é ter LTS instalada.

Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: Novo no Linux? Comece pela versão LTS.
« Resposta #24 Online: 19 de Outubro de 2011, 20:26 »
Citar
Sei lá, nunca instalei em outro pc pra comparar.

Pois é você poderia fazer uns testes em outras máquinas usando o livecd ou liveusb, ai não precisa instalar e dá pra ter uma ideia sobre os bugs.

T+.
Ubuntu 12.04

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Novo no Linux? Comece pela versão LTS.
« Resposta #25 Online: 19 de Outubro de 2011, 20:31 »
com livecd não dá pra testar o gravador de dvd, q é uma das coisas q mais me dá problema, não tenho pen drive e não tenho outra máquina pra testar, mesmo se tivesse não ia adiantar nada funcionar na outra e na minha nao.

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Novo no Linux? Comece pela versão LTS.
« Resposta #26 Online: 19 de Outubro de 2011, 20:44 »
... não tenho pen drive ....

Rapaz isso é sério, um pendrive de 4gb custa menos de r$15,00 no magazine luiza. Para algo que dura vários meses/anos, não chega a ser um absurdo de investimento.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Novo no Linux? Comece pela versão LTS.
« Resposta #27 Online: 19 de Outubro de 2011, 20:50 »
dvd-rw sai mais barato ainda e dá na mesma.

Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: Novo no Linux? Comece pela versão LTS.
« Resposta #28 Online: 19 de Outubro de 2011, 23:21 »
Já ouvi casos que usar cd-rw como livecd dá problema.

Agora você tá baixando iso de cd e gravando em dvd? Não entendi esse dvd-rw ai.

T+.
Ubuntu 12.04

Offline eaxgrande

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 514
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
Re: Novo no Linux? Comece pela versão LTS.
« Resposta #29 Online: 19 de Outubro de 2011, 23:30 »
Pessoal, eu tava aqui dando uma geral no fórum...

Fiquei assustado com a quantidade de gente insatisfeita com o 11.04 e o 11.10.

Minha nossa, o que tá acontecendo?!

Cheguei a pensar se eu não estaria sendo conservador nessa de ficar com o 10.04 indefinidamente.

Cara...Quanta zica...
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal