Autor Tópico: Para aqueles que apresentam tela preta ao tentar instalar/iniciar o Ubuntu 11.04  (Lida 91598 vezes)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Tela preta na instalação do ubuntu 12.04
« Resposta #30 Online: 04 de Maio de 2012, 16:15 »
Tota

Tu que és da liga dos Dinos, sabes informar se já foi resolvido problema com driver Nvidia que muita gente está enfrentando no Ubuntu 12.04?

Ola

Eu sou Dino, mas infelizmente nunca usei Nvidia. Só uso Intel.

Assim, não me preocupei em acompanhar estes casos.

[]'s

Offline walltgz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Para aqueles que apresentam tela preta ao tentar instalar/iniciar o Ubuntu 11.04
« Resposta #31 Online: 10 de Novembro de 2012, 12:03 »
Olá caro amigos!

Gostaria de compartilhar com vocês algo que resolveu o problema.

Durante a instalação, é possível inserir parâmetros no GRUB que serão passados ao kernel, como forma de solucionar certos problemas de conflito ou incompatibilidade de hardware.
Entre no menu do GRUB e selecione a entrada referente ao ubuntu (normalmente a primeira) e digite a tecla E.

Na linha onde aparece "quiet splash" mude para "quiet splash acpi_osi=Linux acpi_backlight=vendor". Tecle ctrl + x ou F10 para salvar as informações e iniciar a instalação.
Durante o carregamento do sistema, aumente o brilho da tela do notebook e faça a instalação do sistema normalmente. Após a instalação, não reinicie a máquina, pois é necessário editar dois arquivos para "resolver de vez o problema":

Logado como root ou usando o comando sudo, edite o arquivo /etc/rc.local e insira a seguinte linha (antes da linha exit 0):
setpci -s 00:02.0 F4.B=00
Salve e feche o arquivo.

Em seguida, edite o arquivo /etc/default/grub e encontre a linha:
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash" e mude-a para:
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash acpi_osi=Linux acpi_backlight=vendor"

Salve e feche o arquivo.

Em seguida, atualize as informações do GRUB com o comando:
$ sudo update-grub2

A partir daí é só reiniciar o sistema e partir pro abraço!  ;D





Offline pvpqd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Para aqueles que apresentam tela preta ao tentar instalar/iniciar o Ubuntu 11.04
« Resposta #32 Online: 20 de Dezembro de 2012, 15:43 »
Olá caro amigos!

Gostaria de compartilhar com vocês algo que resolveu o problema.

Durante a instalação, é possível inserir parâmetros no GRUB que serão passados ao kernel, como forma de solucionar certos problemas de conflito ou incompatibilidade de hardware.
Entre no menu do GRUB e selecione a entrada referente ao ubuntu (normalmente a primeira) e digite a tecla E.

Na linha onde aparece "quiet splash" mude para "quiet splash acpi_osi=Linux acpi_backlight=vendor". Tecle ctrl + x ou F10 para salvar as informações e iniciar a instalação.
Durante o carregamento do sistema, aumente o brilho da tela do notebook e faça a instalação do sistema normalmente. Após a instalação, não reinicie a máquina, pois é necessário editar dois arquivos para "resolver de vez o problema":

Logado como root ou usando o comando sudo, edite o arquivo /etc/rc.local e insira a seguinte linha (antes da linha exit 0):
setpci -s 00:02.0 F4.B=00
Salve e feche o arquivo.

Em seguida, edite o arquivo /etc/default/grub e encontre a linha:
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash" e mude-a para:
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash acpi_osi=Linux acpi_backlight=vendor"

Salve e feche o arquivo.

Em seguida, atualize as informações do GRUB com o comando:
$ sudo update-grub2

A partir daí é só reiniciar o sistema e partir pro abraço!  ;D






walltgz, obrigado cara.
Eu estava há alguns anos longe do Linux e agora que resolvi voltar, foi um com HP dm4-2185br e em todas as distribuições, sem exceções, pois eu testei as mais usadas por nós, como Fedora, openSUSE, ROSA, etc., e após carregar o Kernel a tela ficava com brilho 0%. Eu não consegui resolver e com a sua solução sim.

Estava claro pra mim que o problema não era nas distribuiçoes e sim no Kernel do Linux, tanto que a openSUSE, a mais clara em termos de instalação (mostra tudo!) só ficava com a tela 0% brilho após terminar de carregar o Kernel.

Eu testei distribuições mais novas e antigas; acho que o problema é antigo e ainda não deve ter sido reparado para o Kernel reconhecer melhor os computadores com esses problemas. Inclusive eu tenho problema até mesmo de instalar o Windows do 0 (zero), onde sempre fico com um "dispositivo desconhecido"; e procurando no google modos de reconhecer o que era esse "dispositovo desconhecido" verifiquei que tinha algo com um drive ACPI. Fiquei sem saber; não sou profundo conhecedor do assunto, mas sei que tem haver com energia.

Agora quero verificar se mantenho todas opções de energia no Linux. O ubuntu, este 12.04 LTS, pelo menos ele, não está me mostrando tempo de duração. Não tinha testado antes.

O problema no Windows eu só consigo resolver reinstalando a imagem no HD de volta, onde, aí sim, fico com todos os dispositivos reconhecidos.

Offline Mikeiasu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Para aqueles que apresentam tela preta ao tentar instalar/iniciar o Ubuntu 11.04
« Resposta #33 Online: 02 de MAR?O de 2013, 19:48 »
Amigão, muito obrigado pela ajuda!
Já havia instalado versões antigas do Ubuntu, mas essa foi a primeira vez que tive esse problema.

Ma segui suas dicas e resolveu o problema.
Obrigado!  :D

Offline zdouglasz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Para aqueles que apresentam tela preta ao tentar instalar/iniciar o Ubuntu 11.04
« Resposta #34 Online: 17 de Abril de 2013, 02:29 »
consegui a primeira parte do tutorial, mas dentro do Lubuntu executo o comando gksu /etc... ele pede a senha, e depois não acontece mais nada.. nao abre a caixa de texto que deveria abrir