Autor Tópico: adicionar 2 portas ao mysql ubuntu server 2011  (Lida 2218 vezes)

Offline Citizante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
adicionar 2 portas ao mysql ubuntu server 2011
« Online: 02 de Julho de 2011, 10:37 »
Olá galera, Bom dia!
Estou com problema com liberação de portas com conexões externas com o Mysql.

Com o Mysql instalado no servidor ele vem com a porta padrão 3306, através do console consegui alterar a porta
vi /etc/mysql/my.cnf mas eu gostaria de saber se há possibilidade de habilitar mais de uma porta no meu sql ex: 3309 ou 8800 pois a minha intenção é fazer conexão externa, já consegui pelo no-ip, precisei acrescentar mais de uma porta para funcionar externa pois na minha região as portas 80, 3306, 22 estão bloqueadas, mas não consigo acrescentar, só consigo alterar, tem como acrescentar mais de uma porta no mysql?

obs: as outras portas http, ssh estão funcionando corretamente em conexão externas, só o mysql que gostaria de acrescentar mais de uma porta.

grande abraço a todos!

Grato.
« Última modificação: 04 de Julho de 2011, 08:38 por Citizante »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: adicionar 2 portas ao mysql ubuntu server 2011
« Resposta #1 Online: 06 de Julho de 2011, 20:43 »
Você pode usar o iptables pra redirecionar tudo que chegar pra porta escolhida (p.ex. 8800) pra porta 3306:

sudo iptables -t nat -A PREROUTING -p tcp --dport 8800 -j REDIRECT --to-port 3306
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Citizante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: adicionar 2 portas ao mysql ubuntu server 2011
« Resposta #2 Online: 08 de Julho de 2011, 11:25 »
Opa funcionou! Mas quando eu reinicio o servidor ele volta na porta 3306, tem como criar alguma forma para que execute o iptables automaticamente?

valeu!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: adicionar 2 portas ao mysql ubuntu server 2011
« Resposta #3 Online: 08 de Julho de 2011, 14:08 »
você pode adicionar esse comando a algum script de inicialização, como por exemplo o arquivo "/etc/rc.local".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D