Autor Tópico: Instalando o Stardict (Tradutor por clique) no Kubuntu 5.10 e 6.06  (Lida 8913 vezes)

Offline Kobayashi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
Amigos,

Instalei com sucesso o Stardict - um tradutor por clique semelhante ao Babylon no no Kubuntu 5.10 (e também no Kubuntu 6.06), usando o dicionário inglês-português.

Gostei bastante do programinha. Ele é uma mão na roda na hora de traduzir aquelas palavrinhas em inglês que ainda fogem ao nosso conhecimento.

Antes de prosseguir, preciso informar que o metódo de instalação descrito abaixo em letras pretas é para o Kubuntu 5.10 Breezy. Recentemente, instalei com sucesso o Kubuntu 6.06 LTS Dapper Drake no meu micro e consegui fazer o Stardict funcionar nele também... o metódo usado para instalação no Kubuntu 6.06 é descrito no final deste post com letras em azul.

Eis a forma como o instalei no Kubuntu 5.10:


1 - Usando o Adept, baixei e instalei os seguinte pacotes dos repositórios oficiais:

- stardict
- stardict-common
- stardict-tools

2 - Baixei o pacote RPM do dicionário inglês-português através deste [Site]

O pacote RPM baixado será esse:

stardict-dictd_www.freedict.de_eng-por-2.4.2-1.noarch.rpm

3 - Usei o terminal e o seguinte comando para conversão do pacote RPM em Deb:

sudo alien stardict-dictd_www.freedict.de_eng-por-2.4.2-1.noarch.rpm

o que resultará na transformação para este pacote:

stardict-dictd-www.freedict.de-eng-por_2.4.2-2_all.deb

4 - Instalei o dicionário (agora já convertido em .deb) usando o comando:

sudo dpkg -i stardict-dictd-www.freedict.de-eng-por_2.4.2-2_all.deb

5 -  Feito isso, basta digitar no terminal:

stardict

O programinha irá abrir e aparecerá o ícone dele na bandejinha do Kubuntu.

6 - Como usar o programa ?

Para usá-lo, basta clicar duas vezes com o botão esquerdo do mouse sobre a palavra em inglês que se deseja traduzir e logo em seguida abrirá uma janelinha do programa com a tradução correspondente em português.

Veja um screen do stardict em ação no meu desktop (clique no thumbnail abaixo para ver a imagem expandida):



O programa uma vez chamado ficará com o ícone de controle fixado na bandejinha do Kubuntu. Quando vc quiser removê-lo, basta clicar com o botão direito no ícone e depois escolher a opção Quit.

Você pode também, opcionalmente,  criar um atalho do programinha no Menu K, associando a ele um ícone para evitar ter que digitar toda vez "stardict" no terminal quando desejar chamá-lo novamente.

É isso. Espero que seja útil. Qualquer dúvida, postem aqui que na medida do possível irei ajudar a saná-la.
------------------------------------------------------------------
[Adendo 04/08/06:]
Instalação do Stardict no Kubuntu 6.06 LTS Dapper Drake

Instalei ontem (03/08) o Kubuntu 6.06 LTS (Dapper Drake) e após instalar todos os repositórios extras do [Guia Não Oficial do Kubuntu 6.06 ], verifiquei que o Stardict consta nos repositórios, só não constando os dicionários. Sendo assim, instalei o Stardict via Adept e depois usei o mesmo método de instalação descrito acima para instalar o dicionário inglês-português. Resumo: funcionando 100% no Dapper também.   ;D
« Última modificação: 04 de Agosto de 2006, 21:08 por Kobayashi »

Offline dbu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Instalando o Stardict (Tradutor por clique) no Kubuntu 5.10
« Resposta #1 Online: 22 de Julho de 2006, 19:21 »
Muito bom, e util na minha opiniao.
Este sera' certamente um dos programas q instalarei quando instalar o Ubuntu dentro de uns dias.
mIRC Scripting Help Channel:
- #PTscripting
- irc.PTnet.org
- diabu

Offline Kobayashi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
Re: Instalando o Stardict (Tradutor por clique) no Kubuntu 5.10 e 6.06
« Resposta #2 Online: 04 de Agosto de 2006, 20:47 »
Instalei ontem o Kubuntu 6.06 LTS (Dapper Drake) e após instalar todos os repositórios extras do Guia Não Oficial do Kubuntu 6.06 Verifiquei que o Stardict consta nos repositórios, só não constando os dicionários. Instalei o Stardict via Adept e depois usei o método descrito acima para instalar o dicionário. Resumo: funcionando 100% no Dapper também.  ;D

Vou colocar esta nota no primeiro post deste tópico para ajudar que tem o Dapper e deseja instalar o Stardict

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Instalando o Stardict (Tradutor por clique) no Kubuntu 5.10 e 6.06
« Resposta #3 Online: 27 de Junho de 2007, 21:20 »
Em vez de criar um novo, vou ressuscitar este tópico.

Instalei o stardict com dicionários inglês-português, português-inglês e português-português seguindo um tópico que encontrei no Fórum do Resulinux.

Funcionou perfeitamente, valendo frisar aqui que o programa (stardict) está nos repositórios do Ubuntu (portanto, "sudo apt-get install stardict") e os dicionários (aí está a utilidade da dica) estão nos links que constam do tópico daquele Fórum.

Segue o link: http://www.resulinux.forumdebian.com.br/web/forum/viewtopic.php?t=2344&highlight=stardict

Os necessários agradecimentos são devidos ao autor do tópico do Fórum do Resulinux (SuporteTecnicoID).
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline weirdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
  • Feisty Fawn x64
    • Ver perfil
    • universo.bolha

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Instalando o Stardict (Tradutor por clique) no Kubuntu 5.10 e 6.06
« Resposta #5 Online: 22 de Agosto de 2007, 07:43 »
Galera, ontem eu criei um tópico pra falar como instalar o Stardict no Ubuntu 7.04 (já apaguei o meu tópico), mas o pinduvoz me alertou que já existia esse (valeu pinduvoz!) mas esse Tuto é para Kubuntu Dapper, mas eu queria dizer que instalei com sucesso no Ubuntu Feisty, não utilizei esse Tuto de vocês, mas agora percebo que ele também é útil pro Feisty! Não testei o seu Tuto Kobayashi, por isso galera, se alguém utilizou esse Tuto pra instalar o Stardicit no Ubuntu Feisty, por favor, postem o que acharam aqui.
E como o pinduvoz já disse, o Stardict já existe nos repositórios, pelo menos do Ubuntu Feisty.

Obrigado pela atenção.
« Última modificação: 23 de Setembro de 2007, 10:26 por kErNeL_sCrIpT »

Offline Evaristo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Instalando o Stardict (Tradutor por clique) no Kubuntu 5.10 e 6.06
« Resposta #6 Online: 23 de Agosto de 2007, 15:40 »
pessoal achei aqui (http://www.guiadohardware.net/dicas/convertendo-bgl-stardict.html) um tuto muito bom sobre como converter aruivos BGL do Babylon para uso no stardict. Espero que seja de alguma ajuda.

[]'s

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Instalando o Stardict (Tradutor por clique) no Kubuntu 5.10 e 6.06
« Resposta #7 Online: 23 de Setembro de 2007, 10:21 »
Instalei o Stardict pelo apt-get, mas verifiquei a versão e constei que é a 2.4.8, sendo que no fórum do Resolinux diz que a versão mais atual é a 3.0, que tem algumas melhorias importantes.

Baixei do próprio site da Stardict o .deb, mas deu erro de instalação:

Citar
madrigal@madrigal:/media/hda2/Baixa$ sudo dpkg -i stardict_3.0.0-1_i386.deb
(Lendo banco de dados ... 132616 arquivos e diretórios atualmente instalados.)
Descompactando stardict (de stardict_3.0.0-1_i386.deb) ...
dpkg: erro processando stardict_3.0.0-1_i386.deb (--install):
 tentando sobrescrever `/usr/share/gnome/help/stardict/mk/stardict.xml', que também está no pacote stardict-common
dpkg-deb: subprocesso paste morto por sinal (Pipe quebrado)
Erros foram encontrados durante processamento de:
 stardict_3.0.0-1_i386.deb
madrigal@madrigal:/media/hda2/Baixa$

Já fiz o apt-get remove e apaguei as pastas no usr mas dá o mesmo erro.

Como faço para atualizar então?


Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Instalando o Stardict (Tradutor por clique) no Kubuntu 5.10 e 6.06
« Resposta #8 Online: 20 de Janeiro de 2008, 01:00 »
Que tal deixar aqui as dicas de como converter e instalar os dicionários? Eles estão no formato tar.bz2 e eu não lembro mais como instala. Também não achei mais o tutorial no forum.

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Instalando o Stardict (Tradutor por clique) no Kubuntu 5.10 e 6.06
« Resposta #9 Online: 20 de Janeiro de 2008, 01:25 »
Tentei eu mesmo com meus parcos conhecimentos:

Desempacotar:
Citar
sellassie@sellassie-laptop:~/Desktop/Stardict$ sudo tar -jxvf stardict-freedict-deu-fra-2.4.2.tar.bz2
Password:
stardict-freedict-deu-fra-2.4.2/

Localizar e instalar:
Citar
sellassie@sellassie-laptop:~/Desktop/Stardict$ cd stardict-freedict-deu-fra-2.4.2/
sellassie@sellassie-laptop:~/Desktop/Stardict/stardict-freedict-deu-fra-2.4.2$ ./configure
bash: ./configure: Arquivo ou diretório inexistente
sellassie@sellassie-laptop:~/Desktop/Stardict/stardict-freedict-deu-fra-2.4.2$ ./ configure
bash: ./: é um diretório
sellassie@sellassie-laptop:~/Desktop/Stardict/stardict-freedict-deu-fra-2.4.2$ make
make: *** Nenhum alvo indicado e nenhum arquivo make encontrado.  Pare.
sellassie@sellassie-laptop:~/Desktop/Stardict/stardict-freedict-deu-fra-2.4.2$ make install
make: *** Sem regra para processar o alvo `install'.  Pare.

Aí deu um monte de erro. Alguém pode ajudar?

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Instalando o Stardict (Tradutor por clique) no Kubuntu 5.10 e 6.06
« Resposta #10 Online: 20 de Janeiro de 2008, 02:59 »
http://universobolha.blogspot.com/2007/06/dotd-linux-stardict.html

No link acima vc. pode baixar os dicionários, que devem ser copiados em /usr/share/stardict/dic/ com o código

Código: [Selecionar]
sudo mv /caminho-dos-arquivos-baixados/*.dict /usr/share/stardict/dic/
Quanto ao programa, é só mandar um

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install stardict stardict-tools
Se não der certo, poste aqui que na segunda eu checo no escritório, onde tenho o stardict instalado no Feisty. Ainda, se quiser os meus dicionários, mande-me uma mp que eu envio por e-mail.

Ah, outra coisa, esses seus tar.gz não são apenas os dicionários (arquivos .dict)? Se são, copie os arquivos descompactados para a pasta própria (/usr/share/stardict/dic/).
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2008, 03:12 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::