Autor Tópico: Ubuntu conecta mais não navega (com particularidades)  (Lida 16927 vezes)

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Ubuntu conecta mais não navega (com particularidades)
« Resposta #15 Online: 08 de Julho de 2011, 15:33 »
Lucas com até certo interesse no seu tópico, por ter um cyber andei dando uma lida em outros tópicos do fórum relacionados a conexão e, li em um (me perdoe por esquecer de colocá-lo nos favoritos) mas é mais ou menos assim "Internet lenta no Linux" dê ai uma pesquisada na caixa pesquisa do fórum.

Parece-me que lá tinha algo sobre umas dicas do zekkerj falando de tal placa com chipset Realtek, no caso até bem barata.

E fazendo testes aqui depois de uma ou outra instalação notei um problema parecido com o seu (ainda possuo 2 maquinas windows por motivo de impressora) e no meu caso uso distros distintas e na ultima que terminei a montagem ainda ontem e instalei o Lucid Lynx notei uma certa vagareza no carregamento das paginas, mas estou testando minha net 1º, pois acho que o problema é com ela.


Paulo Correa

  • Visitante
Re: Ubuntu conecta mais não navega (com particularidades)
« Resposta #16 Online: 08 de Julho de 2011, 18:59 »
Veja se aqui podem te auxiliar também http://www.donosdelanhouse.com.br/forum/

Boa sorte!

Nada é tão difícil que, à força de tentativas, não tenha resolução (Terêncio)
Lembre-se sempre disso.
Boa noite.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu conecta mais não navega (com particularidades)
« Resposta #17 Online: 09 de Julho de 2011, 07:23 »
Olá lucasps91,

O que é mais exatamente o switch que v. menciona (marca, modelo do comutador)?

Esse relato que v. faz, de grande dificuldade, claro, porque premido pela necessidade de colocar o negócio a andar, não faz nenhum sentido na ótica de ser algum problema com o Ubuntu. Perdoe, mas se alguém desavisado lesse o tópico iria imaginar que o Ubuntu é uma distribuição Linux altamente problemática, o que está muito longe de ser verdade, muito ao contrário, é uma distribuição feita para ser simples, de grande usabilidade.

Se bem entendi o relato v. possui talvez 10 máquinas aí. Apenas não é possível e não guarda lógica que a imensa maioria dos seus equipamentos possam de uma hora para outra, sem mais aquela, começarem a ter problemas graves de conexão, coisa que não tinham momentos antes, sem que se possa especificamente atribuir a alguma atualização geral problemática.

Muito menos é razoável pensar que possa ser problema de drivers onde pouco antes nada disso havia, além do que, para justificar essa hipótese haveríamos de ter todas as máquinas problemáticas com idêntico chipset problemático, o que não parece ser o caso. É nebuloso esse raciocínio.

Verifique se esse switch possui uma função de resetar (não é ligar e desligar, é resetar), voltando aos padrões originais de fábrica.

Resolvida a questão imediata, que obviamente é urgente por se tratar de uma atividade negocial, e não importa o tamanho, pois parece que é o seu meio de vida, e aliás, parabéns pelo empreendedorismo e atitude de buscar uma solução economicamente viável dentro da legalidade, para adiante é necessário pensar em uma arquitetura diferente, trabalhando com algum grau de redundância e segmentação, que lhe dê maior segurança em não haver paralisação geral da atividade, mas disso podemos falar depois.

Boa sorte,

[]'s


« Última modificação: 09 de Julho de 2011, 07:28 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Ubuntu conecta mais não navega (com particularidades)
« Resposta #18 Online: 09 de Julho de 2011, 08:10 »
Olá lucasps91,

O que é mais exatamente o switch que v. menciona (marca, modelo do comutador)?


Verifique se esse switch possui uma função de resetar (não é ligar e desligar, é resetar), voltando aos padrões originais de fábrica.


Boa sorte,

[]'s


Switch D-link, Intelbras, ou outros como padrão não tem botão resetar druidaobelix, já li em reset mas de roteadores, o que acho não ser o caso do nosso amigo Lucas.

Você como com mais experiência poderia dar dicas ao Lucas, li também que em alguns switchs d-link que é possível fazer essa operação de reset pelo terminal ou até mesmo pelo navegador (salvo engano)

Druida creio que o switch do Lucas seja algum dessas marcas mencionadas aqui.

Bom dia e boa sorte!

Offline lucasps91

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Ubuntu conecta mais não navega (com particularidades)
« Resposta #19 Online: 09 de Julho de 2011, 11:05 »
Bom dia Pessoal!

druidaobelix e Paulo Correa:

Vale dizer que, a busca pelas diversas soluções, me fez sim, trocar portas do switch.
Além disso, como dito, o caixa, que ostenta uma Asus com rede gigabit (além da placa mãe ser a mais nova, procurei algo de melhor qualidade, já que o caixa é a máquina que 'mais trabalha' e menos pode/deve dar problemas.)
Troquei as portas de conexão do caixa com o meu notebook, e a princípio, nada mudou.
Além disso, ontem aquele citado amigo meu, que trabalha com TI em Osasco - SP e veio para a praia, à pedidos, trouxe o notebook (TAMBÉM DA HP, porém o dele é modelo dm4, o meu dv5) com windows 7 home premium conectou-se sem problema algum (sem lerdeza por parte da navegação), por meio de um cabo de rede ligado no mesmo switch.
Porém, tem algum teste que poderia fazer para saber se é o switch que apresenta o 'provável' problema??
Estou agora pensando em passar a lan-house para frente, porém, preciso a entregar funcionando!

Pois bem, peço desculpas pela 'solução' que encontrei e peço desculpas (se parecer desdenho meu à ajuda de vocês), vou abandonar o negócio.
Imagino que essa seja a oportunidade que eu precisava (vale dizer que, minha vida é regida por leis sutis aos olhos humanos), sendo que o 'improvável' aconteceu justamente para que eu acorde para uma realidade superior.
Em outras palavras, ao meu ver, nada é por acaso, se esses problemas me acometeram de modo tão imponente, sábio seria da minha parte se compreendesse o acontecido e agisse em consonância com a Lei.

Muito obrigado pela ajuda e boa vontade de todos.
Sou grato por todo esforço feito por vocês, porém, a mim não cabe seguir esse caminho.

Um abraço à todos,
Paz Inverencial,
Lucas.

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Ubuntu conecta mais não navega (com particularidades)
« Resposta #20 Online: 09 de Julho de 2011, 11:36 »
O que posso dizer Lucas, é que seja feliz em qualquer caminho que escolher, fique com Deus amigo!

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu conecta mais não navega (com particularidades)
« Resposta #21 Online: 09 de Julho de 2011, 11:42 »
Olá lucasps91,

O teste simples é pegar o sinal antes do switch, afinal, é apenas uma conexão de internet que v. tem aí, e o comutador, apesar de toda a aparente complicação, só serve para redistribuí-lo mediante certos critérios. Isso daria uma avaliação.

Potencialmente podem existir questões de QoS no switch que esteja ocasionando essa espécie de problema.

Adicionalmente, não sei como as máquinas estão obtendo o endereço IP, porém, dependendo de como está configurado, um bom teste é mudar a faixa de endereços IP, ou ainda colocando nas máquinas ruins o IP da máquina boa, o que, se confirmado, levaria à questão de estar havendo algo de estranho no seu provedor de acesso.

[]'s

Editando:

Esse último teste mencionado, o do IP, é relativo, porque pode estar havendo filtragem também pelo MAC, mas mesmo assim compensa fazer, se não ficar evidenciado ser um problema do switch. :-(
« Última modificação: 09 de Julho de 2011, 12:09 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu conecta mais não navega (com particularidades)
« Resposta #22 Online: 09 de Julho de 2011, 11:51 »
Caro Paulo Correa,


Só para esclarecer, o que há dentro de uma caixinha dessa é apenas um UNIX, em tudo semelhante ao Linux, que também é um UNIX, e assim, em tese acessível por console, telnet e SSH, usando CLI, Command Line Interface, ou UI, Web Browser User Interface, quando disponível, embora o caso concreto dependa do que o fabricante escreveu lá e ainda das portas que são disponibilizadas.

Regra geral, é possível reiniciar o sistema operacional e ainda regravar o System Images, o sistema de arquivos (entenda analogamente como o firmware) do equipamento. Para recarga do SO, deveria obedecer ao comando reload, e se isso não resolver, como pode ser que não resolva, é o caso de regravar o próprio System Images, porque pode ter ocorrido de algo ter sido corrompido, o que não é assim tão difícil de acontecer, até por uma questão puramente elétrica. Minha suspeita inicial é que possa ter havido deterioração da rotina de QoS ocasionando essa espécie de problema.

De toda forma, alguém fez a configuração desse switch para o 'lucasps91', ou ele próprio o fez (e então sabe fazer).

O que é possível fazer aqui pelo Fórum, remotamente, à distância, sem estar diante do equipamento, é dar uma direção, um norte, um rumo, raramente será possível, num caso desse, descer ao nível de detalhe para dizer exatamente o que deve ser preparado ou teclado no específico equipamento, mesmo porque dificilmente alguém conhecerá todos os equipamentos, sem exceção, e ainda todos os comandos, caso a caso, que os fabricantes embarcaram neles, além da notória dificuldade de escrever cada um dos pequenos passos que são necessários.

Nada obstante, os manuais desses equipamentos costumam ser razoavelmente extensivos, o que significa que a partir de um conhecimento básico de sintaxe, é possível com alguma facilidade chegar ao resultado esperado, como por exemplo, observo agora exemplificadamente, o manual do modelo DES-3010 da D-Link possui 361 páginas de comandos, bastante detalhados. Uma outra literatura (Cisco IOS Configuration Fundamentals Command Reference), essa tratando de equipamentos um pouco mais sofisticados, da Cisco, possui 1244 páginas de instruções, entretanto, é de ver também, que essa questão, nessa linha de direcionamento, já foge ao escopo deste Fórum, uma vez que já estaríamos tratando de UNIX embarcado em equipamentos diversos, como o é até mesmo em celulares, tablets e outros gadgets, e não do Linux Ubuntu propriamente dito.

[]'s

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Ubuntu conecta mais não navega (com particularidades)
« Resposta #23 Online: 09 de Julho de 2011, 12:09 »
druida não estava questionando nada na outra mensagem, apenas estava a querer dizer que como eu nosso amigo é iniciante.

Um exemplo tenho um cyber (pequeno) e uso um switch Intelbrás SF800 Q no qual são conectadas 8 maquinas sendo duas delas ruinas e se eu tivesse que resetar o switch até hoje não saberia como fazer, pois no manual do mesmo não há nada que explique essa ação.

Valeu druidaobelix.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu conecta mais não navega (com particularidades)
« Resposta #24 Online: 09 de Julho de 2011, 13:11 »
Olá Paulo Correa,

Fui dar uma olhada rápida na internet nesse modelo que v. menciona, segundo consta é switch não-gerenciável, embora tenha algumas rotinas de QoS embarcadas, de execução autônoma. Achei meio estranho o preço, como R$ 49, é isso mesmo?!!

Se for isso de fato, o melhor a fazer é comprar um segundo e deixar guardado na gaveta, se der algum problema ranca um e coloca outro no ato, sem muita dor de cabeça, sem muita perda de tempo. :-)

[]'s
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu conecta mais não navega (com particularidades)
« Resposta #25 Online: 09 de Julho de 2011, 13:58 »
Olá Lucas, finalmente tive tempo de ler (parte) do tópico.

Queria voltar ao ponto inicial... e aproveitar pra perguntar como está sua rede agora. Se puder fazer um relatório sucinto de cada uma das máquinas, eu agradeço imensamente.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Ubuntu conecta mais não navega (com particularidades)
« Resposta #26 Online: 09 de Julho de 2011, 13:59 »
Olá Paulo Correa,

Fui dar uma olhada rápida na internet nesse modelo que v. menciona, segundo consta é switch não-gerenciável, embora tenha algumas rotinas de QoS embarcadas, de execução autônoma. Achei meio estranho o preço, como R$ 49, é isso mesmo?!!

Se for isso de fato, o melhor a fazer é comprar um segundo e deixar guardado na gaveta, se der algum problema ranca um e coloca outro no ato, sem muita dor de cabeça, sem muita perda de tempo. :-)

[]'s

É para mim que o cyber é feito em casa mesmo (já dei uma boa lida sobre esses roteadores gerenciáveis, e até me intrometi em um outro tópico para saber a diferença entre switch/roteado) não seria preciso um desses gerenciáveis, que em outro tópico li falarem que é altíssimo o preço o que pra mim é inviável.

O preço é esse mesmo R$ 49 dilmas, tenho outro na caixa ainda (kakak)

Mas druida sabe que apesar de barato eles são bons já tenho esse a mais de ano.

Obrigado e até mais e que pena que nosso amigo lucas vai se desfazer do negócio dele só espero que não desista de usar o SL.  

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Ubuntu conecta mais não navega (com particularidades)
« Resposta #27 Online: 09 de Julho de 2011, 14:02 »
Olá Lucas, finalmente tive tempo de ler (parte) do tópico.

Queria voltar ao ponto inicial... e aproveitar pra perguntar como está sua rede agora. Se puder fazer um relatório sucinto de cada uma das máquinas, eu agradeço imensamente.
O lucas resolveu o problema dele de outra forma amigo zekkerj, o que acho uma pena.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu conecta mais não navega (com particularidades)
« Resposta #28 Online: 09 de Julho de 2011, 14:03 »
Mesmo assim, se ele puder descrever a situação atual, facilita.

Pq a impressão que eu tive de uma das informações que ele passou foi que o problema estaria fora da rede dele.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline lucasps91

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Ubuntu conecta mais não navega (com particularidades)
« Resposta #29 Online: 09 de Julho de 2011, 16:26 »
Boa tarde pessoal!
Acabei de voltar de casa!
Pois bem, seguindo às respostas...
O teste antes do sinal do switch está bom, ao início dos procedimentos tomados, um deles foi contatar a equipe que me fornece internet, um dos rapazes que trabalha na empresa veio com um netbook, testou o sinal e tudo correu bem.
Três coisas à salientar:
Disse aqui que meu notebook também se encontrava um tanto ruim para navegação(já que, pelo que lí no site, um dos drivers disponibilizados para ele era o famigerado Broadcom, o mesmo que dá problema em algumas das máquinas.)
Disse também que, troquei sim, portas do switch, de modo que a porta ao lado (a qual usava no notebook, que por sinal estava lento) está normal, estou 'nela' agora (fiz questão de mudar agora para experimentar as condições da mesma, e a princípio não é a porta...)
Como dito, mais uma vez, meu amigo trouxe um notebook com windows 7 home premium, o uso dele na internet foi excepcional em se comparando às máquinas, porém, estava 'pau-a-pau' com o caixa.
Zekkerj, em especial:
Enquanto constatei os problemas nas máquinas, durante a semana, me comuniquei com vocês do fórum pelo caixa....
Também pelo caixa, baixei: Debian, Linux Mint, OpenSuse, Fedora e um pedaço do Mandriva.
Uso uma internet à rádio de 600kbps, a recebo em uma antena Ubiquity Nanosation5 de 5,8ghz, o sinal desce da antena, de cima do prédio onde fica a lan, por um cabo de rede (ethernet), assim que entra no prédio (por um furo feito na parede) passa por um PoE (adaptador "Power over Ethernet", usado para manter a antena com energia já que a antena é um tanto robusta e precisa de energia externa para funcionar), uma ponta que sai do PoE vai para um switch de 16 portas Intelbras SF1600. (vale dizer que, a antena tem interface gráfica própria, quando digitado no navegador o ip dela (como um roteador)).
Do Switch, ela passa para todas outras máquinas.
Quanto ao relatório, se aguardar um momento já procedo com o mesmo, no caso o relatório sucinto que você diz se trataria do que a princípio tentar navegar já é uma resposta ou quer algum daqueles relatórios mirabolantes (que me assustam, pois não entendo nada! HAHAH).

Quanto ao querido Paulo Correa:
Não se preocupe, estou à instalar o Fedora (gostei muito do visual, como farei pouco e básico uso, não me importo em correr atrás de algumas informações, o que não quero é me prender demasiadamente aos computadores em geral, se é que me entende).
Ontem, aquele colega meu, ao trazer o note com windows sugeriu:
Pitta (modo que me chama, devido à meu sobrenome), porquê você não poe windows nas máquinas??
Eu respondi, porquê não tenho tanto dinheiro!
então ele retrucou, mas baixa na net, já tem executáveis que 'regularizam' o sistema inteiro, só em poucos cliques (na época que mexia com xp sp2, era tudo mais complicado, quem fazia essas coisas entende o que digo).
então expliquei, isso é como roubar um carro de uma montadora, colocar um taxímetro nele e começar a trabalhar clandestinamente.
Em silêncio, ele abaixou a cabeça...

Entre outras coisas.
Como dito, vou me desfazer da lan-house, mas minha preferência é de deixar tudo funcionando antes de entregar (é igual vender um carro com defeito ou uma batedeira de bolo que não bate....de que serve??)
portanto, 'ainda' conto com a ajuda de vocês, vale dizer que não estou mais desesperado apenas...
No mais, estaria grato se me dessem um modo de testar o switch, a meu ver temos que eliminar as possibilidades (de problemas) de modo à chegar a um único ponto (como no caso, já procurei saber sobre a internet no geral, então digamos que ela não é, vale dizer, digamos pois não tenho nada concreto ainda, por mais que acha que não seja ela, nada é como agente imagina/vê!)

Um abraço à todos,
Lucas.