Autor Tópico: Como configurar uma rede Windows Xp > Ubuntu Linux  (Lida 11704 vezes)

Offline luizinhodmm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Como configurar uma rede Windows Xp > Ubuntu Linux
« Online: 08 de Julho de 2011, 15:59 »
Boa Tarde galerinha, bem, sou novato no linux, eu iria fazer um Dual-Boot, de um Vista com o Ubuntu 11.04, mas, deu erro e acabando estou somente com o Ubuntu, andei lendo o forum, vi alguns topicos interessantes, já tentei o sudo pppoeconf mas, não deu certo, ele pede uma senha, já coloquei a do meu Linux e a do Modem, alguem saberia me ajudar a resolver este problema? Desde já grato.

   Att,

        Luizinhodmm

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Como configurar uma rede Windows Xp > Ubuntu Linux
« Resposta #1 Online: 08 de Julho de 2011, 17:10 »
Primeiro luizinhodmm, sua pergunta está muito vaga, tenho uma rede mista entre windows, ubuntu 10.04.2, 11.04, BL 11.04 e um Linux mint, configurar nada além do básico mas, você deveria ser mais especifico no que quer fazer nessa rede.

A conexão entre windows e linux acontece automaticamente (pelo menos comigo foi assim).

Vou detalhar um pouco para você ter uma idéia

Maquina1 roda W XP
Maquina2 BL 11.04
Maquina3 Ubuntu 10.04
Maquina4 Ubuntu 11.04
  "   "   "
"   "   "

É mais ou menos isso a conexão se dá atraves do xp, switch linux, linux, linux e pronto não tive que configurar nada na conexão.

Qualquer duvida post de novo.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como configurar uma rede Windows Xp > Ubuntu Linux
« Resposta #2 Online: 08 de Julho de 2011, 17:53 »
Citar
...já tentei o sudo pppoeconf...
Hmmm. Se você não está conectando sua máquina diretamente ao modem, sozinha, o pppoeconf só vai te atrapalhar --- e provavelmente já está atrapalhando.

Sugiro que você desfaça a alteração feita pelo pppoeconf, de novo, e comece tudo do zero --- dessa vez, tentando primeiro a configuração automática. Pra isso, edite o arquivo /etc/network/interfaces, e apague tudo, exceto as duas primeiras linhas (relativas à interface "lo"). Depois, reincie sua máquina.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline luizinhodmm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Como configurar uma rede Windows Xp > Ubuntu Linux
« Resposta #3 Online: 09 de Julho de 2011, 09:30 »
Assim, a rede seria simplismente compartilhamento de internet, tentei ligar o modem diretamente no linux e usei o pppoeconf, mas, não reconheceu. zekkerj vou tentar fazer o que vocÊ a configuração automatica, como faço? Obrigado aos dois.

Att,

luizinhodmm

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Como configurar uma rede Windows Xp > Ubuntu Linux
« Resposta #4 Online: 09 de Julho de 2011, 10:28 »
Como prometido!

Minha rede é feita com a conexão recebida por uma antena wireless no windows.

Um switch intelbras 8 portas.

As maquinas clientes (ou as que são conectadas a primeira maquina) são configuradas assim:

2ª maquina (supondo ubuntu) no lado superior direito da tela clique com o direito no aplicativo de rede
Editar conexões>Com fio (lá vai estar presente Auto eth0) clique em cima e editar de novo
Se abrirá uma caixa, primeiro em cima marque "conectar automaticamente", embaixo "Disponível para todos os usuários"
Na mesma caixa na aba Configurações de IPv4 verifique se na caixa metodo está Automático DHCP.

Ok clique em aplicar, vai pedir sua senha digite-a e pronto.

Vá na outra maquina e repita as configurações da segunda.


Obs: Se por acaso você entre essas maquinas tiver outra usando o "ruinas" terá que meter o cd para fazer a configuração de rede do xp (no meu caso, não sei como se faz isso no 7) por ainda não ter tido a oportunidade de fazer configuração em nenhuma rede com o seven.

Simples né amigo.

Como me parece que no seu caso o servidor será o Linux, sem problema também na primeira maquina conforme for sua conexão é o mesmo caminho apenas mudando as abas onde estará sua conexão na primeira maquina.

Espero que isso já seja um bom começo, mas com certeza o professor é péssimo em explicações.

Qualquer duvida vá postando por partes e tento ir explicando.

Valeu.

Boa sorte!   

Offline luizinhodmm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Como configurar uma rede Windows Xp > Ubuntu Linux
« Resposta #5 Online: 09 de Julho de 2011, 10:32 »
Muito obrigado, ajudou muito, vou fazer isto agora, no meu caso o servidor será o Windows, mas, entendi direito, vou fazer isso lá no linux agora.

Offline luizinhodmm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Como configurar uma rede Windows Xp > Ubuntu Linux
« Resposta #6 Online: 09 de Julho de 2011, 14:14 »
tentei isto, e não deu, o que é este negocio do xp? talvez seja ele, mas, muito obrigado pela ajuda, por issso gosto do linux.E esqueci, acho que meu linux não reconhece meu modem quando ligo diretamente nele.

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Como configurar uma rede Windows Xp > Ubuntu Linux
« Resposta #7 Online: 09 de Julho de 2011, 16:09 »
tentei isto, e não deu, o que é este negocio do xp? talvez seja ele, mas, muito obrigado pela ajuda, por issso gosto do linux.E esqueci, acho que meu linux não reconhece meu modem quando ligo diretamente nele.

É isso ai, luizinhodmm, quanto mais informações você passar com certeza além de mim outros usuário com mais experiência irão ajudar.

XP é o windows xp que eu estava falando, então deixo isso de lado e vamos ao que interessa.

Vamos por partes qual seu modem, marca modelo e se for mini-modem qual a operadora.

Se for modem do tipo vivo, tim, oi, claro vá em editar conexões e banda larga móvel e veja se ele não foi mesmo reconhecido como você mencionou.
Lembrando ainda você desfez as alterações no pppoeconf que o zekkerj falou?
« Última modificação: 09 de Julho de 2011, 16:12 por Paulo Correa »

Offline luizinhodmm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Como configurar uma rede Windows Xp > Ubuntu Linux
« Resposta #8 Online: 10 de Julho de 2011, 11:46 »
Citar
Obs: Se por acaso você entre essas maquinas tiver outra usando o "ruinas" terá que meter o cd para fazer a configuração de rede do xp (no meu caso, não sei como se faz isso no 7) por ainda não ter tido a oportunidade de fazer configuração em nenhuma rede com o seven.
Digo o tal ruinas, o que é ele? bem, sim, já fiz o negocio que zekkerj falou. O modem, pelo que aparece no programa é um Thomson TG508, será que existe algum problema de reconhecimento ou algo do tipo? Grato
Obs: A internet é Velox da oi.

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Como configurar uma rede Windows Xp > Ubuntu Linux
« Resposta #9 Online: 10 de Julho de 2011, 11:52 »
Onde você viu a marca e modelo no gerenciador de rede? Se sim, faça os procedimentos já citados no tópico, prometo falar como antigamente para não complica-la ruinas é o windows.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como configurar uma rede Windows Xp > Ubuntu Linux
« Resposta #10 Online: 10 de Julho de 2011, 13:29 »
A máquina está em dual boot, correto? No windows, você usa discador? Se não usar, também não vai usar o pppoeconf no linux.

Esse modem TG508 é meio rebelde, canso de ver gente reclamando que não consegue configurá-lo do jeito que quer, seja, pra rotear, seja pra colocar em modo bridge.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline luizinhodmm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Como configurar uma rede Windows Xp > Ubuntu Linux
« Resposta #11 Online: 12 de Julho de 2011, 06:59 »
Bem, eu vi o modelo em um adesivo colado abaixo do modem, a marca, tem escrito nele e na frente do modem. E não, eu iria fazer um dual boot mas, como não consegui, formatei o pc e instalei somente o Ubuntu 11.04, não, no windows não uso discador, até onde sei, ele está no modo bridge. No windows eu o instalei com o cd da velox, mas no Ubuntu, não consegui instá-lo assim. Para falar a verdade, nem executou o cd.

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Como configurar uma rede Windows Xp > Ubuntu Linux
« Resposta #12 Online: 12 de Julho de 2011, 07:17 »
Bom dia luizinhodmm andei fazendo uma busca e achei isso http://www.vivaolinux.com.br/topico/Redes/Modem-TG508-+-Speedy-IP-Fixo-Plus veja se de alguma forma pode lhe ajudar.

Se não tentaremos outras coisas, pois lembrando que no que eu realmente posso ajudar é nas pesquisas, sou iniciante.

T+

Offline luizinhodmm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Como configurar uma rede Windows Xp > Ubuntu Linux
« Resposta #13 Online: 12 de Julho de 2011, 07:27 »
Achei um certo tutorial agora a pouco também, ele ensina a configurar o modem para bridge e pppoe, eu teria que configurá-lo como(bridge ou pppoe)? E o negocio da rede, eu configurei e tals, mas, no Windows aparece que ele envia aprox. 40 pacotes e não recebe nada, já no Ubuntu aparece que está desconectado, o que pode ser? Bem, o cabo de rede desconfiei dele e comprei um novo, não funcionou, continuou a mesma coisa. Grato.

Offline luizinhodmm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Como configurar uma rede Windows Xp > Ubuntu Linux
« Resposta #14 Online: 12 de Julho de 2011, 07:36 »
Sabe, tive uma outra ideia, se eu mudasse o modem para o modo discador, e ligasse diretamente no linux, funcionaria normalmente?