Autor Tópico: Remover Ubuntu e GRUB deixando apenas Windows  (Lida 21873 vezes)

Offline Lorkiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Remover Ubuntu e GRUB deixando apenas Windows
« Online: 09 de Julho de 2011, 11:42 »
Olá novamente, não sei se devo postar isto neste fórum, mas como envolve o Ubuntu, lá vai:
 Após um problema de restauração do netbook, eu queria remover o Ubuntu dele e o GRUB junto, deixando apenas o Windows XP SP3 (Posteriormente esta partição do ubuntu será utilizada para instalar o Windows 7, mesmo HD). Explicando o que quero dizer:
 - Meu netbook é um Acer Aspire One D250 (Não há driver de CD/DVD ou Disquete, apenas USB)
 - Há instalado nele: Windows XP e Ubuntu 11.04
 - Desejo remover: Ubuntu 11.04 (Com remoção do GRUB incluída, sem ter de reinstalar o Windows ou coisa do tipo)
 - Partições existentes no netbook: PQSERVICE (Partição de restauração do netbook), C: (Windows XP) e D: (Ubuntu 11.04)
 - Explicação da partição PQSERVICE: O netbook tem parte do Windows Vista instalado nesta partição, que é usado para retornar a partição C: como veio de fábrica, isto é, ele formata o Windows XP sem interferência do usuário. Esta partição em condição nenhuma deve ser removida.
 - Explicação do GRUB: Sei que o GRUB está no MBR, e desejo remover ele, tornando o boot para o XP direto, mas não tenho disquete de inicialização do Windows 98. Tenho um pendrive e o CD de instalação do XP apenas, lembrando que o netbook não tem driver de CD/DVD (nem externo) e muito menos um driver de disquete.

 Como devo proceder?
« Última modificação: 10 de Julho de 2011, 14:26 por Lorkiro »

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Remover Ubuntu e GRUB deixando apenas Windows
« Resposta #1 Online: 09 de Julho de 2011, 12:00 »
Você deverá usar o CD e instalação do Windows para recuperar a instalação. Assim, o windows remove o grub e instala seu bootloader no lugar. Já que vai remover o ubuntu, pelo próprio CD do windows você pode formatar a partição do linux para NTFS e assim preparar o terreno para o windows7
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline Lorkiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Remover Ubuntu e GRUB deixando apenas Windows
« Resposta #2 Online: 09 de Julho de 2011, 12:08 »
Ai está o problema: Eu só tenho um pendrive, em que em tais circunstâncias eu posso colocar o cd do xp dentro, mas não posso interferir de forma alguma na partição do XP (C:) e na de recuperação (PQSERVICE), sendo a de recuperação apenas uma interface da Acer que me pergunta se eu desejo manter os programas ou não. Eu quero remover o Ubuntu e o GRUB sem remover o Windows, pelo pendrive. (Há um modo de eu já re-formatar a partição do Ubuntu pelo próprio Windows usando o EASEUS Partition Manager, meu grande problema é o Grub que persiste no sistema.)

 Obs.: Eu tenho um computador de torre como pc de emergência, básico, nada atual e etc. Lembro já ter instalado dentro dela, que tem o Windows XP, o Windows 7, porém em outro HD. Lembro também, que até antes do Windows 7 ele iniciava o XP normal, mas após o 7, ele instalou também na MBR um gerenciador de partições, assim como o GRUB, que me perguntava se eu desejava ir para: Versão anterior do Windows (XP) ou Windows 7. Será que se eu apenas formatar a partição do Ubuntu diretamente do XP e então prosseguir com a instalação do 7, ele remove o GRUB e coloca o Gerenciador de Partições do Windows por cima?


Offline Lorkiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Remover Ubuntu e GRUB deixando apenas Windows
« Resposta #4 Online: 10 de Julho de 2011, 00:54 »
É o seguinte, parece que eu atraio problemas que ninguém nunca teve.
Eu fui normalmente remover a partição do Ubuntu pelo Partition Magic no Windows.
Uma coisa burra, pensando aqui agora. Descobri que o GRUB não continua realmente, ele fica na MBR só com o inicializador, então é o seguinte:
 Eu removi a partição do Ubuntu, e então quando reiniciei o pc, o erro comum:
  File system unknown
  grub-rescue>_
 Até ai, no desespero, vim para o outro pc e pesquisei, descobri que tinha apenas que colocar o CD do XP e ir no modo de reparação, digitar FIXBOOT e depois FIXMBR.
 Ok. Como não há driver de cd no netbook, coloquei o XP no pendrive com o WinToFlash.
 Quando bootei pelo pendrive o primeiro problema: ele me aparece vários sistemas para iniciar. Fui pelo modo de instalação do XP e fui em Reparar.
 Problema 1: ele não reconhece NENHUM windows instalado.
 Então insisti e fui ao prompt de comando. Ele primeiro já me fala que não há arquivos no C: e me retorna para <C:\>
 Eu digitei FIXBOOT e após FIXMBR. Tudo bem até ai. Reiniciei a máquina.
 Problema 2: o grub-rescue insiste em ficar.
 Voltei ao boot pelo pendrive e descobri que se eu fosse na primeira partição do HD que o pendrive indicava, ele iniciava o Windows.

 Agora estou ai, tendo que iniciar o Windows pelo pendrive porque a instalação não encontra o XP e o grub insiste em aparecer na minha tela.
 Alguém poderia me ajudar?

EDIT: Ainda em tempo: Se eu instalar o Windows 7 nessa partição que antes era do Ubuntu, ele refaz a MBR colocando por cima do GRUB o Gerenciador de Boot do Windows?
« Última modificação: 10 de Julho de 2011, 01:50 por Lorkiro »

Offline Aguilar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
Re: Remover Ubuntu e GRUB deixando apenas Windows
« Resposta #5 Online: 10 de Julho de 2011, 02:26 »
Citar
EDIT: Ainda em tempo: Se eu instalar o Windows 7 nessa partição que antes era do Ubuntu, ele refaz a MBR colocando por cima do GRUB o Gerenciador de Boot do Windows?

Sim.

e se seu windows Xp estiver instalado em outra partição, é possível que o bootloader do W7 reconheça e te dê dual-boot XP e 7
"Vivendo e Aprendendo... e Compartilhando"

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Remover Ubuntu e GRUB deixando apenas Windows
« Resposta #6 Online: 10 de Julho de 2011, 09:48 »
Essa sessão é para instalação do Ubuntu, movendo para Sistema.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Lorkiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Remover Ubuntu e GRUB deixando apenas Windows
« Resposta #7 Online: 10 de Julho de 2011, 10:59 »
Por exemplo então, o HD está organizado da seguinte forma:
 Partição 0 - Partição Oculta
 Partição 1 - C: (Windows XP)
 Partição 2 - D: (Antiga área do Ubuntu)
 Partição 3 - E: (Antiga área de swap)
Se eu particionar o HD de forma que a partição D e E se juntem e instalar o Windows 7 nele, mesmo não reconhecendo o XP, o boot vai ser deletado e poderá (mesmo que o XP seja ignorado no boot) ir direto para o Windows 7 sem problemas com grub?

Offline Aguilar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
Re: Remover Ubuntu e GRUB deixando apenas Windows
« Resposta #8 Online: 10 de Julho de 2011, 13:11 »
Por exemplo então, o HD está organizado da seguinte forma:
 Partição 0 - Partição Oculta
 Partição 1 - C: (Windows XP)
 Partição 2 - D: (Antiga área do Ubuntu)
 Partição 3 - E: (Antiga área de swap)
Se eu particionar o HD de forma que a partição D e E se juntem e instalar o Windows 7 nele, mesmo não reconhecendo o XP, o boot vai ser deletado e poderá (mesmo que o XP seja ignorado no boot) ir direto para o Windows 7 sem problemas com grub?

Voce pode mesmo no menu de instalação do Windows 7, remover a partição D, Remover a Partição E, então, ficará como "Espaço não particionado".
Então você cria uma partição neste espaço, e instala o windows 7 ali.
A Instalação do Windows, irá remover o Grub e instalar o BootLoader do Win7.

Possivelmente o Windows XP será reconhecido.

Já passei por esta situação, de a instalação não reconhecer o XP.

Então o que fiz,
Reinstalei o Windows XP em outra partição.
E alterei a partição de boot no arquivo "boot.ini"


Exemplo:
[boot loader]
timeout=30
default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Windows XP Professional" /fastdetect
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(2)\WINNT="Windows 2000 Professional" /fastdetect

http://support.microsoft.com/kb/289022/pt-br

ali em partition(1)... altere este numero pelo da sua partição que está o XP,
e disk(0)... pelo numero do seu hd, caso você tenha 2HDs
E assim Funcionou meu rWindows... e de vários clientes...

Mas ATENÇÃO, se você errar aí, seu windows não dar bootar. Então, você usa o live do ubuntu e altera denovo, e denovo, até acertar...

(Suporte Windows na comunidade Linux???, ... )

Aí depois disso tudo...
Você Reinstala o Ubuntu e seja Feliz.... ;)
"Vivendo e Aprendendo... e Compartilhando"

Offline Lorkiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Remover Ubuntu e GRUB deixando apenas Windows
« Resposta #9 Online: 10 de Julho de 2011, 13:48 »
A minha intenção não é reinstalar o Ubuntu, e sim pegar a partição do Ubuntu e colocar o W7.
Eu consigo sim entrar no XP usando o pendrive com boot dele, o meu problema mesmo é o GRUB que persiste na MBR e fica travado na tela preta dizendo:
 unknown file system
 grub rescue>
O XP continua intacto e eu inclusive não posso formatar ele. O problema é só a MBR que fica o GRUB.
A questão é que eu já estava com planos pra instalar o W7 pelo pendrive e inclusive já tenho tudo pronto pra transformar o pendrive num instalador do W7. Mas eu tenho medo de fazer o pendrive virar o instalador e então não bootar, ai eu tenho que refazer o WinToFlash pra não continuar o erro do GRUB.
Eu queria saber só se tem como eu consertar a MBR sem interferir no Windows. (Ou nesse caso instalando o W7).

Ah, e desculpa perguntar coisas sobre o Windows aqui no forum do Linux, mas é que eu já estou tão desesperado que aqui é o unico lugar que estão me dando suporte, então resolvi perguntar por aqui mesmo.
« Última modificação: 10 de Julho de 2011, 13:59 por Lorkiro »

Offline Aguilar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
Re: Remover Ubuntu e GRUB deixando apenas Windows
« Resposta #10 Online: 10 de Julho de 2011, 14:15 »
Citar
Eu queria saber só se tem como eu consertar a MBR sem interferir no Windows. (Ou nesse caso instalando o W7).
Já respondí isso. Sim. instala o windows no D ( que vai dar certo.)

Citar
Ah, e desculpa perguntar coisas sobre o Windows aqui no forum do Linux, mas é que eu já estou tão desesperado que aqui é o unico lugar que estão me dando suporte, então resolvi perguntar por aqui mesmo.
Procê Vê né...


Você leu meu post anterior?

Por exemplo então, o HD está organizado da seguinte forma:
 Partição 0 - Partição Oculta
 Partição 1 - C: (Windows XP)
 Partição 2 - D: (Antiga área do Ubuntu)
 Partição 3 - E: (Antiga área de swap)
Se eu particionar o HD de forma que a partição D e E se juntem e instalar o Windows 7 nele, mesmo não reconhecendo o XP, o boot vai ser deletado e poderá (mesmo que o XP seja ignorado no boot) ir direto para o Windows 7 sem problemas com grub?

Voce pode mesmo no menu de instalação do Windows 7, remover a partição D, Remover a Partição E, então, ficará como "Espaço não particionado".
Então você cria uma partição neste espaço, e instala o windows 7 ali.
A Instalação do Windows, irá remover o Grub e instalar o BootLoader do Win7.

Possivelmente o Windows XP será reconhecido.

Já passei por esta situação, de a instalação não reconhecer o XP.

Então o que fiz,
Reinstalei o Windows XP em outra partição.
E alterei a partição de boot no arquivo "boot.ini"


Exemplo:
[boot loader]
timeout=30
default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Windows XP Professional" /fastdetect
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(2)\WINNT="Windows 2000 Professional" /fastdetect

http://support.microsoft.com/kb/289022/pt-br

ali em partition(1)... altere este numero pelo da sua partição que está o XP,
e disk(0)... pelo numero do seu hd, caso você tenha 2HDs
E assim Funcionou meu rWindows... e de vários clientes...

Mas ATENÇÃO, se você errar aí, seu windows não dar bootar. Então, você usa o live do ubuntu e altera denovo, e denovo, até acertar...

(Suporte Windows na comunidade Linux???, ... )

Aí depois disso tudo...
Você Reinstala o Ubuntu e seja Feliz.... ;)

Se Você for de Vitória - ES, posso ir aí resolver pra ti e colocar o Windows Xp e 7 Rodando... ;)  rsrs
"Vivendo e Aprendendo... e Compartilhando"

Offline Lorkiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Remover Ubuntu e GRUB deixando apenas Windows
« Resposta #11 Online: 10 de Julho de 2011, 14:26 »
Nada, moro em MG  ;D
Mas então, é porque eu tinha entendido até então que você teria recomendado eu reinstalar o windows e então mudar o boot.ini.
E mesmo que eu quisesse não conseguiria porque por algum motivo o boot.ini não aparece mais no C:. Se eu ainda tentar mudar ele pelo Meu Computador>Propriedades ele ainda mostra, mas não sei pra onde vai.
Bem, mesmo assim obrigado, tentarei depois instalar o W7 e recuperar meu boot.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Remover Ubuntu e GRUB deixando apenas Windows
« Resposta #12 Online: 10 de Julho de 2011, 17:48 »
Esse fórum aqui não é para windows mesmo. Tópico trancado.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!