Autor Tópico: Saí da Janela.  (Lida 9982 vezes)

Offline Menina Veneno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Saí da Janela.
« Online: 11 de Julho de 2011, 21:12 »
Tem pouquinho tempo que estou usando o ubuntu 11.04.
Sempre usei Windows e sempre ouvi que o Linux era feio e difícil, além daquele conceito idiota de que tudo que é de graça não presta.
Com esse “pré” conceito optei por usar Windows “genérico”, já que meu pc não é de loja é montado e como grande parte da população brasileira não tenho condições de adquirir um SO de R$ 669,00.
Pois bem, fiquei + ou menos 1 ano no na clandestinidade, no truque, driblando os avisos de softwere pirata (muito irritantes no Windows 7) até ter um problema de vírus e precisar formatar a máquina. Por aqui aonde moro custa em torno de R$ 60,00 R$ 70,00 para formatar e tendo 100% de certeza que todos os programas instalados são piratas.
Foi então que pesquisei daqui, dali, assisti alguns vídeos no you tube e decidi baixar e instalar o Ubuntu.
Obviamente não instalei e pronto, estava tudo lindo e maravilhoso. Bati um pouco a cabeça, li muito, e agora sim posso dizer que meu pc está funcionando redondinho (sem travar, sem problemas de vídeo, áudio). 100% dos problemas foram resolvidos com consulta aos diversos fóruns e muita boa vontade.
Pra utilizar o ubuntu ou qualquer outra distro Linux o usuário precisa estar aberto a aprender e não desistir na primeira tentativa frustrada. Por exemplo: instalei e não baixei as atualizações, resultado pc travando toda hora.
Minhas impressões:
- Não é difícil, é diferente.
- Não é feio, na minha opinião tem um visual bonito e moderno
- Tem muitas opções de programas muito fáceis de instalar
- É seguro
- É pra toda a família (meu filho de 7 anos está encantado com os jogos e programas destinados a faixa etária dele)
- Gostaria de ter conhecido a mais tempo
Ainda estou em período de adaptação, mas está atendendo bem a minha necessidade, não posso reclamar. ;D
Seja livre, use Linux!!!
Xubuntu 11.10

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Saí da Janela.
« Resposta #1 Online: 11 de Julho de 2011, 21:23 »
Bem-vinda!
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline rafaelsarilho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
  • Não use drogas, use Linux!
    • Ver perfil
    • Google+
Re: Saí da Janela.
« Resposta #2 Online: 11 de Julho de 2011, 21:35 »
Ola, parabéns pela força de vontade e seja bem-vinda.
Até Breve... :D


Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Saí da Janela.
« Resposta #3 Online: 11 de Julho de 2011, 23:49 »
Mais uma que se apaixonou, esse pinguim é irresistível.  :D
E lembre-se que não tem problema em usar o janelas, instalado ou virtualizado. O difícil é usá-lo se não tiver motivos reais.
Há muito que só vejo o janelas na máquina de minha irmã.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline alersson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re: Saí da Janela.
« Resposta #4 Online: 12 de Julho de 2011, 00:39 »
seu depoimento me fez lembrar dos meus primeiros dias no linux ( 370 dias atrás, pra ser mais exato)
mas ao contrario de você, minha primeira impressão do linux foi horrivel. :-\
também gostaria de parabeniza-la pela sua iniciativa de largar o "mundo pirata" e entrar de cabeça no grande mundo do open-source ;D
usuario do linux desde 29/08/10; usuario do ubuntu desde 14/11/10; usuario do kde desde abril de 2011

Offline alersson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re: Saí da Janela.
« Resposta #5 Online: 12 de Julho de 2011, 00:51 »
usando o ubuntu(ou qualquer outra boa distro) vai mostrar para a sua familia que nem tudo que é de graça é ruim
Sempre usei Windows e sempre ouvi que o Linux era feio e difícil, além daquele conceito idiota de que tudo que é de graça não presta.
usuario do linux desde 29/08/10; usuario do ubuntu desde 14/11/10; usuario do kde desde abril de 2011

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Saí da Janela.
« Resposta #6 Online: 12 de Julho de 2011, 07:00 »
Minhas impressões:
- Não é difícil, é diferente.

Desde que comecei a usar o GNU/Linux, comecei a usar também o site de busca bigbusca, para ajudar mesmo que minimamente um desenvolvedor Linux brasileiro e lá encontrei essa frase que me acompanha
"Nada é tão difícil que, à força de tentativas, não tenha resolução. (Terêncio)


- Não é feio, na minha opinião tem um visual bonito e moderno

Acho que as pessoas presas exclusivamente ao (r)winas ainda não virão e nem imaginam a beleza do kde

É isso ai Menina Veneno, nós iniciantes nesse mundo batemos um pouco a cabeça e começamos o aprendizado que como diria alguns usuários mais antigos: "O Linux é um eterno aprendizado".
« Última modificação: 12 de Julho de 2011, 07:02 por Paulo Correa »

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Saí da Janela.
« Resposta #7 Online: 12 de Julho de 2011, 08:34 »
É isso aí colega, parabéns e o Ubuntu não é de graça, não, o Mark Shuttleworth, fundador da Canonical a mantenedora da distribuição, gastou de uma só vez mais de 20 milhões de dólares, e continua ; empresas do porte de IBM, Google etc investem no Linux, toda a comunidade também, então é muito dinheiro envolvido.
Boa sorte.
Usuário Linux- 449417

Offline Menina Veneno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Saí da Janela.
« Resposta #8 Online: 12 de Julho de 2011, 10:16 »
Valeu mesmo pelas "boas vindas".
Outro ponto positivo da mudança: O Fórum, de fato (para minha experiência) nada seria possível sem ele.
Nada contra as janelas (além do valor que é surreal), mas não posso negar que Ubuntu e outras distros como Mandriva (andei lendo) por exemplo são infinitamente superiores e as pessoas não sabem disso.
Nesse pouco tempo em que instalei o SO senti na pele o "pré" conceito. Por exemplo assim que instalei (1ª tentativa), a internet não funcionou. Liguei pra central de atendimento e ouvi um sonoro "não". "Nós (via embratel) não prestamos suporte ao Linux".
Fiquei quase uma semana pra descobrir que bastava desligar e ligar o modem, e que essa falha também acontece com Windows.
A velha história: o Linux é feio, difícil, etc...
Não, há um monopólio e de certa forma o mercado (prestadores de serviços, empresas responsáveis por programas) marginaliza o que não é Windows.
Como já disse: nada contra as janelas, porem quero ter a possibilidade escolha sem ter que sofrer com isso. Quero ter meus programas preferidos na versão do meu SO, já repararam que a maioria dos programas Linux de sucesso rodam ser problemas no Windows, sem gambiarras??? ???
Eles tem a versão própria para o SO deles. Por nós não temos essa opção? Por que precisamos recorrer a "jeitinhos"?
Ainda assim fico com meu ubuntu.
Ótimo, bonito, funcional e seguro.
Seja livre, use Linux!!!
Xubuntu 11.10

Offline Vinnicius_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
  • Ubuntu Natty
    • Ver perfil
Re: Saí da Janela.
« Resposta #9 Online: 14 de Julho de 2011, 19:13 »
Bem-vinda Menina Veneno. Gostei da sua iniciativa em iniciar no mundo Linux. Cada vez mais você descobre que o Linux não é o que os outros noobs falam, só porque foi criado esse pré-conceito dele todos acreditam na história que o Linux é para cientistas da computação.

No começo o Linux era complicado, hoje está mais fácil que o Windows!

Parabéns e boa sorte nessa sua jornada.

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Saí da Janela.
« Resposta #10 Online: 14 de Julho de 2011, 19:15 »
Mais uma mulher pro mundo do software livre  ;D
Bem-vinda  :D

Offline cesargcomp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Saí da Janela.
« Resposta #11 Online: 14 de Julho de 2011, 19:31 »
É bom ver a iniciativa de pessoas como você, Menina Veneno. Realmente nosso mundo é pré-conceituoso e o Linux não escapou dessa. Para aqueles que não criticam, não analisam e apenas usam o que a maioria usa, os conceitos que é feio, tudo é feito no terminal (só tela preta e letras verdes), nada funciona direito no Linux,... Após o contato, e normalmente esse contato se deve a infecção por vírus, você se apaixona. Como diz o nosso colega Adriano R.N. e eu assino embaixo:
"Mais uma que se apaixonou, esse pinguim é irresistível. :) "
Use Ubuntu. Segurança, facilidade e gratuidade em suas mãos.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Saí da Janela.
« Resposta #12 Online: 14 de Julho de 2011, 20:35 »
Ola bem vinda, para o pessoal que nao gosta do terminal como o Cesar reportou, ai vai um filminho para quebrar o gelo ;);

Abra o terminal e cole;

telnet towel.blinkenlights.nl
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline rafael.luc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 114
    • Ver perfil
Re: Saí da Janela.
« Resposta #13 Online: 15 de Julho de 2011, 19:19 »
Citar
Nesse pouco tempo em que instalei o SO senti na pele o "pré" conceito. Por exemplo assim que instalei (1ª tentativa), a internet não funcionou. Liguei pra central de atendimento e ouvi um sonoro "não". "Nós (via embratel) não prestamos suporte ao Linux".

Não damos suporte para Hackers  :P

Citar
Como já disse: nada contra as janelas, porem quero ter a possibilidade escolha sem ter que sofrer com isso. Quero ter meus programas preferidos na versão do meu SO, já repararam que a maioria dos programas Linux de sucesso rodam ser problemas no Windows, sem gambiarras???
Não entendi?

Citar
- Tem muitas opções de programas muito fáceis de instalar
- É seguro
- É pra toda a família (meu filho de 7 anos está encantado com os jogos e programas destinados a faixa etária dele)
Acho mais fácil que Windows, Ubuntu não precisa de manutenção como desfragmentador de disco e passar anti-vírus a cada tempo sem falar na comodidade em poder se navegar na internet sem "medo"



Offline Menina Veneno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Saí da Janela.
« Resposta #14 Online: 15 de Julho de 2011, 20:28 »
Platão: Obrigada pela dica!!!!
Essa semana fiz minha primeira utilização pelo terminal (troquei minha senha). Confesso que me senti "pouco a vontade", mas foi um bom começo, quero aprender mais.
Sobre usar meus programas preferidos sem gambiarras: adoro o editor de imagens fotoscape. Tá legal que Gimp é muito bom, mas eu gosto fotoscape. Instalei ele no wine, mas não funciona direito, não há versão para Linux, desisti do programa.
Em contra partida quando estava na “janela” tinha programas originalmente feitos para o Linux na versão “janela” funcionando 100%.  Exemplos:  Firefox, Open Office, Tux paint…
Esse foi o único “incomodo” mas sei que não é culpa do SO, infelizmente há um monopólio e as empresas que oferecem programas e serviços nos condicionam a utilizar um SO “padrão”.
De fato instalei o ubuntu com o intuito de testar e me apaixonei, não penso nem de longe em trocar.  ;D

Abs.
Seja livre, use Linux!!!
Xubuntu 11.10