Autor Tópico: arquivos ./configure  (Lida 7514 vezes)

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
arquivos ./configure
« Online: 12 de Julho de 2011, 09:29 »
Quando obtenho algum programa que não seja .Deb tenho que instalar esse programa utilizando uma série de passos (poucos) que são por exemplo:
$ cd /home/usuário (entra no diretório onde está o pacote)
$ ls (só para você ver o pacote que você baixou)
$ tar -jxvf nome_do_pacote.tar.bz2
$ ./configure
$ make
$ make install (instala o programa no Linux)
Os comandos acima são para pacotes "tar.bz2"
Para "tar.gz" usamos:
$ tar -zxvf nome_do_pacote.tar.gz
$ ./configure
$ make
$ make install
(instala o programa no Linux)

Bem, até aí não há nada de novidade, o que acontece para mim é que simplesmente nunca há um arquivo ./configure. Os tutoriais sempre dizem "agora que você preparou o Linux para instalar o programa, checando as dependências etc etc... agora verifique o arquivo ./configure e execute os comandos make e make install".
Mais o arquivo ./configure simplesmente nunca aparece em nenhum programa que busco na internet... nenhum... qual seria a justificativa para a inexistência desse arquivo?

Paulo Correa

  • Visitante
Re: arquivos ./configure
« Resposta #1 Online: 12 de Julho de 2011, 09:45 »
Desculpe eu estar me intrometendo no seu tópico, mas pensei que essa duvida era só minha, também nunca acho o arquivo citado.

Por exemplo estou com o arquivo extraído do emesene 1.6.3 Uberlândia e a única coisa que consigo fazer é abrir o aplicativo por terminal, pois no próprio readme do aplicativo manda que rode via terminal apenas emesene e não ./configure 

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: arquivos ./configure
« Resposta #2 Online: 12 de Julho de 2011, 09:56 »
Pois eu acabo convertendo para .deb com o Alien para aí sim conseguir instalar o arquivo ".deb". Mais isso não é assim uma solução das melhores porque o programa nunca aparece nos Aplicativos. Aliás até lhes digo do que se trata. Baixei o hypervc (Hyper Vídeo Converter) porém, em "tar.br2" não consegui sair do canto... daí fui no Alien e o converti para .deb. Instalei o programa como todo bom *.deb e agora não encontro de jeito nenhum o "programa" na lista de Aplicativos !!!!

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: arquivos ./configure
« Resposta #3 Online: 12 de Julho de 2011, 11:30 »

Paulo Correa

  • Visitante
Re: arquivos ./configure
« Resposta #4 Online: 12 de Julho de 2011, 11:44 »
http://sourceforge.net/projects/hypervideoconve/files/hypervideoconve/hypervc-0.4.1/
http://blog.emesene.org/p/downloads.html

O primeiro passo é olhar a documentação (manual, readme, howto... o que tiver).
Meu caro irtigor, não falo disso; a documentação, sobre o ppa, li, mas queria mesmo era instalar o emesene 1.6.3 codinome Uberlândia, qual é baixado em .tar.gz e que depois de descompactado não tem o ./configure, assim não funciona o make, make install

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: arquivos ./configure
« Resposta #5 Online: 26 de Julho de 2011, 10:14 »
Cara... incrível, mais uma vez me deparo com os arquivos tar.gz... e como de costume, não saio do canto por não haver nunca um ./configure já tentei converter tar.gz para .deb porém, nada feito. que negócio chato é lidar com esse tipo de pacote (tar.gz... tar.bz2) não entendo porque não há uma maior conversão desses pacotes para o formato .deb. Mais um ponto negativo para a usabilidade do Linux.

Offline Dserma

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Re: arquivos ./configure
« Resposta #6 Online: 26 de Julho de 2011, 10:39 »
Bom dia pessoas...

Deixa soh eu fazer uma pergunta...

Apos vcs extrairem o conteudo compactado, vcs estao entrando na nova pasta criada por essa acao, e dentro dela dando o ./configure?

Se nao fizerem isso, realmente o arquivo configure nao sera encontrado...

Att;

Paulo Correa

  • Visitante
Re: arquivos ./configure
« Resposta #7 Online: 26 de Julho de 2011, 11:24 »
Bom dia pessoas...

Deixa soh eu fazer uma pergunta...

Apos vcs extrairem o conteudo compactado, vcs estao entrando na nova pasta criada por essa acao, e dentro dela dando o ./configure?

Se nao fizerem isso, realmente o arquivo configure nao sera encontrado...

Att;
Olá Dserma, acho que o pessoal segue dicas desse porte http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Instalando-pacotes-.tar.gz-e-.tar.bz2/

Se ainda falta alguma coisa e você souber

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: arquivos ./configure
« Resposta #8 Online: 26 de Julho de 2011, 11:36 »
Olá Paulo Correa,

A explicação que o 'Dserma' forneceu é isso mesmo e é tudo o que é necessário.

Fui conferir o tutorial que v. menciona para ver se havia suprimido esse pequeno passo, mas não, está lá também, na página 2.

"Agora você pode notar que foi criado um novo diretório:

$ ls
$ cd nome_do_diretório_criado
$ ls

Está vendo um arquivo chamado "configure"? Segue explicação abaixo.
"

Ao dizer, acima, "cd nome_do_diretório_criado", está dizendo que tem que entrar **dentro** do diretório criado, pois é lá que estão os arquivos a serem executados, se não fizer isso não vai instalar mesmo.

[]'s

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Dserma

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Re: arquivos ./configure
« Resposta #9 Online: 26 de Julho de 2011, 11:45 »
Quando obtenho algum programa que não seja .Deb tenho que instalar esse programa utilizando uma série de passos (poucos) que são por exemplo:
$ cd /home/usuário (entra no diretório onde está o pacote)
$ ls (só para você ver o pacote que você baixou)
$ tar -jxvf nome_do_pacote.tar.bz2
$ ./configure
$ make
$ make install (instala o programa no Linux)
Os comandos acima são para pacotes "tar.bz2"
Para "tar.gz" usamos:
$ tar -zxvf nome_do_pacote.tar.gz
$ ./configure
$ make
$ make install
(instala o programa no Linux)


Entao.. eu soh fiz essa pergunta, pois o autor do topico, como na citacao acima, nao colocou o acesso a nova pasta criada, depois de compactado o arquivo...
Logo, se ele usa apenas os comandos que colocou aqui, esta faltando essa parte..

Att;

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: arquivos ./configure
« Resposta #10 Online: 26 de Julho de 2011, 11:54 »
Não não... eu vou até a parte da pasta descompactada e procuro o arquivo ./configure numa boa. A observação é que nunca há esse ./configure !!!

Paulo Correa

  • Visitante
Re: arquivos ./configure
« Resposta #11 Online: 26 de Julho de 2011, 11:55 »
Olá Paulo Correa,

A explicação que o 'Dserma' forneceu é isso mesmo e é tudo o que é necessário.

Fui conferir o tutorial que v. menciona para ver se havia suprimido esse pequeno passo, mas não, está lá também, na página 2.

"Agora você pode notar que foi criado um novo diretório:

$ ls
$ cd nome_do_diretório_criado
$ ls

Está vendo um arquivo chamado "configure"? Segue explicação abaixo.
"

Ao dizer, acima, "cd nome_do_diretório_criado", está dizendo que tem que entrar **dentro** do diretório criado, pois é lá que estão os arquivos a serem executados, se não fizer isso não vai instalar mesmo.

[]'s


No link que passei executei como descrito entrando na pasta já descompactada do emesene 1.6.3 enão encontrei ./configure na pasta descompactada. É isso que estou tentando dizer desde a minha primeira mensagem neste tópico além do link do "vol" ainda fiz uma incansável pesquisa durante mais uns dias com desistência no final.

Já que tentava a ação para tentar encontrar junto a outro usuário a solução para a instalação do emesene "Uberlandia" em outro fórum. Encontrando este tópico aqui pensei em acompanhar para compartilhar da solução, mas como pode notar amigo druida, foi sem sucesso.

Sei que sempre que me deparo com tais arquivos tar.gz fico com um pé atrás, por ser iniciante no Linux dou preferencia aos aplicativos que estejam nos repositórios oficiais.

Offline Dserma

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Re: arquivos ./configure
« Resposta #12 Online: 26 de Julho de 2011, 11:58 »
Soh uma obervacao.... o arquivo nao se chama ./configure, mas sim apenas configure.

O comando ./ serve para indicar que o arquivo configure esta na mesma pasta em que vc esta...

Att;

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: arquivos ./configure
« Resposta #13 Online: 26 de Julho de 2011, 12:04 »
Dserma, tudo bem tem razão... ao procurar, procuro o "configure" mesmo !!! e não essa de ./configure não.

Offline Dserma

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Re: arquivos ./configure
« Resposta #14 Online: 26 de Julho de 2011, 12:06 »
Eu baixei o arquivo do emesene-1.6.3 aki...
Oq esta ocorrendo com ESTE pacote eh que ele jah vem compilado e pronto para ser usado!

O pacote que esta no link original do artigo do VOL nao existe mais, por ser de 2005....

Para executar o emesene 1.6.3, baixado no Superdownloads, basta extrair o conteudo da pasta e executar o arquivo emesene no terminal.

A rigor, a instalacao de softwares que vem em tar.gz ou tar.xz, eh a sequencia:

$ ./configure
# make
# make install


Porem, em alguns raros casos, o arquivo Makefile jah vem pronto, nao sendo necessario o uso do $ ./configure, apenas o # make e o # make install.

Att;