Autor Tópico: Hd duplicado altera inicialização Ubuntu  (Lida 2443 vezes)

Offline alfs72

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Hd duplicado altera inicialização Ubuntu
« Online: 13 de Abril de 2010, 13:59 »
Olá a todos!

Estou com o seguinte problema: Compramos mais de 200 micros para renovar o parque da empresa. Todos são exatamente iguais. Decidimos então pela instalação do Ubuntu 9.04. A idéia então é deixar uma máquina como "matriz", e à medida que for necessário, apenas clonar o hd para as novas máquinas.
A matriz está funcionando perfeitamente, atualizações em dia. Uso o Clonezilla para clonar o hd. Aí acontece o problema:
A máquina original inicia normalmente, com a logo do Ubuntu fixa na tela enquanto a barra inferior vai sendo preenchida. Logo após, entra na tela de login normalmente.
A máquina clonada inicia normalmente, porém logo após aparecer a logo do Ubuntu, volta ao modo texto e mostra o carregamento de todos os módulos, até finalmente mostrar a tela de login.

Minha questão é: Como resolver isso??? Como fazer com que a maquina clonada inicie da mesma maneira, com a tela do ubuntu fixa enquanto a barra é preenchida ( ocultando as mensagens dos módulos carregados ) ??????????

Agradeço a todos que puderem me ajudar!!!!!!!

Offline heyder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
    • Heyder Andrade [BlogSpot]
Re: Hd duplicado altera inicialização Ubuntu
« Resposta #1 Online: 14 de Abril de 2010, 13:12 »
Cara , se foi um clone era para ser exatamente igual, não entendo porque isso acontece.

Mas sei que a opção responsável por esse carregamento "silencioso"  é a opção quiet splash no menu.lst.
Linux Professional Institute Certified (LPIC-1)
http://heyderandrade.blogspot.com.br

Offline alfs72

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Hd duplicado altera inicialização Ubuntu
« Resposta #2 Online: 14 de Abril de 2010, 16:16 »
Sim, esta opção está lá no menu.lst... as configurações do grub são idênticas.

Durante o processo de clonagem, o CloneZilla pergunta se vc quer instalar um grub novo ou copiar o atual do disco. Com qualquer uma das opções, o resultado é o mesmo... Já testei todas as opções do programa para ver se era alguma configuração, mas nada alterou o resultado.

Na verdade, o programa nada mais faz do que um "dd" entre os discos.

Offline sansconsultoria

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Hd duplicado altera inicialização Ubuntu
« Resposta #3 Online: 16 de Julho de 2011, 14:49 »
Meu amigo, estou com esse mesmo impasse. Fiz uma máquina modelo com DUAL BOOT(WinXP - NTFS e Ubuntu 11.4 - EXT3) usei o programa Acronis True Image v.14. Não deu certo. O HD clonado inicializa, mais não acha nenhum sistema. Até aparece o menu de inicialização, mais não permite a entrada em nenhum sistema. Vi essa sua postagem.

Você solucionou esse problema? Como?

Você poderia compartilhar a solução?

Att.

Fico no aguardo.

Prof. Alejandro.

Offline sansconsultoria

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Hd duplicado altera inicialização Ubuntu
« Resposta #4 Online: 16 de Julho de 2011, 15:05 »
Meu amigo, estou com esse mesmo impasse. Fiz uma máquina modelo com DUAL BOOT(WinXP - NTFS e Ubuntu 11.4 - EXT3) usei o programa Acronis True Image v.14. Não deu certo. O HD clonado inicializa, mais não acha nenhum sistema. Até aparece o menu de inicialização, mais não permite a entrada em nenhum sistema. Vi essa sua postagem.

Você solucionou esse problema? Como?

Você poderia compartilhar a solução?

Att.

Fico no aguardo.

Prof. Alejandro.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Hd duplicado altera inicialização Ubuntu
« Resposta #5 Online: 16 de Julho de 2011, 17:46 »
Veja, Prof. Alejandro, embora possa guardar alguma similitude, na verdade são problemas diferentes e métodos diferentes que foram usados.

No post mencionado, que infelizmente não deu seguimento para apontar a solução, o problema era apenas aquilo que aparecia na tela, contudo o boot ocorria normalmente, o que não parece ser o seu caso.

Além disso, o método de clonagem é diverso num caso e noutro. Naquele caso foi usado o dd, que é nativo no Linux, o que produz uma cópia binária, ao passo que no seu caso foi utilizado um outro software, o "Acronis True Image v.14".

O princípio geral de clonagem, para que produza idêntico resultado, é que realmente as máquinas sejam idênticas, isto é, os componentes devem ser absolutamente iguais, hipoteticamente basta um pente de memória de um lote diferente para que já se abra a possibilidade de não ser atingido o mesmo resultado, quanto mais de houver algum componente ainda que ligeiramente diferente.

No aspecto de boot é particularmente necessário que os HDs, BIOS e controladoras sejam idênticos.

[]'s
« Última modificação: 16 de Julho de 2011, 17:53 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline sansconsultoria

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Hd duplicado altera inicialização Ubuntu
« Resposta #6 Online: 17 de Julho de 2011, 01:05 »
Agradeço sua atenção. Concordo plenamente com suas observações. As máquinas são idênticas com mesmo modelo, porém, as marcas de HD podem mudar. Aqui a marca do modelo de HD é da WDC. Fiz novamente outro clone usando o Clonezilla v. 20110530 e acabou dando tudo certo em 3 HD´s da mesma marca. Contudo, o importante é que deu certo. Fazer 2 máquinas(Win/Linux) em um mesmo computador e atualizar diversos recursos seria muito tempo perdido, agora que funcionou com o Clonezilla fico mais tranquilo.

[]´s e tudo de bom, mais uma vez agradeço sua atenção.

Alejandro / Sumaré / SP.