Autor Tópico: Utilitário de unidades reconhece o HD, mas o GParted não  (Lida 14697 vezes)

Offline kmzz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Utilitário de unidades reconhece o HD, mas o GParted não
« Online: 14 de Julho de 2011, 02:15 »
Bom gente, primeiramente gostaria de informa-los que sou totalmente leigo quando o assunto é linux.
Estou utilizando pela 1a vez o sistema pq ocorreu um erro de boot no meu windows 7, e uma maneira que me indicaram para corrigir o erro seria utilizar um cd do Ubuntu para dar boot e deletar um arquivo do win7 que está ocasionando o problema (ou então pelo menos fazer um backup)
Acontece que o Ubuntu não reconhece meu HD onde o win7 está instalado. A história é bem complicada, tentarei detalhar ao máximo o meu caso:
Tenho 3 HDs, um de 80gb que não tem quase nada instalado (bem antigo), um de 160gb que tem pouquissima coisa e um XP (que também é antigo, mas por um outro problema não consigo formata-lo tbm, não vem ao caso agora), e um de 1tb, que é onde fica o win7 e todos os meus arquivos.
Ao utilizar o Ubuntu, vou em locais>computador (como fui orientado), mas lá só aparecem os HDs de 80gb e 160gb!
Vou ao GParted, e lá, da mesma maneira, só aparecem os HDs de 80gb e 160gb.. Porém ao abrir o Utilitário de unidades, meu HD de 1tb aparece lá, só que mostra como se não estivesse particionado, e não informa mais nada (por exemplo, o status do SMART está como "sem suporte", não aparece a capacidade, numero de série, versão do fw, etc)
A conclusão que eu cheguei: ele até reconhece que o HD está conectado (ou seja, nada a ver com cabos mal conectados e tal) mas não reconhece a partição (sendo assim não consigo deletar o arquivo do win7 que preciso, nem acessar os arquivos para copiar e fazer backup)
E um fato curioso também é que tentei instalar o Ubuntu no HD (já que é a única maneira que posso acessar a internet e buscar informações, melhor instalar no HD de uma vez) e ele mesmo informava que eu estava instalando o Ubuntu num computador onde já havia o Windows 7! Mas ao escolher instalar o Ubuntu ao lado do win7, a única opção de unidade que me aparecia era a do HD de 160gb (e o win7 não está nela!). Como tudo isso me pareceu mto confuso, preferi continuar usando o CD mesmo, pelo menos por enquanto..

Caso precisem, aqui segue a cfg do meu pc:
Asus P5k Premium/WiFi
Q9400 @2.66ghz
2x2gb Corsair DDR2 @800mhz
Msi GTX 460 1gb Hawk
Fonte Corsair 650w
HD Samsung 103SJ 1tb/Samsung 161HJ 160gb/Samsung SP0842N 80gb

Bom gente, acho que é isso, desculpa se ficou meio longo o texto, mas é que estou precisando recuperar meu win7 com urgência, conto com a ajuda de vcs
Desde já muito obrigado ;)
Abraços

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Utilitário de unidades reconhece o HD, mas o GParted não
« Resposta #1 Online: 14 de Julho de 2011, 02:29 »
Bem aparentemente pelo sua "história" acho que a [=http://pt.wikipedia.org/wiki/Master_Boot_Recordurl]MBR[/url] do seu HD foi para o espaço, porém tente através do Ubuntu (livecd), recuperar seus dados, com o [url-http://www.cgsecurity.org/wiki/TestDisk]testdisk[/url], depois de recuperado seus dados, e depois instale o Ubuntu no HD (não lado a lado).
Ou ainda se você tiver um CD do Windows, tente primeiro recuperar a inicialização.

Já testou este HD em outro computador?
Já tentou formatar?

Pela descrição que você colocou, só o que posso imaginar é que algo fez com o a MBR, fosse apagada, ou "corrompida", assim os programas não conseguem lêr a tabela de partição, nem os dados

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Utilitário de unidades reconhece o HD, mas o GParted não
« Resposta #2 Online: 14 de Julho de 2011, 05:07 »
Ola

O fato de aparecer "não alocado" pode ter varias razões.

1) voce verificou na bios do sistema como ele é identificado?

2) hd's antigos são IDE, este novo de 1tera deve ser SATA

3) abrindo a maquina, verifique se há cabos soltos nas conexões dos hd's

4) O Win7 tem seu próprio utilitário de disco que deve ser utilizado para recuperar o sistema e não o Ubuntu

Como pode ver, bons conhecimentos de hardware devem ser observados para se isolar o seu problema, e a melhor forma de fazer isto é remover o hd em questão, testar em outra máquina, pois além dos itens citados, uma fonte de alimentação com problemas pode apresentar estes sintomas nos hd's tamb'em.

Se tem dados importantes nos seus discos, pare, reflita sobre o caso e procure ajuda profissional, pois pode perder estes dados para sempre, ja que tem problemas com o disco com XP também.

No seu caso, aparentemente não é o Ubuntu que vai salvá-lo.

[]'s

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Utilitário de unidades reconhece o HD, mas o GParted não
« Resposta #3 Online: 14 de Julho de 2011, 05:09 »
Movido para a sessão => iniciantes

Já que hardware e periféricos é para sistemas com o Ubuntu instalado.

Offline kmzz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Utilitário de unidades reconhece o HD, mas o GParted não
« Resposta #4 Online: 14 de Julho de 2011, 12:26 »
Primeiramente peço desculpas por postar na seção errada, obrigado por mover o tópico.
Andry, estou tentando utilizar o TestDisk, mas ao selecionar o HD de 1tb, eis o que aparece: "Partition: Read error" e a única coisa que posso fazer é selecionar lá em baixo o Quick Search
Eu já tentei inúmeras vezes utilizando o disco do win7 recuperar o boot, mas não tenho sucesso, continuo com o problema e o sistema não inicia. O engraçado é que eu acabei de formatar este HD, não faz uma semana..
Será que algum problema nessa formatação tenha zuado o HD?
Respondendo a outra pergunta, não, eu não testei este HD em outro computador pq só tenho esse aqui em casa, e um notebook..
Tota, verifiquei na bios sim. É identificado como Sata. Como disse, acho que não deve ser cabo solto pq o Utilitário de unidades reconhece o HD, mas não aparece nenhuma informação lá sobre ele. Agora que estou tentando utilizar o TestDisk, ele tbm mostrou a opção de selecionar esse HD, mas não encontra nenhuma partição.. E tbm, como respondido anteriormente, já tentei reparar o erro com o cd de instalação do win7 mas não obtive êxito. Minha intenção ao utilizar o Ubuntu era a de simplesmente salvar alguns arquivos importantíssimos que tenho nesse HD e tentar resolver o problema deletando o arquivo que está causando o erro do boot do win7. Caso deletar esse arquivo não resolva, já tenho um backup e já formato novamente o maldito.
Agradeço a disponibilidade de vcs em me ajudar, espero que possam continuar ajudando até que eu resolva o problema ;)
Muito obrigado.
Abraços

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Utilitário de unidades reconhece o HD, mas o GParted não
« Resposta #5 Online: 14 de Julho de 2011, 12:44 »
Bem,

Pelo sintoma presentado a coisa é grave mesmo.

Um teste não destrutivo:

Entre com o live cd do Ubuntu e digite em terminal
Código: [Selecionar]
sudo fdisk -lcom "éle" minusculo no final.

poste aqui o resultado.

[]'s

Offline kmzz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Utilitário de unidades reconhece o HD, mas o GParted não
« Resposta #6 Online: 14 de Julho de 2011, 13:02 »
Aqui está:

Disco /dev/sdb: 160.0 GB, 160041885696 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 19457 cylinders
Unidades = cilindros de 16065 * 512 = 8225280 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Identificador do disco: 0x1b15ad56

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sdb1   *           1       19456   156280288+   7  HPFS ou NTFS

Disco /dev/sdc: 80.0 GB, 80026361856 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 9729 cylinders
Unidades = cilindros de 16065 * 512 = 8225280 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Identificador do disco: 0x00540054

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sdc1   *           1        9729    78148161    7  HPFS ou NTFS

Obrigado.
Abraços

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Utilitário de unidades reconhece o HD, mas o GParted não
« Resposta #7 Online: 14 de Julho de 2011, 13:23 »
Sinto dizer, mas acho que seu hd foi para "o brejo"

Ele obrigatóriamente deveria ter sido listado como sda1 e nem aparece.

Se tem dados importantes, remova este hd da maquina teste em outra e/ou tente uma empresa de recuperaçao de dados.

O comando fdisk é o mais básico, grutural e bruto. Se ele não encontrou seu disco, o problema é sério.

Neste caso em particular, o Ubuntu ou qualquer Linux não vai salvá-lo

Só para tirar a duvida, entre na Bios de sua maquina e peça para o sistema reconhecer novamente este seu HD.

Quando ligar a maquina, encoste o ouvido no gabinete e verifique se escuta algum ruido ( vidro moido, tec, tec, tec ) provavelmente a trilha zero do hd pifou.

[]'s

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Utilitário de unidades reconhece o HD, mas o GParted não
« Resposta #8 Online: 14 de Julho de 2011, 17:29 »
kmzz trabalho na área a 15 anos e sempre procurei não fazer enganações, depois de ver todos os seus relatos e depois de você fazer o que o Tota diz na ultima mensagem ouvir os ruídos do hd, já que você não tem como testá-lo em outro pc. É previsto que realmente seu hd já não seja mais nem recuperável os dados.  
« Última modificação: 14 de Julho de 2011, 19:55 por Paulo Correa »

Offline kmzz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Utilitário de unidades reconhece o HD, mas o GParted não
« Resposta #9 Online: 14 de Julho de 2011, 19:36 »
Então Tota, entrei na bios novamente e ele ainda aparecia lá, identificado como o SATA5, e o SATA6 o de 160gb
Tentei fazer isso que vc falou, liguei umas 3 vezes, mas não consegui identificar nenhum ruído como os citados, nem nada de diferente do que sempre ouvi..
Talvez mais tarde eu tire a tampa do gabinete e tente ouvir ainda mais perto, vai que assim eu ouço =P
Uma última coisa que ainda me dá esperanças é que mesmo que eu perca todos os dados, que o HD tenha ido pro brejo, lembra que eu falei que tinha acabado de formatá-lo? Ou seja, a maioria dos arquivos importantes que fiz backup antes de formatar, encontravam-se nos outros dois HDs e em mais 2 HDs externos que tenho aqui. O azar é que eu não copiei e colei os arquivos após a formatação, mas sim recortei. Minha esperança era a de recuperar pelo menos minhas planilhas e documentos do meu projeto da faculdade, e algumas fotos e vídeos antigos que nunca conseguiria novamente, através desses HDs que eu utilizei parar armazenar temporariamente esses arquivos. Existe alguma maneira de recuperar pelo Ubuntu (ou até mesmo pelo XP, qq coisa eu ligo os HDs externos no notebook que tem aqui) esses dados? Acredito que seja importante destacar que não utilizei para mais nada os discos após mover os arquivos de volta pro HD que agora estragou (a não ser um HD externo que já continha alguns arquivos de vídeo, e eu conecto ele na TV para assistir, mas como eu não coloquei os arquivos após a formatação, somente assisti, acredito que não influencie).
Obrigado pela ajuda também caro Paulo Correa, já estou conformado que eu perca o disco e os dados, só conto ainda com a possibilidade de recuperar coisas importantes pelos outros HDs.
Desde já um muito obrigado novamente aos que estão me ajudando.
Abraços

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Utilitário de unidades reconhece o HD, mas o GParted não
« Resposta #10 Online: 14 de Julho de 2011, 19:53 »
Então Tota, entrei na bios novamente e ele ainda aparecia lá, identificado como o SATA5, e o SATA6 o de 160gb
Tentei fazer isso que vc falou, liguei umas 3 vezes, mas não consegui identificar nenhum ruído como os citados, nem nada de diferente do que sempre ouvi..
Talvez mais tarde eu tire a tampa do gabinete e tente ouvir ainda mais perto, vai que assim eu ouço =P
Uma última coisa que ainda me dá esperanças é que mesmo que eu perca todos os dados, que o HD tenha ido pro brejo, lembra que eu falei que tinha acabado de formatá-lo? Ou seja, a maioria dos arquivos importantes que fiz backup antes de formatar, encontravam-se nos outros dois HDs e em mais 2 HDs externos que tenho aqui. O azar é que eu não copiei e colei os arquivos após a formatação, mas sim recortei. Minha esperança era a de recuperar pelo menos minhas planilhas e documentos do meu projeto da faculdade, e algumas fotos e vídeos antigos que nunca conseguiria novamente, através desses HDs que eu utilizei parar armazenar temporariamente esses arquivos. Existe alguma maneira de recuperar pelo Ubuntu (ou até mesmo pelo XP, qq coisa eu ligo os HDs externos no notebook que tem aqui) esses dados? Acredito que seja importante destacar que não utilizei para mais nada os discos após mover os arquivos de volta pro HD que agora estragou (a não ser um HD externo que já continha alguns arquivos de vídeo, e eu conecto ele na TV para assistir, mas como eu não coloquei os arquivos após a formatação, somente assisti, acredito que não influencie).
Obrigado pela ajuda também caro Paulo Correa, já estou conformado que eu perca o disco e os dados, só conto ainda com a possibilidade de recuperar coisas importantes pelos outros HDs.
Desde já um muito obrigado novamente aos que estão me ajudando.
Abraços

Agora que vi sua nova mensagem peço desculpa e venho também me defender de mim mesmo no outro post esqueci de digitar o "não" antes de "sempre procurei nãofazer enganações".

O outro hd está funcionando? Você conhece o recuva?

No mais, sou iniciante no Ubuntu, estou apenas tentando ser útil no que posso.

Boa sorte kmzz!

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Utilitário de unidades reconhece o HD, mas o GParted não
« Resposta #11 Online: 14 de Julho de 2011, 20:19 »
Olá kmzz.

Carregue o sistema pelo LiveCD usando a opção ide_?????

peraí que esqueci, vou ver a sintaxe correta e já volto. :-(

Editando:

all-generic-ide


Acrescente esse parâmetro ("cheat code") na cmdline, a linha de inicialização, aliás, apague o 'quiet' que tem lá, que é para ir vendo o carregamento, e coloque antes do splash. Ao iniciar o LiveCD, acione a tecla ESC para chegar na tela inicial (onde se escolhe desde o início o idioma), depois a tecla F6 para poder editar a linha. Navegue pela linha com as teclas de setas esquerda <- e direita -> para fazer o posicionamento.

« Última modificação: 14 de Julho de 2011, 22:24 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Utilitário de unidades reconhece o HD, mas o GParted não
« Resposta #12 Online: 14 de Julho de 2011, 21:16 »
qq coisa eu ligo os HDs externos no notebook que tem aqui)

Obaaa!!!!

Voce tem hd externo aí.

Tire o hd da maquina e coloque no case usb

Plugue noutra maquina e teste.

(lembre de encostar o ouvido para checar)

Com isto descartamos fonte, conectores, porta sata, e sistema operacional.

Encurta muito o caminho.

[]'s

Offline kmzz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Utilitário de unidades reconhece o HD, mas o GParted não
« Resposta #13 Online: 14 de Julho de 2011, 23:52 »
Opa, valeu pelas respostas aí galera ;)
Paulo Correa, não esquenta não, eu tinha entendido sua intenção ao digitar aquilo hahaha
Mas não, não conheço o tal do Recuva.. Caso alguém aí saiba e puder auxiliar seria ótimo!
druidaobelix, para que serve isso que vc falou? Não tentei aqui, posso até tentar, mas gostaria de saber primeiramente o motivo e o que isso faz, pq como sou beeeem leigo em Ubuntu não quero arriscar fazer nada errado entendeu?
Tota, o HD externo que eu estava mencionando era daqueles de 2.5", então não tem case USB, mas vasculhando aqui numa gaveta antiga eu até achei um.. Vou tentar deparafusar o case e dar uma olhada se é difícil de montar tudo, se não for eu posso tentar conectar meu HD defeituoso em outra máquina e verificar se podemos descartar estas opções que vc citou
Muito obrigado aí a toda galera que tá ajudando, nunca pensei que vcs seriam tão receptivos!
Abraços

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Utilitário de unidades reconhece o HD, mas o GParted não
« Resposta #14 Online: 15 de Julho de 2011, 02:49 »
Olá kmzz,


O comando é indicado para que trate os HD do sistema da forma mais básica possível, que é a IDE. Não vai estragar nada, pode usar sem susto, resolve em 90% dos casos similares ao seu, ademais, sempre que carregar por um LiveCD/USB você nunca estará fazendo modificação alguma no sistema, podendo experimentar qualquer distribuição Linux que possua esse recurso, como é o caso do Ubuntu. Pessoalmente ainda tenho um computador, um tanto quanto antigo, que só reconhece a HD a partir desse parâmetro.

"Esta opção soluciona problemas de compatibilidade com as controladoras IDE ou SATA de algumas placas-mãe, sobretudo nas placas com o infame chipset SiS 761GX/965L (ao usar um HD SATA), como a PC-Chips K8 A31G. Esta opção deve ser usada em casos onde o sistema não consegue detectar os HDs do micro (o que além de impedir que você acesse os arquivos, impossibilita a instalação). Ao usar a opção de boot, o sistema utiliza um modo de acesso genérico para os HDs, o que resolve o problema na maioria dos casos.

Esta opção causa uma redução significativa no desempenho do sistema, por isso só deve ser usada quando realmente necessário. Uma peculiaridade é que ela faz o sistema detectar o HD SATA como "/dev/hde" e não "/dev/sda", como seria usual. Apesar disso, a instalação do sistema ocorre de forma normal. Outra dica é que em algumas placas com chipset VIA pode ser necessário combiná-la com a opção "irqpoll", solucionando também um problema com a atribuição dos endereços." (Carlos E. Morimoto, criador do Kurumin, distro essa de saudosa memória, que aproveito para render as homenagens).

Pelo seu relato, o BIOS está identificando o HD e ainda o próprio Ubuntu, quando você diz no post inicial: "Porém ao abrir o Utilitário de unidades, meu HD de 1tb aparece lá, só que mostra como se não estivesse particionado [...].

Um disco realmente "morto" mais raramente vai aparecer como está acontecendo com esse seu.
Na verdade pode até acontecer de ser uma falha física intermitente e aparecer em determinados momentos e em outros não, já como sintoma de que irá ocorrer brevemente uma falência definitiva, entretanto, com bastante frequência isso é acompanhado de um ruído característico, o que não parece estar ocorrendo no seu caso, e mais frequentemente ainda uma falha já no POST ou no boot, com a mensagem clara de disco não encontrado, o que igualmente não está sendo o seu caso.

[]'s
« Última modificação: 15 de Julho de 2011, 03:08 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.