Autor Tópico: como usar RamDisks seguramente  (Lida 2287 vezes)

Offline Ziden

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
como usar RamDisks seguramente
« Online: 15 de Julho de 2011, 20:22 »
Olá a todos =]

Estou com algumas duvidas, sobre RamDisks.

Meu medo, é perder o que foi guardado no ramdisk. Em primeiras informações, tenho acesso root.

Vou lhes dizer como montei o ramdisk para que vejam se estou fazendo algo errado.

ramdisk /opt/game/world tmpfs mode=1777,size=512m

Quando montado, o ramdisk irá sumir com o conteudo da pasta, correto ?

Tenho um pequeno shell que executa o servidor. Eu haveria de salvar uma pasta com o mundo para evitar perdas, correto ?

Código: [Selecionar]
#!/bin/sh
cp -r backup/world ./
#run the application that uses the ramdisk
java -jar game.jar
rm -r backup/
mkdir backup/
cp -r world/ backup/

Não tenho certeza de como o ramdisk funciona, e não sei se isto daria certo. Eu haveria de fazer backups por hora do ramdisk para evitar a perda de dados ? Como faria isto ?

Obrigado a quem puder ajudar.

[]ś

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: como usar RamDisks seguramente
« Resposta #1 Online: 15 de Julho de 2011, 21:09 »
Citar
Meu medo, é perder o que foi guardado no ramdisk.
Acostume-se com isso, ramdisk é exatamente o que parece ser: um sistema de arquivos que fica em memória RAM. E a RAM funciona assim, desligou, apagou. Resetou, apagou. Assim funciona a RAM, assim funciona o ramdisk.

Se você precisa de algum arquivo que precisa sobreviver a um reboot ou desligamento, não pode colocá-lo em um ramdisk. E ponto final.

Citar
Eu haveria de fazer backups por hora do ramdisk para evitar a perda de dados ?
Se ele não armazena arquivos entre ativações do sistema, só serve pra arquivos temporários. Assim, não faz sentido fazer backup dos arquivos em ramdisk. Ou você precisa dos arquivos entre ativações do sistema, e assim não pode colocá-los em ramdisk, ou não precisa, e assim não há motivo pra ter backup deles.

Citar
Quando montado, o ramdisk irá sumir com o conteudo da pasta, correto ?
Sempre que você monta um sistema de arquivos (seja ele qual for) sobre uma pasta, o conteúdo dessa pasta é substituído pelo conteúdo do sistema de arquivos, mas só enquanto o sistema de arquivos estiver montado. Quando você o desmontar, o conteúdo original da pasta estará disponível novamente.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D