É uma boa iniciativa, Lamego: propor soluções para as aplicações próprias do usuário final. Lhe parabenizo pela criação do tópico. Só acho que não é um programa feito para o usuário final que leva este a abandonar o Terminal e, sim, a referência que ele tem dentro da comunidade que utiliza seu sistema operacional.
Por exemplo, quando o usuário não tem uma, isto gera dúvidas de qual programa utilizar para realizar determinada tarefa e logo a procura daquele que sofre maior número de downloads. Em outro exemplo, não se trata de um programa ou ferramenta, mas da forma que se manipula uma. O usuário tenta seguir o método que a maioria adota porque se sente seguro assim.
Repare que a maioria das instruções dadas aqui são feitas via Terminal. Esta é a nossa maior referência.
Daí a minha preocupação em promover uma mudança de cultura e costume na comunidade Linux. É preciso extirpar os pré-conceitos arraigados da comunidade Linux, bem como a preguiça, o despeito e o egoísmo.
Que tal ter um pouco mais de ânimo e paciência para ensinar aos mais novos em nosso ambiente como desenvolver suas tarefas mais frequentes da forma com a qual está acostumado. Desde "pequeno" me condicionaram a trabalhar com o Terminal aberto e sei que só estou presente com vocês, hoje, porque tenho interesse em produzir ALÉM de um usuário final. Espero que tenham entendido o recado!