Autor Tópico: Para quem quer largar o terminal  (Lida 25993 vezes)

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Para quem quer largar o terminal
« Online: 23 de Julho de 2006, 19:14 »
Caros colegas de forúm,
num artigo recente foi proposto que o terminal fosse abolido, pois bem apesar de eu considerar que o terminal é um utilitário fundamental e como tal que deve vir incluido, concordo com muitas opiniões de que as pessoas não deveriam ser "obrigadas" a saber utilizar uma mão cheia de comandos e ler uma mão cheia de mensagems em inglês para utilizar o seu computador.

Assim gostava de saber no actual Ubuntu Dapper 6.06 quais são as tarefas de um utilizador normal que só podem ser feitas por terminal e que gostariam de ter numa interface gráfica  ?

Talvez apareçam ideias e programadores para as implementar...
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: Para quem quer largar o terminal
« Resposta #1 Online: 24 de Julho de 2006, 03:02 »
O famoso "adsl-setup" pra quem vai configurar o Speedy que é um crime. Aqui no Brasil agente tem conexões de péssima qualidade e com protocolo obsoleto ainda. O Speedy usa pppoe que é o antigo protocolo "ppp" que é usado em conexões discados mas modificado pra a banda larga (ppp Over Ethernet).

Em qqer país desenvolvido a conexão é sempre via DHCP igual a conexão do Virtua aqui em São Paulo. Esse tipo de conexão o Ubuntu detecta na lata, de primeira e não precisa nem configurar.

Acho que é a única configuração que precisa de interface gráfica urgentemente pois só da pra fazer no modo texto. Ainda tem aquele comando que ativa a placa da nvidia, mas ele pode facilmente ser executado pelo menu "executar" (Alt + F2). Só colocar isso nos tutoriais.

Offline jonata

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
  • Jonatã Bolzan
    • Ver perfil
Re: Para quem quer largar o terminal
« Resposta #2 Online: 24 de Julho de 2006, 10:36 »
ei, uma solução seria assim EMHO: quem realmente gostaria de contribuir para que o linux seja amigável e usável para humanos (leia-se usuários arrastadores-de-mouse) poderia aprender a fazer as ferramentas/interfaces.

Por isso estou pedindo que alguém que conheça algum link de alguma referência a trabalhar com interfaces GTK, alguma coisa em português... quem sabe a comunidade possa contribuir nem que seja com idéias... pois se temos a necessidade de fazer as mudanças mas nao sabemos fazê-las, e ainda assim queremos aprender a fazê-las, estamos no caminho...

eu nao sei nada de programação, mas gostaria de aprender e pelo menos tentar quem sabe fazer a minha parte (ou seja, sou da opiniao de que nao adianta ficar so reclamando se nao ajuda na solução), ajudar em algo...

muito obrigado e to esperando os links...

boi

  • Visitante
Re: Para quem quer largar o terminal
« Resposta #3 Online: 24 de Julho de 2006, 15:04 »
ei, uma solução seria assim EMHO: quem realmente gostaria de contribuir para que o linux seja amigável e usável para humanos (leia-se usuários arrastadores-de-mouse) poderia aprender a fazer as ferramentas/interfaces.

Por isso estou pedindo que alguém que conheça algum link de alguma referência a trabalhar com interfaces GTK, alguma coisa em português... quem sabe a comunidade possa contribuir nem que seja com idéias... pois se temos a necessidade de fazer as mudanças mas nao sabemos fazê-las, e ainda assim queremos aprender a fazê-las, estamos no caminho...

eu nao sei nada de programação, mas gostaria de aprender e pelo menos tentar quem sabe fazer a minha parte (ou seja, sou da opiniao de que nao adianta ficar so reclamando se nao ajuda na solução), ajudar em algo...

muito obrigado e to esperando os links...

A linguagem Python, uma linguagem de scripts, tem sido muito usada no Linux, e é uma das mais fáceis. Com ela você pode criar tanto programas para o console, como gráficos, usando Gtk, Qt, wxWindows, Tk e outras bibliotecas. Esse link é um ótimo ponto de partida:

http://www.pythonbrasil.com.br/moin.cgi/PythonBrasil

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: Para quem quer largar o terminal
« Resposta #4 Online: 24 de Julho de 2006, 20:57 »
Olhem só, ja houve um debate sobre este adsl-setup e se não me falha a memória foi no primeiro podcast do planeta ubuntu em que perticipei. O KurtKraut foi bastante claro ao expor o crime que é deixar que os usuários utilizem aquele assistente em modo texto para conexões pppoe.
E já foi dito que seria repassado a alguns desenvolvedores do projeto para que uma solução fosse tomada. Acredito que para as futuras versões já tenhamos algo simples e fácil para conexões pppoe no Ubuntu.

Offline gaijin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 182
  • Katsujinken
    • Ver perfil
Re: Para quem quer largar o terminal
« Resposta #5 Online: 24 de Julho de 2006, 21:46 »
Olhem só, ja houve um debate sobre este adsl-setup e se não me falha a memória foi no primeiro podcast do planeta ubuntu em que perticipei. O KurtKraut foi bastante claro ao expor o crime que é deixar que os usuários utilizem aquele assistente em modo texto para conexões pppoe.
E já foi dito que seria repassado a alguns desenvolvedores do projeto para que uma solução fosse tomada. Acredito que para as futuras versões já tenhamos algo simples e fácil para conexões pppoe no Ubuntu.

Acho que deveriam criar um botão chamado: Configurar conexão com a internet. Não haveria erro. DHCP já estaria configurado, ip fixo, configura ali, pppoe também, conexão discada (talvez?). Seria muito mais fácil e intuitivo não acham?
"Conhece-te a ti mesmo." Oráculo de Delfos

Como proceder quando tenho uma dúvida? (7 passos) http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8212.0

Offline edulimaabreu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 87
    • Ver perfil
Re: Para quem quer largar o terminal
« Resposta #6 Online: 24 de Julho de 2006, 22:46 »
Nesta apostila tem uma introdução à linguagem C e tambewm fala alguma coisa sobre GTK.
Eu estou lendo ela, mas ainda nao cheguei na parte do GTK. quanto à pate de C ela é muito boa. Vale a pena dar uma olhada pra quem se interessa em aprender a programar em C  :)

http://equipe.nce.ufrj.br/adriano/c/apostila/indice.htm

deem uma olhada e comentem aki  ::)

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Para quem quer largar o terminal
« Resposta #7 Online: 25 de Julho de 2006, 06:06 »
O ideal em termos de linguagem seria mesmo utilizar python e GTK, esta é a plataforma utilizada rm grande parte dos utilitários já existents no Ubuntu...
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

boi

  • Visitante
Re: Para quem quer largar o terminal
« Resposta #8 Online: 25 de Julho de 2006, 08:41 »
Outra opção é o shell script. É possível fazer simples scripts de shell com interface gráfica usando o Xdialog ou o Zenity, isso é inclusive usado em várias distros. Aqui, alguns links:

http://www.aurelio.net
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/TWikiBar/WebHome

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Para quem quer largar o terminal
« Resposta #9 Online: 25 de Julho de 2006, 11:18 »
Bem,
para alem da ferramenta para configurar o ADSL mais sugestões ?
É que configurar um modem ADSL não é propriamente uma tarefa do dia a dia :)
« Última modificação: 25 de Julho de 2006, 11:58 por Lamego »
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline Lindineu Duran

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Para quem quer largar o terminal
« Resposta #10 Online: 25 de Julho de 2006, 11:46 »
ei, uma solução seria assim EMHO: quem realmente gostaria de contribuir para que o linux seja amigável e usável para humanos (leia-se usuários arrastadores-de-mouse) poderia aprender a fazer as ferramentas/interfaces.

Por isso estou pedindo que alguém que conheça algum link de alguma referência a trabalhar com interfaces GTK, alguma coisa em português... quem sabe a comunidade possa contribuir nem que seja com idéias... pois se temos a necessidade de fazer as mudanças mas nao sabemos fazê-las, e ainda assim queremos aprender a fazê-las, estamos no caminho...

eu nao sei nada de programação, mas gostaria de aprender e pelo menos tentar quem sabe fazer a minha parte (ou seja, sou da opiniao de que nao adianta ficar so reclamando se nao ajuda na solução), ajudar em algo...

muito obrigado e to esperando os links...

Uma opção interessante para quem usa o KDE sería o Kommander, um editor de diálogos. Foi oquê o Morimoto utilizou para fazer os ícones mágicos do Kurumin.
É possível aprender a utilizar este programa examinando estes ícones mágicos.
Vale lembrar também que, como o Ubuntu, o Kurumin também é derivado do Debian, sendo possível muitos dos ícones mágicos serem utilizados no Ubuntu.
Linux - Viva a Liberdade

boi

  • Visitante
Re: Para quem quer largar o terminal
« Resposta #11 Online: 25 de Julho de 2006, 12:02 »
Uma opção interessante para quem usa o KDE sería o Kommander, um editor de diálogos. Foi oquê o Morimoto utilizou para fazer os ícones mágicos do Kurumin.
É possível aprender a utilizar este programa examinando estes ícones mágicos.
Vale lembrar também que, como o Ubuntu, o Kurumin também é derivado do Debian, sendo possível muitos dos ícones mágicos serem utilizados no Ubuntu.
Até quando usei o Kurumin, os ícones mágicos eram em shell script com Xdialog, só se mudaram nas versões mais recentes. Se não me engano, o Kalango é que tinha uma versão dos ícones mágicos feita no Kommander. De qualquer forma, não é uma boa opção, pois é preciso ter o KDE, o que não é default no Ubuntu.

Offline _Luks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Debian Lenny
    • Ver perfil
    • Meu Blog
Re: Para quem quer largar o terminal
« Resposta #12 Online: 26 de Julho de 2006, 19:52 »
Alguns Scripts do Kurumin usam KDialog, XDialog ou mesmo Dialog, e outros foram feito no Kommander.

Como o nosso colega Lamego disse, o ideal é PyGTK.
O GTK tem um editor parecido com o Kommander, o GLADE.
Que pode ser usado por pygtk também.

Um ótimo exemplo de pygtk + glade é o lojinha ( http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=7841.0 )

Offline mur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
    • mur @ last.fm
Re: Para quem quer largar o terminal
« Resposta #13 Online: 27 de Julho de 2006, 01:25 »
Uma opção interessante para quem usa o KDE sería o Kommander, um editor de diálogos. Foi oquê o Morimoto utilizou para fazer os ícones mágicos do Kurumin.
É possível aprender a utilizar este programa examinando estes ícones mágicos.
Vale lembrar também que, como o Ubuntu, o Kurumin também é derivado do Debian, sendo possível muitos dos ícones mágicos serem utilizados no Ubuntu.
Até quando usei o Kurumin, os ícones mágicos eram em shell script com Xdialog, só se mudaram nas versões mais recentes. Se não me engano, o Kalango é que tinha uma versão dos ícones mágicos feita no Kommander. De qualquer forma, não é uma boa opção, pois é preciso ter o KDE, o que não é default no Ubuntu.

o ideal é desenvolver algo que fique legal em qualquer ambiente... Acredito que com a popularização do Ubuntu haverá mais usuários de outros ambientes gráficos (KDE, XFCE, Enlightment, etc..), é legal que seja algo para "todos os humanos"...

...

Eu acho que a configuração da conexão é algo que pode não ser do dia a dia mas é algo que atrapalha muito o usuario iniciante, eu mesmo quando tentei usar o Ubuntu a primeira vez apanhei até lembrar qual era o script usado no Kurumin pra isso... ainda bem que o Morimoto deixa tudo "mastigado" mas ainda visivel o "como se faz"...

...

Algo que eu acho que faz muita falta é um instalador para programas baixados direto de sites (que não tenham pacotes compilados pro Ubuntu)... é algo mais para que o usuario possa só clicar para instalar algo, sem precisar digitar nada... se não me engano pro KDE tem um programa chamado KInstaller, mas não sei se funciona direito, já vi alguém com problemas aqui no fórum e não cheguei a testar ainda..
AtlhonXP 2400+/Geforce 6200FX/2GB RAM DDR400/HD 80GB+250GB+500GB
Ubuntu 8.04

Offline _Luks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Debian Lenny
    • Ver perfil
    • Meu Blog
Re: Para quem quer largar o terminal
« Resposta #14 Online: 27 de Julho de 2006, 02:15 »


Algo que eu acho que faz muita falta é um instalador para programas baixados direto de sites (que não tenham pacotes compilados pro Ubuntu)... é algo mais para que o usuario possa só clicar para instalar algo, sem precisar digitar nada... se não me engano pro KDE tem um programa chamado KInstaller, mas não sei se funciona direito, já vi alguém com problemas aqui no fórum e não cheguei a testar ainda..

tipo um dpkg -i gráfico né ?
depois eu podia pensar em fazer um programninha desse :D