Autor Tópico: Para quem quer largar o terminal  (Lida 26004 vezes)

Piras

  • Visitante
Re: Para quem quer largar o terminal
« Resposta #15 Online: 27 de Julho de 2006, 02:23 »
Algumas destas interfaces gráficas nem precisam ser construídas do zero. Há aplicativos que estão em gestação sem nenhum apoio, apesar do progresso visível. Algumas delas, estão inclusive disponíveis no site GnomeFiles (http://www.gnomefiles.org/).

Uma das mais singelas, mas bastante útil é o Sysinfo, cujas funcionalidades, segundo a sua própria página no GnomeFiles, são as seguintes:
Citar
Sysinfo displays computer and system information.
 
1. System: Linux distribution release, GNOME version, Kernel version, Gcc version, Xorg version, hostname.
2. CPU: Vendor identification, model name, frequency, level2 cache, bogomips, model numbers, flags.
3. Memory: Total system memory RAM, free memory, swap space total & free, cached, active, inactive memory.
4. Storage: IDE interface, all IDE devices(disks, cd/dvd roms), SCSI devices.
5. Hardware: motherboard, graphic card, sound card, network devices
6. NVIDIA graphic card: only with NVIDIA display driver installed

E há também um editor, o GriME, que permite uma troca fácil da imagem do bootsplash.

Mas é preciso reconhecer que, se pensarmos bem, poucas são as tarefas do dia-a-dia que exigem o terminal.

Se não me engano ja existiu um pequeno aplicativo que permitia a edição de temas em GTK2, pelo menos a mistura de características de temas diferentes. Seria muito bom se pudéssemos facilitar a produção de temas próprios, ao menos de características como o esquema de cores. No fundo, uma das coisas nos quais mais se mexe é exatamente nos temas.

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Para quem quer largar o terminal
« Resposta #16 Online: 31 de Julho de 2006, 20:12 »
É uma boa iniciativa, Lamego: propor soluções para as aplicações próprias do usuário final. Lhe parabenizo pela criação do tópico. Só acho que não é um programa feito para o usuário final que leva este a abandonar o Terminal e, sim, a referência que ele tem dentro da comunidade que utiliza seu sistema operacional.

Por exemplo, quando o usuário não tem uma, isto gera dúvidas de qual programa utilizar para realizar determinada tarefa e logo a procura daquele que sofre maior número de downloads. Em outro exemplo, não se trata de um programa ou ferramenta, mas da forma que se manipula uma. O usuário tenta seguir o método que a maioria adota porque se sente seguro assim.

Repare que a maioria das instruções dadas aqui são feitas via Terminal. Esta é a nossa maior referência.

Daí a minha preocupação em promover uma mudança de cultura e costume na comunidade Linux. É preciso extirpar os pré-conceitos arraigados da comunidade Linux, bem como a preguiça, o despeito e o egoísmo.

Que tal ter um pouco mais de ânimo e paciência para ensinar aos mais novos em nosso ambiente como desenvolver suas tarefas mais frequentes da forma com a qual está acostumado. Desde "pequeno" me condicionaram a trabalhar com o Terminal aberto e sei que só estou presente com vocês, hoje, porque tenho interesse em produzir ALÉM de um usuário final. Espero que tenham entendido o recado!
« Última modificação: 31 de Julho de 2006, 20:18 por arsolto »

Offline laerciohj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Para quem quer largar o terminal
« Resposta #17 Online: 01 de Agosto de 2006, 02:24 »
Pra quem não conhece apresento o: Autopackage! http://www.underlinux.com.br/content/view/4352/58/
Leiam e contribuam, quem souber é claro, para que o projeto ande e o software livre conquiste mais que o privado (que é muitíssimo caro!)

P.S.: O Autopackage pretende facilitar a vida do usuário toranto os programas instaláveis apenas com um clique no "arquivo de instalação" que ele cria. Não sei por que uma coisa tão util não está em TODAS as distros...
« Última modificação: 01 de Agosto de 2006, 02:27 por laerciohj »

Offline raphabonelli

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 87
    • Ver perfil
Re: Para quem quer largar o terminal
« Resposta #18 Online: 01 de Agosto de 2006, 13:28 »
O XaraXtreme usa o Autopackager, que é perfeito e nunca me deu problema, inclusive quando você desinstala ou atualiza algum programa instalado por ele. Sempre que uso me pergunto pq é que todas as distros e programas não utilizam ele. O bacana é que se vc tentar instalar um Packager e não tiver o Autopackager no seu Linux, ele baixa automaticamente.
.......................
"My words but a whisper, your deafness a shout."

Offline Marcus VBP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
  • Anuncie aqui!
    • Ver perfil
    • http://www.marcusvbp.com.br
Re: Para quem quer largar o terminal
« Resposta #19 Online: 01 de Agosto de 2006, 15:50 »
hehehe
muito bom mesmo.

apesar de que, quase todos os pacotes do xara instalavam de forma muito lenta! era 5 a 10 min pra instalar o programa. mas depois parece que ajeitaram esse bug, agora ta bem rapido.

soh to com um problema com o autopackage, eh q eu andei mexendo nele e acabei desinstalando a interface gráfica. agora soh instala via terminal hheheeheh, nao sei voltar atrás.

eu axo q ele não é muito popular nas distros pelo mesmo mesmo motivo que a LSB não é...

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Para quem quer largar o terminal
« Resposta #20 Online: 05 de Agosto de 2006, 23:49 »
Ei, Lamego, eu não consigo fazer um screenshot demonstrando o caminho para as ferramentas do painel do Gnome por meio do butão Take Screenshot, o qual fica na categoria Acessórios. Mas, por outro lado, posso obter o resultado esperado com o auxílio do Terminal. Neste, eu digito o comando:

Código: [Selecionar]
gnome-panel-screenshot --delay=seconds
E após o término do tempo estabelecido, em segundos, consigo criar um screenshot para indicar o caminho para a instalação de um programa, por exemplo. Repare:



Desejo o mesmo recurso para o Take Screenshot.
« Última modificação: 05 de Agosto de 2006, 23:53 por arsolto »

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Para quem quer largar o terminal
« Resposta #21 Online: 06 de Agosto de 2006, 07:29 »
arsolto,
em relação ao seu primeiro comentário sobre o problema não ser a falta de ferramentas mas sim a forma das pessoas não as utilizarem conitnuo a não concordar com você. Voltando a repetir os argumentos as pessoas utilizam o terminal por acharem que esta é a forma mais eficiente e simples para o tipo de tarefas que normalmente são colocadas neste forum, ou seja, não são as tarefas de utilização do sistema do dia à dia mas sim questões de resolução de problemas de sistema.

Sobre a funcionalidade de tirar o screenshot com tempo sem utilizar o terminal é só você utilizar o seguinte script:
ALT-F2: gedit $HOME/takescreen.sh (ou se preferir abrir seu home e  criar o arquivo utilizando o nautilus)
Cola no arquivo o seguint conteúdo:
Código: [Selecionar]
#!/bin/sh
seconds=`zenity --text "Segundos antes de capturar:" --entry`
gnome-panel-screenshot --delay=$seconds
ALT-F2: chmod 755 $HOME/takescreen.sh (ou se preferir alterar as permissões utilizando o nautilus)
Depois é só criar uma entrada no menu para esse script...
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Para quem quer largar o terminal
« Resposta #22 Online: 06 de Agosto de 2006, 12:47 »
Ei, Lamego, o n3t0 me apresentou uma outra forma de se tirar screenshots do modo como requisitei, só que de uma forma bem mais simples e sem scripts.

Tudo que preciso fazer é abrir o Gimp e no menu "Arquivo" da ferramenta eu executo a opção de tirar um screenshot de acordo com os segundos estabelecidos.

Preciso explorar mais o ambiente gráfico do Ubuntu para não perder estas facilidades.

« Última modificação: 06 de Agosto de 2006, 13:37 por arsolto »

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Para quem quer largar o terminal
« Resposta #23 Online: 06 de Agosto de 2006, 13:49 »
Ter que utilizar um editor gráfico completo como o GIMP para uma tarefa tão simples como tirar um screenshot não me parece nada eficiente. Utilizar um icon no seu desktop é muito mais rápido e menos exigente do que abrir GIMP e ir a um menu por isso só vejo que você queira fazer assim pelo fundamentalismo gráfico :)
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Para quem quer largar o terminal
« Resposta #24 Online: 06 de Agosto de 2006, 15:32 »
Eu não vou fazer um script com comandos esquisitos e palavras em inglês que não sei traduzir. Álias, se eu não fosse tão dependende deste fórum nem teria conhecido a dica que você postou aqui.

Não acho que seu argumento seja válido para mostrar que minha luta para abandonar o Terminal é só uma questão ideológica. Isso não é verdade e eu já apresentei vários exemplos que explicam o meu ponto de vista.

E lembre-se de que com o Gimp eu posso não só criar um screenshot como também editá-lo, coisa que pode ser bastante interessante para quem pretende indicar algum objeto contido em sua imagem.  ;)

Offline felipe3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Para quem quer largar o terminal
« Resposta #25 Online: 10 de Agosto de 2006, 19:50 »
Eu sou programador c/gtk+, se alguem precisar de algum programa simples para alguma tarefa, tem programador disponível.

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Para quem quer largar o terminal
« Resposta #26 Online: 10 de Agosto de 2006, 20:05 »
Citar
Eu não vou fazer um script com comandos esquisitos e palavras em inglês que não sei traduzir. Álias, se eu não fosse tão dependende deste fórum nem teria conhecido a dica que você postou aqui.

Não acho que seu argumento seja válido para mostrar que minha luta para abandonar o Terminal é só uma questão ideológica. Isso não é verdade e eu já apresentei vários exemplos que explicam o meu ponto de vista.

E lembre-se de que com o Gimp eu posso não só criar um screenshot como também editá-lo, coisa que pode ser bastante interessante para quem pretende indicar algum objeto contido em sua imagem.  Wink

Arsolto,
para sua informação todos os programas que você utiliza estão criados a partir de comandos esquesitos e palavras em inglês que você não sabe traduzir, o script que eu dei era para você utilizar não para você perceber (porque já percebi que não sabe ou não quer). Será que se eu der o arquivo num url directo você consegue baixar e utilizar como você faz com os programas em windows  ?
Ou meu script fica mais estranho porque não veio pre-instalado em seu sistema ?

Ora, mal agradecido !
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Para quem quer largar o terminal
« Resposta #27 Online: 10 de Agosto de 2006, 21:30 »
Ei, Lamego, eu acho que cometi uma falha em não ter lhe dito, assim que recebi sua primeira resposta, um simples obrigado. Peço que me desculpe, você foi muito gentil e eficaz na resposta.

Só peço que evite comentários impróprios em certos tópicos do fórum, este, por exemplo, foi criado para debater nossas carências de recursos gráficos para algumas tarefas no sistema operacional, então, limite-se a tratar deste assunto.

Lembre-se de que a minha pessoa não deve ser alvo de nenhuma discussão aqui, mas você pode combater minhas idéias o quanto achar necessário ou conveniente.

Piras

  • Visitante
Re: Para quem quer largar o terminal
« Resposta #28 Online: 12 de Agosto de 2006, 03:06 »


Algo que eu acho que faz muita falta é um instalador para programas baixados direto de sites (que não tenham pacotes compilados pro Ubuntu)... é algo mais para que o usuario possa só clicar para instalar algo, sem precisar digitar nada... se não me engano pro KDE tem um programa chamado KInstaller, mas não sei se funciona direito, já vi alguém com problemas aqui no fórum e não cheguei a testar ainda..

tipo um dpkg -i gráfico né ?
depois eu podia pensar em fazer um programninha desse :D

O KInstaller tem o propósito específico de instalar aplicativos no KDE. O problema é que não há nele verificação de dependências, o que seria praticamente impossível em programas ou versões não suportadas pela Canonical ou Comunidade Ubuntu. Veja, que instalar programas não suportados oficialmente quase sempre gera problemas de dependências, algumas delas bastante perigosas para a integridade do sistema. Então, a melhor solução será sempre resolver tais conflitos e compor um pacote .deb apto a ser integrado aos repositórios Ubuntu.

Aliás, boa parte das instalações que tentei fazer via KInstaller quando experimentei o Kubuntu fracassaram por causa de conflitos de dependências. E, com uma ou duas exceções, eram somente estilos de comando e decorações de janelas!

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Para quem quer largar o terminal
« Resposta #29 Online: 12 de Agosto de 2006, 11:53 »
Citar
Algo que eu acho que faz muita falta é um instalador para programas baixados direto de sites (que não tenham pacotes compilados pro Ubuntu)... é algo mais para que o usuario possa só clicar para instalar algo, sem precisar digitar nada... se não me engano pro KDE tem um programa chamado KInstaller, mas não sei se funciona direito, já vi alguém com problemas aqui no fórum e não cheguei a testar ainda..
Isto já existe no Ubuntu Dapper, é só clickar  num .deb no firefox ou no nautilus que ele chama o gdebi (instalador gráfico).

O gdebi resolve dependencias (desde que estas existem nos seus repositórios).
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu