Autor Tópico: Para quem quer largar o terminal  (Lida 25994 vezes)

Offline mur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
    • mur @ last.fm
Re: Para quem quer largar o terminal
« Resposta #30 Online: 13 de Agosto de 2006, 09:27 »
Citar
Algo que eu acho que faz muita falta é um instalador para programas baixados direto de sites (que não tenham pacotes compilados pro Ubuntu)... é algo mais para que o usuario possa só clicar para instalar algo, sem precisar digitar nada... se não me engano pro KDE tem um programa chamado KInstaller, mas não sei se funciona direito, já vi alguém com problemas aqui no fórum e não cheguei a testar ainda..
Isto já existe no Ubuntu Dapper, é só clickar  num .deb no firefox ou no nautilus que ele chama o gdebi (instalador gráfico).

O gdebi resolve dependencias (desde que estas existem nos seus repositórios).


no KDE tem um aplicativo que se não me engano se chama Kpackage, mas o problema não são os .deb e sim os que ainda não estão compilados... é uma pena que o Kinstaller não resolve tanto esse problema (como o Piras que testou disse)...
AtlhonXP 2400+/Geforce 6200FX/2GB RAM DDR400/HD 80GB+250GB+500GB
Ubuntu 8.04

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Para quem quer largar o terminal
« Resposta #31 Online: 14 de Agosto de 2006, 14:43 »
Desejo que possemos montar e desmontar partições Windows pelas vias do ambiente gráfico do Ubuntu. Já é possível fazer isto com partições Linux do sistemas de arquivos Ext3, conforme testei num Live CD.

Basta seguir a ordem abaixo:

        1. Abra Sistema → Administração → Discos
                     
        2. Selecione o disco rígido, e clique na aba Partições.
                     
        3. Selecione a partição desejada, e clique em Habilitar.
                     
        4. Para desmontar uma partição, clique em Desabilitar.

Aproveito a oportunidade para abrir um questionamento: qual a razão das partições Windows não poderem ser montadas e desmontadas através do mesmo procedimento, acima?

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Para quem quer largar o terminal
« Resposta #32 Online: 14 de Agosto de 2006, 15:04 »
Citar
no KDE tem um aplicativo que se não me engano se chama Kpackage, mas o problema não são os .deb e sim os que ainda não estão compilados... é uma pena que o Kinstaller não resolve tanto esse problema (como o Piras que testou disse)...
mur,

O KConfigure (http://kconfigure.sourceforge.net/)  é o programa que pretende fazer isso, ou seja compilar/instalar em abiente gráfico, de qualquer forma na minha opinião isso é um esforço que não faz muito sentido, compilar não é uma tarefa tipica da instalação de um programa, se ha programas que ainda não estão nos repositórios então é aí que é preciso desenvolver, ou seja, melhorar/aumentar a comunidade de forma a garantir que existem pacotes actuais.

arsolto,
testei aqui montar/desmontar uma partição em ntfs da mesma forma que você fez com o ext3, funcionou sem problemas...
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Para quem quer largar o terminal
« Resposta #33 Online: 14 de Agosto de 2006, 15:47 »
Ei, Lamego, já que você conseguiu desenvolver a montagem e desmontagem da partição Windows pelas vias do ambiente gráfico, segue aqui alguns questionamentos:

1. Qual sistema de arquivos você adota para a partição Windows?

2. Você utilizou um Live CD para desenvolver a montagem?

3. Já tentou montar uma partição Windows com sistema de arquivos NTFS?

4. Você utilizou qual versão do Ubuntu para desenvolver a montagem?

Por favor, apresente todas as informações pertinentes para o caso, pois, desejo esclarecer esta divergência entre minha experiência e a sua.

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Para quem quer largar o terminal
« Resposta #34 Online: 14 de Agosto de 2006, 15:52 »
arsolto,
1 - Já tinha indicado no meu post anterior: testei aqui montar/desmontar uma partição em ntfs
2 - Ubuntu instalado
3 - Ver resposta 1
4 - Dapper 6.06
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Para quem quer largar o terminal
« Resposta #35 Online: 14 de Agosto de 2006, 15:56 »
Por favor, faz o seguinte: utilize um Live CD do Ubuntu Dapper ou do Ubuntu Breezy (recomendado) e tenta montar e desmontar a partição do Windows (NTFS).

Eu vou ficar muito grato com a sua colaboração.  ;)
« Última modificação: 14 de Agosto de 2006, 15:58 por arsolto »

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Para quem quer largar o terminal
« Resposta #36 Online: 14 de Agosto de 2006, 16:08 »
arsolto,
a limitação que você está reportando foi testada com o Dapper ou com o Breezy ?

Eu não tenho assim tanto tempo, se você está tentando ver problemas/necessidades do Ubuntu sem utilizar a versão mais recente vai acabar por perder tempo desnecessáriamente.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Para quem quer largar o terminal
« Resposta #37 Online: 14 de Agosto de 2006, 16:19 »
Todos os testes que fiz foi no Ubuntu Dapper, versão Live CD. E, infelizmente, não consegui montar a partição Windows (NTFS).

O Ubuntu Dapper, versão Alternate, costuma fazer a montagem de partições após sua instalação, mas, usuários da distribuição que ainda utilizam ou instalam o Breezy em seus computadores não são beneficiados da mesma maneira.

Se não tiver condições de fazer o teste com um Live CD, não tem problema. talvez outro membro possa ajudar nesse sentido. Obrigado!

Offline darkdelusion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Para quem quer largar o terminal
« Resposta #38 Online: 17 de Agosto de 2006, 22:08 »
arsolto apesar de você ter inventado esse problema do printscreen só de "birra", gostei da sua proposta e mais ainda de como o Lamego resolveu prontamente e com uma simplicidade tamanha, isso prova que existem coisas que faltam e que são muito fáceis/simples de implementar, quem sabe essa função não seja implementada por padrão no próximo ubuntu!!! já que alguns usuários sentem falta dela e é tão facil implementar, no meu caso o que fiz aqui foi criar o script do Lamego, coloquei no meu /usr/bin e adicionei um atalho no teclado como <Shift>Print agora posso fazer isso com uma simplicidade enorme =D, claro que só fiz pra teste, pois raramente uso o print...

respondendo ao tópico essa iniciativa é muito boa, gosto do terminal, mas as vezes precisamos de simplicidade afim de agilizar nossas tarefas do dia-a-dia...

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Para quem quer largar o terminal
« Resposta #39 Online: 18 de Agosto de 2006, 00:32 »
Ei, darkdelusion, eu não faço o que você chama de "birra" porque não tenho mais idade para isto. E pela mensagem que postei sugerindo um novo recurso para o Take Screenshot, nota-se que respondi ao tópico de forma séria. Pode ter certeza que o membro Lamego percebeu isto.

O único momento em que me decepcionei aqui, foi quando percebi que as discussões travadas por causa do assunto "A" ultrapassaram seus limites. Mas isto já passou e eu quero esquecer...

Ao ver sua mensagem, enfim, resolvi testar o script referente ao Take Screenshot e fiquei surpreso com a facilidade da sua criação. Sinceramente, descobri que este recurso será muito útil para mim, lamento não ter imaginado antes.

O Gimp possue seu próprio recurso printscreen, é capaz de fazer a captura de toda a tela e também do menu das ferramentas em segundos. Será que há como integrar o script desenvolvido pelo Lamego aos arquivos que compõem o Take Screenshot?
« Última modificação: 18 de Agosto de 2006, 00:34 por arsolto »

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Para quem quer largar o terminal
« Resposta #40 Online: 18 de Agosto de 2006, 05:30 »
Citar
Será que há como integrar o script desenvolvido pelo Lamego aos arquivos que compõem o Take Screenshot?
Presumo que a sua ideia de integração seja garantir que esta funcionalidade viria na proxima versão do Ubuntu.
Isto não é apenas uma questão técnica, é mais uma questão de comunicação, você teria que colocar um pedido para essa funcionalidade no LaunchPad (http://launchpad.net), muito sinceramente duvido que eles incluissem porque não me parece que seja uma funcionalidade utilizada por muitas pessoas e, porque como você viu é fazil de criar pelas poucas pessoas que possam utilizar. Alias, é aí que está a grande vantagem do Linux, você não tem que esperar que venha tudo feito ao seu gosto, pode fazer mesmo.
Eu tambem poderia criar um .deb, ou seja basteria você clickar nele para instalar esse utilitário (screenshot com tempo), mas como digo não me parece que o numero de interessados justifique o trabalho, até porque certamente saberão seguir instruções de 3 passos para criar essa funcionalidade...
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Para quem quer largar o terminal
« Resposta #41 Online: 18 de Agosto de 2006, 09:37 »
Por mais remota sejam as possibilidades de ver o meu pedido ser atendido, eu vou fazer a sugestão no endereço que você indicou. O recurso screenshot (captura de tela) me parece bem interessante quando dotado das funcionalidades já vistas no editor de imagens Gimp.  ;)

Mais uma vez, Lamego, lhe agradeço por ter buscado atender minha necessidade, como disse em mensagem anterior, você foi muito gentil e eficaz. Segui todos os passos que você sugeiru para a construção do script e adicionei o diretório que o contém no editor de menu Alacarte.  :D