Autor Tópico: Como instalar a impressora HP Laserjet P1005 no Ubuntu 10,04  (Lida 12619 vezes)

Offline Lídia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Como instalar a impressora HP Laserjet P1005 no Ubuntu 10,04
« Online: 18 de Julho de 2011, 17:47 »
Olá pessoal. Já pesquisei e não encontrei nenhum tópico sobre essa impressora no Ubuntu. Sou super nova em Linux-Ubuntu. Adquiri um notebook Dell Inspiron com Ubuntu 9,04 há 3 semanas. Hoje, eu o atualizei para o 10,04. Vou começar a ler os primeiros passos. Tenho o CD de instalação da impressora, mas não há drivers nem no CD, nem no site da HP. No site da HP, há um direcionamento de página para outro site pra baixar os drivers, mas não fui lá porque temo ter que digitar algum comando no Terminal, pois eu nunca fiz isso. Desculpem a minha total ignorância em matéria de Linux. Se alguém puder me ajudar, ficarei muito grata.

Offline Lídia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Como instalar a impressora HP Laserjet P1005 no Ubuntu 10,04?
« Resposta #1 Online: 18 de Julho de 2011, 17:51 »
P.S.:  Eu havia colocado o ponto de interrrogação no título da minha mensagem, mas não sei porque ele não aparece, pois trata-se de uma dúvida e não de uma solução.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Como instalar a impressora HP Laserjet P1005 no Ubuntu 10,04
« Resposta #2 Online: 18 de Julho de 2011, 19:28 »
Ola

Segundo o site da HP, o "programa" (aqui chamamos pacote) para sua impressora é o hplip 2.8.2

No seu Ubuntu já está instalada uma versão mais nova do hplip, a 3.10.2.

Então basta plugar sua impressora na USB e ir em => sistema => administração => impressora

Instale a impressora.

Tem que funcionar.

[]'s

Offline Lídia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Como instalar a impressora HP Laserjet P1005 no Ubuntu 10,04
« Resposta #3 Online: 20 de Julho de 2011, 18:08 »
Prezado Tota,

Muito obrigada pela sua ajuda. Porém, não consegui instalar a impressora. Eu liguei a USB no meu notebook, cliquei em "Sistema >> Administração >> Impressão. Ela começou a procurar os drivers e depois perguntou se eu queria imprimir uma folha de teste. Eu cliquei em "sim" e a partir daí, nada. Ela não imprime. O que você acha que pode ser o problema?

[ ]s

Offline Lídia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Como instalar a impressora HP Laserjet P1005 no Ubuntu 10,04
« Resposta #4 Online: 20 de Julho de 2011, 18:18 »
Informações adicicionais:

Ele diz que o URI do dispositivo é hp:/usb/HP_LaserJet_P1005?serial=L405LZC
Ele diz que a localização é: dell-desktop.

Eu achei que o sistema havia salvado a impressora no desktop, mas não há nada de impressora salva no desktop.

Grata

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Como instalar a impressora HP Laserjet P1005 no Ubuntu 10,04
« Resposta #5 Online: 20 de Julho de 2011, 19:05 »
Ola

Abra o "impressão" e altere o driver para generico-texto.

Reboote a maquina

Abra de novo o "impressão" e altere para o drver de sua hp, escolha sobrescrever o " ppd"

Reboote e veja se funciona.

Caso a impressora tenha pouco tonner ou ele for " pirata" pode acontecer de não imprimir também.

[]'s

Offline Lídia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Como instalar a impressora HP Laserjet P1005 no Ubuntu 10,04
« Resposta #6 Online: 20 de Julho de 2011, 19:22 »
Olá Tota!

"Reboot" significa "reiniciar" o micro, certo? Desculpe fazer perguntas tão básicas. E onde acho o driver? URI é o driver? Eu devo escrever generico-texto onde há uma janelinha escrita "alterar"?

A minha impressora, depois de ficar 4 dias no conserto porque estava imprimindo com manchas escuras do lado direito, voltou hoje. Disseram-me que o problema estava no toner, então ele foi trocado por um "remasterizado", acho que é isso. Essa foi a primeira vez que compro um toner não original porque eu, simplesmente, não achei o original disponível aqui! Não tinha nem na Calunga. Preciso demais instalar a impressora no meu Note porque o meu desktop está no conserto e fica pronto só na 2ª feira. Adivinhem o que o técnico me disse quando trouxe a minha impressora? "por que você não muda para o Windows?". Essa pergunta eu ouvi de, no mínimo 6 técnicos e agentes da área!! Acho que vou fazer uma gravação de uma resposta padrão que será disparada ao ouvir essa mesmíssima pergunta novamente. Não aguento mais ter que explicar que eu já tenho o Windows no meu desktop e que a vida interia entraram vários virus, cavalos de Tróia, hackers, etc... em meus micros. Até clonaram meu cartão de crédito. Portanto, quero ter o prazer de acessar o meu banco e outros aplicativos. Quero ter o Linuix pelo menos no meu notebook. Acho que ele pensam que a minha idade é atestado de burrice ou algo assim.

Desculpe as minhas perguntas elementares e meu desabafo.

[ ]s

Offline Lídia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Como instalar a impressora HP Laserjet P1005 no Ubuntu 10,04
« Resposta #7 Online: 20 de Julho de 2011, 19:41 »
P.S.: Prezado Tota,
Estou entendendo, então, que ela não está imprimindo porque o toner não é original.
Saiba que até no dia da compra do meu Note, eu ouvi do vendedor: "Por que você não compra um notebook com o Windows 7?!!!

Offline Lídia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Como instalar a impressora HP Laserjet P1005 no Ubuntu 10,04
« Resposta #8 Online: 20 de Julho de 2011, 20:05 »
Caro Tota,

Desculpe, pois eu fiquei na dúvida se eu deveria fechar a janela de instalação da impressora e depois reiniciá-la ou se eu deveria reiniciar o micro. Sei que "reboot" significa "reiniciar". Devo ficar sem postar até que eu tenha algo concreto a escrever, senão minhas mensagens serão Spams porque eu apenas tenho dúvidas.

Grata "again"

Offline Lídia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Como instalar a impressora HP Laserjet P1005 no Ubuntu 10,04
« Resposta #9 Online: 25 de Julho de 2011, 18:49 »
Prezado Tota,

Consegui instalar a impressora!!!!
Há 3 drivers em uma lista que aparece depois que a gente clica em Sistema>>Administração>> Impressão: 1 -HP-Laserjet 1005 2 - Hewlett Packard-HP- Laserjet 1005 e  3- Hp-1005-2. O driver correto é o segundo e eu estava tentando instalar o primeiro; por isso não dava certo.

Muito obrigada pela sua ajuda!!!

P.S.: Um agente da DELL me disse que não haveria problemas se eu apenas estava tentando atualizar o Ubuntu do 9.04 para o 10; e que o que eu não podia fazer era instalar o Ubuntu do zero. Porém, estou querendo atualizá-lo para a distro 11.4, mas não há essa opção de atualizar para o 11.4. Será que eu vou ter que esperar até aparecer uma mensagem dizendo que há uma versão mais atual do Ubuntu para ser possível fazer essa atualização?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Como instalar a impressora HP Laserjet P1005 no Ubuntu 10,04
« Resposta #10 Online: 25 de Julho de 2011, 19:15 »
Ola

Parabéns!!!!!

Quanto a atualizar, infelizmente não dá para passar da 9.04 direto para 11.04

Voce tem que migrar para o 10.04 e só depois de tudo ok, atualizar para o 11.04.

Para uma atualização sem traumas, o importante é desabilitar qualquer entrada para repositórios não padrão do Ubuntu ( ppa, getdebi, etc.,etc.,etc.) no gerenciador de pacotes synaptic, aba => repositórios.

Depois vá em terminal e digite
Código: [Selecionar]
sudo apt-get dist-upgrade
Porém como diz o ditado _"quem tem dois tem um, quem tem um não tem nenhum"

Espere a outra maquina voltar, tenha certeza que ela funciona 100%, faça um back up de todos os seus arquivos e no fim de semana deixe atualizando.

É sabido que Moisés ao descer do monte trouxe uma tábua com os Dez Mandamentos.

Diz a lenda que na realidade eram duas, e na descida uma se quebrou. Na quebrada dizem, estava escrito apenas um mandamento => "XI - Farás Back Up pelo menos uma vez antes de atualizar seu sistema"

[]'s

Offline Lídia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Como instalar a impressora HP Laserjet P1005 no Ubuntu 10,04
« Resposta #11 Online: 31 de Julho de 2011, 17:22 »
Olá Tota,

Eu já havia atualizado o meu Ubuntu para o 10.4.
Estou achando meio complicado atualizá-lo para o 11.4, pois não sei quais são os repositórios nao padrao do Ubuntu além daqueles que você citou. Achei que vou deixar para depois. No momento, estou tentando achar os drivers para o meu touchpad. A DELL me disse que não há em um dia. No dia seguinte, um agente me disse que havia e me enviou um link para baixá-los, porém depois que eu fiz o download, só aparece um texto quando eu dou um duplo clique no arquivo baixado. Talvez eu abra um outro tópico aqui para fazer a pergunta. O meu touchpad funciona, mas apenas os recursos padrão funcionam. Os drivers que estou tentando achar são para fazer funcionar as funções de aumento e diminuição de zoom pelo touchpad.
Grata novamente.

[ ]s

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Como instalar a impressora HP Laserjet P1005 no Ubuntu 10,04
« Resposta #12 Online: 31 de Julho de 2011, 17:32 »
Tem com postar o link fornecido pela dell?
« Última modificação: 31 de Julho de 2011, 23:02 por Tota »


Offline Lídia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Como instalar a impressora HP Laserjet P1005 no Ubuntu 10,04
« Resposta #14 Online: 02 de Agosto de 2011, 00:57 »
Caro Tota,

Entrei em contato com outro agente da DELL hoje à tarde e ele disse que esse link é para Windows!
Em cada contato com eles, eu não deixo de lembrá-los do seguinte: "A Dell não me venderia um Notebook, ou qualquer outro equipamento, com Ubuntu se não houvesse meios de encontrar drivers"..... E ainda me falta testar os outros componentes, que ainda não tive tempo de verificar, tais como: leitor de cartão de mídio, leitor e gravador de CD e DVD....

[ ]s