Autor Tópico: Tópico Oficial - Ubuntu 12.04 Precise Pangolin - Versão Final Disponível  (Lida 359057 vezes)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: [Precise] - Travamento no Acer 722
« Resposta #615 Online: 05 de MAR?O de 2012, 10:52 »
Olá amigos do fórum, sou um (in)feliz proprietário do notebook acer aspire 722.
Todas as versões do Ubuntu causam travamento nesse notebook(testei o 11.04, 11.10 e o 12.04 alpha e o beta), instantes após o início da sessão.
Por vezes, se utiliza o note por até dez minutos e do nada trava.
Baixei as versões alpha e agora a beta do precise, e o problema ainda persiste.

Já li diversos tutoriais e tentei repetir a experiência aqui sem sucesso.
Sei que tem a ver com o wireless, mas fica impraticável usar o linux nele (esse problema acontece com todas as distribuições).

Aguardo dicas de como resolver ou eliminar esse problema.

Primeiro vou te pedir pra voltar ao Oneiric/11.10. Não que o Precise não funcione, mas ainda é uma versão beta. Assim, muita coisa pode (e deve) estar precisando de ajuste. Já o Oneiric é uma versão de produção, razoavelmente estável. Qualquer problema que houver, é mais provável de ser da sua máquina, do que da distro em si.

Vc disse que tem problemas com a wireless, há um problema recorrente das máquinas Acer com a rede wireless que é resolvido bloqueando o módulo "acer_wmi". Mas não há nada associado com travamento, que me conste.

Travamentos costumam estar mais associados com problemas físicos --- super-aquecimento, memórias ruins ou fonte de alimentação com problemas. Outro motivo, menos comum mas ainda assim longe de ser raro são drivers proprietários mal-comportados, principalmente de vídeo.
« Última modificação: 05 de MAR?O de 2012, 11:17 por zekkerj »
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial - Ubuntu 12.04 Precise Pangolin - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #616 Online: 05 de MAR?O de 2012, 11:02 »
Se a moderação concordar e achar certo, gostaria que o tópico fosse movido para o sub-fórum ubuntu 64 bit (para não ter que duplicar o post).

Infelizmente a versão 12.04 ainda não tem suporte oficial, e com isto também não tem suporte no forum, logo qualquer dificuldade em relação à esta versão do Ubuntu deve ser concentrada neste topico apenas.

[]'s

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial - Ubuntu 12.04 Precise Pangolin - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #617 Online: 05 de MAR?O de 2012, 11:06 »
Olá, Bom dia! Obrigado Cygnusx-1 e Henrique1977 pelas respostas. Contudo, já revirei minha bios (Asus P8H61 com processador i7) e não há essa opção de ativar virtualização (no manual da placa está escrito que "os itens exibidos no sub-menu CPU Configuration (onde está descrito sobre virtualização) podem ser diferentes em função da CPU que você instalou". Eu até baixei um programa do site da intel para ver isso, mas o wine não roda. Que estranho hein?
E outra: eu também vi relatos de que precisaria colocar os módulos kvm e kvm_amd em blacklist para o virtual box rodar 64 bit.

Então, como vcs fazem aí na casa de vocês?

Obrigado!

O manual dessa placa diz que o setup do bios tem um modo avançado, a opção de virtualização fica disponível só nesse modo. Tem um botão no canto superior direito pra vc mudar pro modo avançado.
Eu nunca virtualizei x64, que me lembre. Sempre uso linux x32 mesmo.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: [Precise] - Travamento no Acer 722
« Resposta #618 Online: 05 de MAR?O de 2012, 11:10 »
Olá amigos do fórum, sou um (in)feliz proprietário do notebook acer aspire 722.
Todas as versões do Ubuntu causam travamento nesse notebook(testei o 11.04, 11.10 e o 12.04 alpha e o beta), instantes após o início da sessão.
Por vezes, se utiliza o note por até dez minutos e do nada trava.
Baixei as versões alpha e agora a beta do precise, e o problema ainda persiste.

Já li diversos tutoriais e tentei repetir a experiência aqui sem sucesso.
Sei que tem a ver com o wireless, mas fica impraticável usar o linux nele (esse problema acontece com todas as distribuições).

Aguardo dicas de como resolver ou eliminar esse problema.

Unido ao tópico oficial da versão 12.04.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Samuel Ubuntu do Sur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • Um Caipira Apaixonado por Linux...
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial - Ubuntu 12.04 Precise Pangolin - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #619 Online: 05 de MAR?O de 2012, 12:04 »
Bom Dia cygnusx-1!

Pois é, já fui no modo avançado da Bios e lá, onde estaria a opção de virtualização, não tem. Tem mais alguém aqui no fórum que usa a placa Asus P8H61-M que consegue virtualização na bios para rodar ubuntu 64 bit no virtual box?

Agradeço também a atenção de todos e da moderação.


Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial - Ubuntu 12.04 Precise Pangolin - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #620 Online: 05 de MAR?O de 2012, 12:21 »
Bom Dia cygnusx-1!

Pois é, já fui no modo avançado da Bios e lá, onde estaria a opção de virtualização, não tem. Tem mais alguém aqui no fórum que usa a placa Asus P8H61-M que consegue virtualização na bios para rodar ubuntu 64 bit no virtual box?

Agradeço também a atenção de todos e da moderação.
Tu mudou pro modo avançado, entrou em "Advanced>CPU configuration>" e lá não tem a opção "Intel Virtualization Technology"?

Offline amenofis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: [Precise] - Travamento no Acer 722
« Resposta #621 Online: 05 de MAR?O de 2012, 13:32 »
Primeiro vou te pedir pra voltar ao Oneiric/11.10. Não que o Precise não funcione, mas ainda é uma versão beta. Assim, muita coisa pode (e deve) estar precisando de ajuste. Já o Oneiric é uma versão de produção, razoavelmente estável. Qualquer problema que houver, é mais provável de ser da sua máquina, do que da distro em si.

Vc disse que tem problemas com a wireless, há um problema recorrente das máquinas Acer com a rede wireless que é resolvido bloqueando o módulo "acer_wmi". Mas não há nada associado com travamento, que me conste.

Travamentos costumam estar mais associados com problemas físicos --- super-aquecimento, memórias ruins ou fonte de alimentação com problemas. Outro motivo, menos comum mas ainda assim longe de ser raro são drivers proprietários mal-comportados, principalmente de vídeo.
Olá amigo, obrigado pela resposta.
Acho que o problema é esse mesmo do módulo "acer_wmi" que se repetiu no fedora e no Ubuntu.
Tem a ver com o wireless sim, quando uso a internet pelo cabo ele não trava, vi várias referências mas nenhuma que resolva o meu problema.
Fico no aguardo da versão final do precise para que esse bug seja resolvido ou uma forma de desabilitar esse módulo problemático ou alguma forma de se utilizar o wireless sem travar o note.

Offline rruella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.097
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial - Ubuntu 12.04 Precise Pangolin - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #622 Online: 05 de MAR?O de 2012, 14:00 »
amigo jomafras quando chego a tela onde diz que esta removendo arquivos conflituosos  a instalação para e já não sai dai.
a tive vendo sua dica com relação a uma certa linha no arquivo /etc/mtab mas a tal linha não existe.
obrigado
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

Offline Samuel Ubuntu do Sur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • Um Caipira Apaixonado por Linux...
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial - Ubuntu 12.04 Precise Pangolin - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #623 Online: 05 de MAR?O de 2012, 15:23 »
(Resolvido)

Bom Dia cygnusx-1!

Pois é, já fui no modo avançado da Bios e lá, onde estaria a opção de virtualização, não tem. Tem mais alguém aqui no fórum que usa a placa Asus P8H61-M que consegue virtualização na bios para rodar ubuntu 64 bit no virtual box?

Agradeço também a atenção de todos e da moderação.
Tu mudou pro modo avançado, entrou em "Advanced>CPU configuration>" e lá não tem a opção "Intel Virtualization Technology"?

Obrigado cygnusx-1!

Eu já tinha conferido uma dez vezes e fui de novo após seu questionamento: existe sim a opção, só que ela só é mostrada se usar o mouse na bios e "rolar" uma aba lateral e mostrar isso - acho que fizeram de propósito, pois fica bem escondido à primeira vista.

Agora sim, está instalando perfeitamente o 12.04 pelo Virtual Box.

Problema Resolvido! Muito, muito obrigado!
« Última modificação: 06 de MAR?O de 2012, 10:04 por Samuel Ubuntu do Sur »

Offline coelhobravo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial - Ubuntu 12.04 Precise Pangolin - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #624 Online: 05 de MAR?O de 2012, 16:27 »
vou usar o tópico para tirar uma duvida a versão 11.10 não me estou a familizar bem acho mais fácil a 10.04 a nova versão 12.04 e do tipo da 11.10 com a barra de lado etc etc , ou sera como a 10.04.

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial - Ubuntu 12.04 Precise Pangolin - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #625 Online: 05 de MAR?O de 2012, 16:36 »
amigo jomafras quando chego a tela onde diz que esta removendo arquivos conflituosos  a instalação para e já não sai dai.
a tive vendo sua dica com relação a uma certa linha no arquivo /etc/mtab mas a tal linha não existe.
obrigado

Como já fiz "uma centena" de instalações do 12.04 porque vivo fazendo testes aqui, sugiro que vc tente instalar pelo boot da imagem ISO.
Pode tentar pela Daily build ou pela mini.iso :
Pela Daily build (http://cdimage.ubuntu.com/daily-live/current/) leva apenas 12 minutos para instalar e a mini.iso (http://archive.ubuntu.com/ubuntu/dists/) é mais demorada, por volta de 45 minutos.
A explicação detalhada da instalação está nesse tópico.
Obs.: para baixar a mini.iso siga essa sequência no link : precise/>main/>installer-(AMD64 ou i386)/>current/>images>netboot/>mini.iso (a última imagem é de 03 de março).
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial - Ubuntu 12.04 Precise Pangolin - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #626 Online: 05 de MAR?O de 2012, 17:15 »
vou usar o tópico para tirar uma duvida a versão 11.10 não me estou a familizar bem acho mais fácil a 10.04 a nova versão 12.04 e do tipo da 11.10 com a barra de lado etc etc , ou sera como a 10.04.
coelho, vai acostumando aos poucos que é bem fácil o uso do Unity(barra à esquerda com os aplicativos favoritos), no 11.10 tem o modo clássico que se parece com o 10.04, no 12.04 eu não sei, mas deve ser possível também.
Boa sorte e qualquer dúvida posta aí que a turma(malta) te ajuda.
Usuário Linux- 449417

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial - Ubuntu 12.04 Precise Pangolin - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #627 Online: 05 de MAR?O de 2012, 17:33 »
vou usar o tópico para tirar uma duvida a versão 11.10 não me estou a familizar bem acho mais fácil a 10.04 a nova versão 12.04 e do tipo da 11.10 com a barra de lado etc etc , ou sera como a 10.04.
Tem o gnome-shell como opção também se vc não gostar do unity. Eu uso ele.

phillipehugo

  • Visitante
Re: Tópico Oficial - Ubuntu 12.04 Precise Pangolin - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #628 Online: 05 de MAR?O de 2012, 17:42 »
Alguém sabe dizer se tá rodando os filmes normalmente ?

Na ultima instalação que fiz a uns 15 dias (acho) tava com bug de video que não abria e congelava voltando pra tela de login do ubuntu.

Offline Henrique1977

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial - Ubuntu 12.04 Precise Pangolin - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #629 Online: 05 de MAR?O de 2012, 19:15 »
Alguém sabe dizer se tá rodando os filmes normalmente ?

Na ultima instalação que fiz a uns 15 dias (acho) tava com bug de video que não abria e congelava voltando pra tela de login do ubuntu.
Philipe  Hugo  da  última  vez  que  usei  o  Ubuntu 12.04  na  máquina  virtual,  que  foi  ontem,  os  vídeos  estavam  funcionando  direitinho,  sem  problema  algum.
Atenciosamente,  Henrique1977.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html