Realmente o Ubuntu anda se superando muito e marcando seu diferencial, antigamente a unica diferença que se via de uma distro para outra era os programas que vinham instalados, e(as vezes) um pouquinho de modificação no tema e nada mais, mas agora fica nítida a diferença do Ubuntu em relação as outras.
Eu na minha concepção creio que o Ubuntu vai se tornar o segundo maior sistema operacional usado em desktops, muitas empresas vão começar a olhar diferente o mercado linux.
Até a M$ teve que mudar sua interface, vendo o risco que estava correndo (e ainda corre) de perda de usuários.
Eu digo que só não tem um crescimento maior devido a divulgações e certos softwares que não estão disponíveis para Linux.
Por exemplo na parte gráfica muitos usam o photoshop e não abrem mão disso, não querem outro e sim o photoshop e acho correto isso pois pagaram por ele (quem pagou claro), e tem que ser usado com todas as suas funções e sem gambiarras. por esse motivo não migram para linux, entre outras situações, na parte de edição de fotos, para fotografos, edição de vídeos, (algum jogos), e por ai vai.
Quando isso começar a mudar a parcela de usuários também vai mudar.