Pessoal, sempre apoiei ao Unity, mas pelo menos no meu note, ele junto com o gnome 3(o Unity roda em cima do gnome, certo?) tem inevitavelmente ficado mais pesado. Ontem, entretanto, na hora de atualizar a ISO do precise resolvi dar uma olhada no Kubuntu, que por sua vez dizem ser mais pesado.
Instalei-o a partir de uma ISO atualizada(20/03) e correu tudo bem. Por incrível que possa parecer, ele está rodando melhor do que a dupla Unity/Gnome, o tempo de resposta, por exemplo, ao chamar aplicativos está muito melhor(mesmo usando o gnome fallback não fazia muita diferença), na parte da estabilidade em sí, está muito boa até agora.
Vou usando esse beta e atualizando, me adaptando. Se a tendência é melhorar, provavelmente vou deixá-lo no meu note como padrão. Mas o Ubuntu(Unity) do desktop não vai sair tão cedo: todos que usam o pc estão super acostumados à interface e além disso, ela roda sem problemas. O único que usa o Windows XP sou eu, e isso só por conta de 1 jogo.
Estou gostando de ver o Kubuntu de hoje, já havia testado algumas versões anteriores mas não dava certo no note.