Autor Tópico: Servidor(es) para uma Agência Web  (Lida 2439 vezes)

Offline fernandobomfim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Servidor(es) para uma Agência Web
« Online: 01 de Dezembro de 2010, 10:48 »
Olá companheiros Ubuntu!

Há muito tempo venho acompanhando o Ubuntu e fazendo dele meu principal aliado em meu ramo de atividade, que é: Programação Web.

Com o aumento do fluxo de trabalho e a maior responsabilidade em sigilo e segurança de informações de clientes, preciso montar uma estrutura de servidor(es) com a capacidade de proporcionar os benefícios citados e algumas outras vantagens que empresas da área, bem estruturadas possuem.

Devido ao fato de melhoria nos serviços, ganho de clientes, novos funcionários e etc, tive que alugar uma sala para minha nano-empresa de desenvolvimento web.
Porém, não posso aumentar o negócio e ficar na mesma estrutura tecnológica. Por isso estou adiquirindo novos equipamentos.

Se você leu até aqui, é porque realmente que me ajudar, e agradeço de muito. Então, vamos à questão:

Preciso montar um ou mais servidores para:
* Armazenamento e Compartilhamento de Arquivos (Windows e Linux) com RAID [Qual RAID usar?];
* Servidor Web (Apache, PHP, MySQL, etc);
* Compartilhamento de Internet com controle de Banda e Firewall;
* Servidor para Controle de Versão (quem trabalha com programação sabe da importância deste recurso);

Observando "por cima", pode-se perceber que os servidores são fáceis de montar. Eu mesmo consigo montar.

A questão é: devo montar um unico servidor dedicado físco para todos os serviços e virtualizar os servidores. Ou montar um servidor dedicado de médio porte para cada serviço?

Estou pedindo ajuda, pois não sei como é feita essa configuração em agências de desenvolvimento. Busco informações de pessoas que já trabalharam em agências com essa estrutura de servidores. Eu já trabalhei em empresas assim, como programador, mas sem boas condições de organização.

Atualmente tenho servidor SVN no meu próprio notebook, faço backup dos dados de clientes em um HD Externo, e uso um Pentium III para firewall e distribuição de internet para 4 computadores no meu apartamento.


Quem puder ajudar, agradeço. Pois preciso dessa solução em um tempo relativamente curto.


Desde já, agradeço aos colaboradores.

Fernando Bomfim

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Servidor(es) para uma Agência Web
« Resposta #1 Online: 01 de Dezembro de 2010, 11:08 »
Citar
* Armazenamento e Compartilhamento de Arquivos (Windows e Linux) com RAID [Qual RAID usar?];
Antes de se preocupar em qual RAID usar, tente pensar em quem vai fazer esse RAID pra você.

Existem máquinas que fazem RAID por hardware. Essas máquinas são muito melhores, pois não dependem de drivers pra funcionar, e a manutenção das matrizes é totalmente independente do SO. Em compensação, são bem mais caras dos que as que usam RAID por software. Os verdadeiros servidores de rede (IBM XSeries, Dell PowerEdge, HP Proliant, etc.) todos fazem RAID por hardware.

Sobre qual RAID usar, a escolha do tipo de RAID deve ser feita a partir das suas necessidades.

Se você precisa de desempenho a qualquer custo, tem uma estrutura de backup eficiente, e não tem problema com downtime, pode usar RAID 0. Esse modo dá desempenho máximo, porém no caso de defeito em uma das unidades, toda a matriz está perdida, e vc terá que recuperar seus dados do backup. Seu sistema ficará fora do ar até a troca da unidade defeituosa; se a unidade afetada for a unidade do sistema, vc pode ser obrigado a reinstalá-lo, aumentando o donwtime.

Se você precisa de disponibilidade, sem se preocupar com espaço em disco, o ideal é RAID 1. O uso de espelhamento dos dados permite que o sistema continue operando mesmo com um dos HDs pifado. Se seu sistema permitir Hot Swap, vc pode chegar a substituir uma unidade defeituosa sem interromper o funcionamento.

Se você está entre um ponto e outro, RAID 5 é uma opção. Esse modo oferece aumento de desempenho com aumento da disponibilidade, às custas de uma certa perda de espaço em disco. Um mínimo de 3 unidades é necessário pra operar desse modo, sendo que vc só tem acesso ao espaço de duas delas.

Uma boa opção é usar duas matrizes no servidor: uma matriz RAID 1 para as partições do sistema, e outra, RAID 5, para os dados. Se o seu bolso suportar isso, é uma das melhores combinações de CxB.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Servidor(es) para uma Agência Web
« Resposta #2 Online: 01 de Dezembro de 2010, 11:11 »
Citar
A questão é: devo montar um unico servidor dedicado físco para todos os serviços e virtualizar os servidores. Ou montar um servidor dedicado de médio porte para cada serviço?
Virtualizar os servidores é sempre uma alternativa interessante. Se você tiver um ou dois servidores centrais possantes, pode ter a vantagem de agilizar a manutenção do parque de servidores lógicos, se estes forem virtuais. Em compensação, o hospedeiro se torna ponto único de falha, e gargalo do desempenho. Mais do que nunca, um projeto bem pensado da infraestrutura se torna fundamental.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Servidor(es) para uma Agência Web
« Resposta #3 Online: 01 de Dezembro de 2010, 11:13 »
Citar
Quem puder ajudar, agradeço. Pois preciso dessa solução em um tempo relativamente curto.
Considere a possibilidade de contratar o serviço de um datacenter. Dependendo do que vc estiver pensando em fazer, pode vir a se tornar mais barato do que montar toda a infraestrutura. Lembre-se que servidores gastam energia, precisam de refrigeração, manutenção, e espaço físico. O espaço físico precisa de limpeza, segurança, iluminação, etc. Isso já está na sua planilha de custos?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Servidor(es) para uma Agência Web
« Resposta #4 Online: 01 de Dezembro de 2010, 11:21 »
A princípio não considero uma boa ideia colocar um servidor web/dados no mesmo equipamento de um firewall.

Pelo porte de sua empresa, eu economizaria.
Uma máquina pequena para Firewall (sugiro até pesquisar um hardware específico) e uma estação de trabalho que fosse o servidor. Não há necessidade de um servidor web/svn/mysql exclusivo.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Barba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: Servidor(es) para uma Agência Web
« Resposta #5 Online: 08 de Dezembro de 2010, 11:07 »
Olá,

Acredito que tudo dependa do quanto você está disposto a gastar.
Também trabalho em uma agência web, mas de médio porte.
Sempre tivemos micros montados e sempre o servidor era uma gambiarra.
Este ano consegui convencer os pessoal que um server bom ajudaria em muitos aspectos, inclusive na segurança.
Compramos um server HP Proliant ML110.
É um server até que básico (Xeon com 4gb de ram) mas para as nossas necessidades está ótimo (Ubuntu Server 10.04.1).
Ao fazer isso, concentrei os arquivos e o apache/mysql neste mesmo servidor e montamos um micro antigo para firewall (IPCop).
O sistema de backup eu mesmo fiz um script shell que faz backup total todos os dias após o expediente.
Fora isso temos um sistema de backup com hd externo.

Se tiver pelo menos uns R$ 2.000,00 para investir eu recomendo esse server.

Offline fernandobomfim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Servidor(es) para uma Agência Web
« Resposta #6 Online: 31 de Julho de 2011, 14:57 »
Olá galera, boa tarde!

Depois de quase 7 meses ausente aqui do fórum, venho prestar meus agradecimentos à vocês! Estive ausente, pois tivemos um novo cliente em potencial, e tivemos a necessidade de pausar a pesquisa de infraestrutura para atender a este novo cliente com a devida atenção.

Com base em muita pesquisa (noites à fio, lendo artigos técnicos pela web à fora), e incluindo as opiniões de vocês, chegamos a uma solução viável economicamente e com ótimo CxB.

Contratamos um servidor Cloud em um fornecedor confiável aqui no Brasil, para serviços públicos na web, como, Hospedagem de Sites e Aplicações, para hospedar sites e aplicações de clientes. Com isso temos a liberdade de configurar o server à maneira que queremos, com uma flexibilidade muito agradável.

Estamos adquirindo também, um servidor Dell PowerEdge R210 II para suprir nossas necessidades internas para testes de novas aplicações antes de irem para produção. Neste servidor iremos englobar Controle de Versão, Apache, PHP, MySQL, IIS (com Windows Virtualizado) dentre outras aplicações necessárias em ambiente de desenvolvimento server-side.

A nossa decisão foi influenciada pelo baixo custo do equipamento adquirido, somado aos benefícios que ela irá nos trazer, como:
Segurança: utilizaremos dois discos em RAID 1. (Iremos utilizar um servidor dedicado para backup, vou falar sobre ele ali em baixo)
Desempenho: robustez comparada aos servidores de hospedagem (dedicada);
Velocidade de Rede: altíssimo desempenho por estar em rede local, interligado em rede gigabit com as workstations;
Laboratório: ganharemos alto poder de pesquisas e desenvolvimento para oferecer sempre a melhor tecnologia aos nossos clientes;

Recentemente ganhamos um PC com Celerom D com Memória 512MB DDR2 e Placa-mãe com suporte à 4 discos Sata. Iremos utilizá-lo para servidor de arquivos com 4 discos Sata II 7.200RPM de 1TB cada, com RAID 1 ou 5 (via software).
Já tenho em estoque, duas unidades de memória DDR2 da Corsair de 1GB cada, que serão substitutas da que veio no PC Celeron D. Só falta adquirir os discos, que sairão por aproximadamente R$ 430,00 (preço de custo nas distribuidoras da região).
Usaremos o FreeNAS na camada de Sistema Operacional.

Resumindo: agradeço a colaboração de vocês. Foi através das opiniões de vocês que conseguir encontrar o caminho certo para pesquisar e encontrar a melhor solução para o meu caso.

Forte abraço e mais uma vez, agradeço à todos.

Update: para quem tiver interesse, o custo total do investimento ficou abaixo de R$ 3.000,00.
« Última modificação: 31 de Julho de 2011, 15:02 por fernandobomfim »